Vendas

6 maneiras de melhorar sua taxa de conversão do funil de vendas

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 10 de dezembro de 2021
6 maneiras de melhorar sua taxa de conversão do funil de vendas
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Melhorar a conversão do funil de vendas é fundamental para que se tenha sucesso no mundo do empreendedorismo online. Felizmente, as estratégias para o conseguir não são complexas e contam com o apoio de várias ferramentas online. Conheça 6 maneiras de melhorar a sua taxa de conversão do funil de vendas.

O funil de vendas trata-se de um modelo estratégico, dividido em vários estágios, pelo qual um potencial cliente se transforma num cliente efetivo de uma marca. No fundo de todas as pessoas que contatam com o seu conteúdo, seja em websites, anúncios ou redes sociais, apenas uma pequena percentagem acabará por consumir os serviços ou produtos oferecidos.

A taxa de conversão é, assim, a métrica que mostra aos empreendedores qual o percentual de visualizadores que se converteu em comprador de sua marca. Quanto mais eficazes forem as estratégias aplicadas, melhor deverá ser essa taxa, já que ela é indicadora da eficiência dessas mesmas estratégias.

Melhorar a taxa de conversão é o desejo de muitas pessoas e empresas, já que adquirir novos clientes é fundamental para cumprir as metas propostas pelas marcas e alcançar os melhores resultados.

Ainda que muitas vezes se manifeste demorado e trabalhoso, o fato é que sempre é possível o melhoramento da conversão de uma marca, havendo cada vez mais ferramentas digitais que apoiam os empreendedores mundiais nesse processo, ajudando-os a combater a grande concorrência que, como sabe, hoje destaca o mercado nacional.

Para podermos ajudá-lo nesse processo de melhoramento das taxas de conversão, contribuindo para potenciar o tráfego de seu site e o sucesso de sua empresa, deixamos estas 6 maneiras de melhorar sua taxa de conversão do funil de vendas e conquistar o sucesso.

1. Aposte numa aparência profissional

Não importa se você gere uma multinacional ou um pequeno negócio: o aspecto de seu website sempre vai importar! 

Quando um cliente (ou potencial cliente) visita um site, seu aspecto será a primeira coisa que verá e, como tal, essa aparência motivará os primeiros pensamentos e primeiras emoções sobre a marca, criando, desde logo, um sentimento no observador.

Um website de aspecto cuidado terá um maior potencial de gerar sentimentos de prazer e de confiança, que motivarão o desejo de consumo e farão com que seja mais provável que esse cliente venha a comprar seus produtos ou serviços.

Conseguir esse aspecto mais profissional é algo que você conseguirá através da criação de uma identidade forte para a sua marca, para a qual deve fazer logotipo, nome e slogan. Depois, o site deverá ter um esquema de cores que se adeque a essa imagem, sendo que os títulos devem ser destacados com tipos de letra (fontes) específicos e destacáveis, havendo tipos de letra diferentes, depois, para o texto e a mensagem promocional.

Evite utilizar imagens de arquivo e, mesmo que termine por usá-las, não se esqueça de as adequar à identidade de sua marca, para que não fique despersonalizada.

2. Construa uma relação de confiança

A construção de uma relação de confiança entre marca e consumidor faz toda a diferença na conversão de potenciais clientes em clientes, e ainda na lealdade e fidelidade dos clientes de uma marca.

A conquista desta confiança é obtida através da aplicação de um conjunto de estratégias fundamentais. Aqui, se inclui a apresentação de avaliações e comentários fidedignos sobre os produtos e serviços comercializados e ainda testemunhos reais e outros clientes sobre a sua experiência.

A partilha de conteúdos com valor para o cliente e a ligação de uma marca a pessoas e marcas de sucesso é também um motivador de confiança, ajudando que o negócio se posicione positivamente, ganhando autoridade.

A criação de estruturas que facilitem a comunicação direta, como contacto por email, chat ou botão de whatsapp também ajudará a melhorar o posicionamento da marca, já que, segundo estudos recentes 66% dos consumidores ficam mais confiantes ao comprar de empresas com apps de mensagem.

3. Simplifique o processo de compra através de você

Quanto mais fácil for o processo de compra, mais propenso o consumidor estará a fazer a aquisição de seus produtos e serviços.

Várias estratégias podem ser usadas para motivar o visitante de seu site a comprar seus produtos. Você poderá reduzir ao mínimo o número de campos a preencher para criar uma conta, aumentar os leads, facilitando a receção de informação sobre produtos com a mera inserção de um email ou oferecer fretes gratuitos ou reembolsos imediatos, em caso de devolução.

4. Use CTA’s

Um CTA é um “Call to action” e representa um elemento fundamental em qualquer texto SEO, já que é o momento promocional, no qual o texto indica ao seu leitor qual a ação que deve tomar.

Esse elemento deverá estar bem visível, sendo enfatizado com sua cor, tamanho, por ser colocado em itálico ou por seu posicionamento e mensagem.
“Compre agora”, “deixe seu comentário” ou “clique aqui para ver mais” são exemplos de CTA que pode utilizar em seu negócio.

5. Faça testes A/B

Os testes são fundamentais para que você possa melhorar o posicionamento de seu negócio. Somente testando e avaliando suas métricas você conseguirá saber se necessita ou não de modificar a sua estratégia.

O uso de uma ferramenta de testes A/B permite que você faça o teste de vários CTA’s, de cores de botões ou de imagens, sendo que cada elemento deve ser testado a seu tempo e individualmente, para que você saiba concretamente qual foi o elemento que ajudou a impulsionar a sua marca.

6. Invista na comunicação simples


Não caia no erro de utilizar muito jargão técnico em seu conteúdo, já que, na sua maioria, os consumidores perderão o interesse e acabarão por sair da página sem comprar.

Opte por escrever para pessoas e não para empresas ou especialistas, exceto se esse for justamente o seu público-alvo. A simplicidade do texto torna os produtos mais apelativos e faz com que o cliente sinta que a marca é mais acessível.

Essas são as nossas sugestões de maneiras para melhorar sua taxa de conversão do funil de vendas. Já aplica alguma ou todas elas? Está na hora de começar!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade