WhatsApp

Black Friday e WhatsApp: 4 dicas para vender mais

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 28 de outubro de 2021
Black Friday e WhatsApp: 4 dicas para vender mais
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira 4 dicas que empresas que desejam vender pelo WhatsApp na Black Friday não podem deixar de aplicar.


A maior Black Friday de todos os tempos está chegando. Faltam apenas 30 dias para a principal data do varejo nacional.

Como andam os preparativos para Black Friday aí na sua empresa? Se você ainda não planejou suas ações para a sexta-feira mais importante do ano, não se preocupe, você ainda tem tempo para preparar sua operação.

O primeiro passo para começar a planejar as ações de Black Friday da sua empresa, é continuar lendo este artigo para conhecer 3 dicas (+ uma super dica bônus) para vender na Black Friday pelo WhatsApp.

Quando é a Black Friday 2021?

Anote na agenda, a Black Friday 2021 acontece no dia 26 de novembro de 2021.

Agora, vamos entender o tamanho do potencial da Black Friday deste ano: 

Expectativas para a Black Friday

Historicamente, a Black Friday no Brasil bate recordes de faturamento ano após ano, e segundo previsões, 2021 promete seguir essa tendência.

Isso porque, segundo pesquisa realizada pela Conversion, 87,75% afirmaram que pretendem realizar compras na Black Friday deste ano. 

Evolução do faturamento da Black Friday no Brasil

Destes consumidores, 62,96% revelaram preferir as compras online por medo do contágio do COVID-19. 

E qual a expectativa dos consumidores para a sexta-feira de descontos?

Logo de cara, é preciso alertar que a Black Friday servirá também para adiantar a compra dos presentes de natal. Além disso, é importante destacar que, segundo dados da pesquisa, 72,65% dos respondentes esperam começar suas compras assim que as promoções começarem a surgir, enquanto apenas pouco mais de 27% esperarão pelo dia 26 de novembro.

Fatores de decisão 

O preço do produto continua sendo o aspecto mais importante na decisão de compra para 83,48% dos consumidores. 

Selos de segurança e boa avaliação no ReclameAqui possuem grande peso. Assim como depoimentos e avaliações de clientes, boa avaliação no Google e bom conteúdo.

Vendas online e canais

Como podemos ver, diversos fatores influenciam na decisão de compra dos consumidores durante a Black Friday, muitos deles digitais, como boa avaliação no Google e ReclameAqui.

Só para você ter uma ideia, cerca de 72% dos consumidores esperam aderir à Black Friday por meio de canais digitais. Já as lojas físicas representam apenas 27,35% da preferência

E, quando perguntados sobre o canal que utilizaram para descobrir as melhores ofertas, o acesso aos sites das suas marcas foi a resposta mais escolhida, com 65,53% dos votos. Em segundo lugar temos a pesquisa no Google, com 52% das respostas.

O que nos faz reforçar a importância de oferecer uma experiência completa e coesa em todos os canais para o crescimento das vendas, inclusive as vendas realizadas no varejo físico.

Black Friday e WhatsApp

É impossível não falar de WhatsApp na Black Friday, não é mesmo? Afinal de contas, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil já é um dos canais mais buscados pelos consumidores para realizar compras.

E na Black Friday o WhatsApp seguirá dominando a preferência dos consumidores. Pensando nisso, selecionamos 4 dicas que empresas que desejam vender pelo WhatsApp na Black Friday não podem deixar de aplicar.

Se esse é o seu caso, lápis e papel na mão:

Atualize seu catálogo no WhatsApp para a Black Friday

Como você pode acompanhar antes, um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra dos consumidores durante a Black Friday é o conteúdo.

Por isso, a primeira dica para sua empresa vender pelo WhatsApp na Black Friday, é manter seu catálogo de produtos no WhatsApp atualizado.

Por isso, revise os itens do seu catálogo, conferindo a disponibilidade de estoque de cada item. Assim como as descrições e informações de cada produto, preços, informações sobre tamanhos etc.

Qual a importância de manter atualizado o catálogo do WhatsApp na Black Friday?

O catálogo do WhatsApp é uma ferramenta que pode ajudar sua equipe a agilizar os atendimentos, facilitando e agilizando o acesso do seu cliente a informações importantes durante a negociação. 

Tenha um perfil profissional

A segunda dica está relacionada a confiança e segurança, fatores determinantes para os clientes durante a Black Friday.

Para aumentar a percepção de segurança e confiança do cliente em relação a sua empresa, é importante que você crie o seu perfil profissional no WhatsApp Business

Um perfil profissional bem configurado no WhatsApp transmite ao cliente uma visão profissional de seu negócio. Além de contribuir para afastar inseguranças dele em relação a golpes durante a Black Friday.

Para facilitar a sua configuração e garantir que nenhum detalhe seja esquecido, criamos um checklist para auxiliar você a configurar seu WhatsApp corretamente, clique aqui para acessar o checklist.

Invista na divulgação do WhatsApp na Black Friday

Como os dados nos mostraram, no Brasil a Black Friday começa antes da sexta-feira. Por isso, é fundamental que sua empresa invista o quanto antes em estratégias de divulgação.

Portanto, invista em ações que convertam os leads diretamente para o WhatsApp da sua empresa. Dessa forma você garante que está um passo à frente dos seus concorrentes e poderá trabalhar o relacionamento com estes clientes muito antes.

Que tal garantir 43 estratégias de geração de leads para a Black Friday no WhatsApp? Confira nosso ebook gratuito com 43 estratégias com alto potencial de escalabilidade e fácil execução para atrair clientes para o seu WhatsApp

[Dica Bônus] Garanta sua vaga no treinamento online da Suiteshare e monte uma estrutura completa para a Black Friday em poucos minutos

A Black Friday 2021 promete ser a principal do ano para o varejo brasileiro. E sua empresa não pode ficar de fora de jeito nenhum. 

Por isso, convidamos você a participar do treinamento online e gratuito da Suiteshare. Serão 2 dias recheados de dicas e estratégias práticas e aplicáveis de marketing, vendas e atendimento totalmente focados em aumentar suas vendas na Black Friday

Além disso, no treinamento vamos construir juntos uma estrutura completa para Black Friday da sua loja em apenas alguns minutos. 

O treinamento acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, às 13 horas através do YouTube.

Confira um rápido resumo dos conteúdos do nosso treinamento online e gratuito: 

  • Como montar uma operação completa para a Black Friday;
  • Como estruturar novos canais de aquisição para gerar vendas;
  • Como criar scripts de vendas;
  • Como definir a precificação para a Black Friday 2021;
  • Estratégias de marketing para aumentar as vendas;
  • Como preparar seu time para o aumento de atendimentos;
  • Como criar uma estrutura de vendas para a Black Friday (com exemplos reais criados ao vivo);
  • Acesso exclusivo a ferramentas e materiais validados por grandes nomes do varejo;
  • E muito mais!

Garanta sua vaga no treinamento agora

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade