WhatsApp

Como inserir um botão do WhatsApp para Loja Virtual

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 1 de outubro de 2020
Como inserir um botão do WhatsApp para Loja Virtual
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para ter mais vendas, uma loja virtual precisa adequar seu site e suas estratégias para que o usuário tenha sempre mais facilidade de comprar e encontrar ajuda rápida quando está com dúvidas sobre algum produto.

Por isso, é tão importante o uso do botão do WhatsApp. Diversas lojas virtuais, mesmo antes da pandemia, relatam que após implementarem o botão em suas lojas tiveram um aumento significativo na quantidade de leads delas. Isso porque ele é um ponto de acesso fácil e rápido para o cliente tirar dúvidas e fechar a venda. 

Neste texto, vamos te dar um passo a passo completo de como inserir um botão do WhatsApp para a sua loja virtual e quais boas práticas você pode adotar ao realizar essa ação.


Botão do WhatsApp na Loja Virtual 

Para criar um botão de WhatsApp para a sua loja virtual, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Se cadastre na Suiteshare gratuitamente clicando aqui.
  2. Para começar você deve ter criado os links  que serão utilizados no seu atendimento e um link âncora. Se não sabe como, acesse nosso texto: como criar um link para o WhatsApp.
  3. Após realizar esse processo, acesse “Atrair” > “Chat” 

4. Clique em “Novo”

5. Selecione qual será o link do seu botão de WhatsApp

Selecionando link do botão de WhatsApp para loja virtual

6. Defina o Layout:

7. Você pode escolher as cores, mensagens e ir visualizando todas as alterações simultaneamente.

Definindo cor do botão de WhatsApp para loja virtual

8. Você também pode configurar o CTAs do seu botão de WhatsApp, ou seja, definir quando ele vai abrir automaticamente para o seu cliente.

9. Veja um exemplo de “Houver uma intenção de sair da página” 

Como inserir um botão do WhatsApp para a Loja Virtual

10. Defina onde mostrar o botão de WhatsApp no site da sua loja virtual ou quando ele não irá aparecer.

11. Para inserir o botão de WhatsApp no site da sua loja virtual, acesse na aba “Chat” e clique no seletor e clique em “instruções de instalação” .

12. Basta copiar e colar o código fornecido no “Body” do painel administrativo do seu site.

Após você fazer o passo a passo acima, o cliente vai conseguir falar com sua loja virtual por WhatsApp de maneira fácil, simples e rápida. 

Com isso, se você estiver atraindo as pessoas certas para as suas páginas mais importantes, você vai conseguir ter uma excelente taxa de conversão.

Um “case de sucesso” foi gerado a partir da inserção da funcionalidade de um botão de de WhatsApp no site com a empresa To Be Comunicação que reduziu o custo por lead (cpl) de R$44 para R$4, pois teve como resultado o aumento nas conversões e redução no CPL. Com isso, a empresa entendeu como atrair clientes pelo Whatsapp e conseguiu melhorar muito suas vendas.


O que fazer após adicionar o botão de WhatsApp no site?

É muito importante que você entenda quais são as principais páginas do site ou landing pages que a sua empresa possui, para que possa inserir nelas o botão de WhatsApp. Outra opção é fazer isso também na home, pois, ela costuma ser bastante acessada, principalmente por aquelas pessoas que ainda não conhecem sua empresa.

Contudo, o ideal é que você saiba escolher que páginas devem estar esse botão flutuante de WhatsApp e, principalmente, onde ele deve ficar, a partir de que momento ele deve ser ativado, entre outros pontos.

Cabe ressaltar que você não tem como descobrir isso sem nunca ter utilizado essa funcionalidade. Dessa forma, fazer testes e metrificar quais são os que estão dando os melhores resultados é uma excelente opção.

Para se ter uma boa noção de tudo isso, você pode utilizar a ferramenta Hotjar, que vai mostrar um mapa de calor de páginas específicas e pode identificar até onde o cliente lê aquele determinado conteúdo e quais os principais locais onde ele “passa o mouse”. A partir disso, você pode ter insights de onde e em quais páginas inserir esse botão.


O botão flutuante de WhatsApp gera leads, mas não necessariamente vendas.

O botão flutuante de WhatsApp com certeza vai te ajudar a gerar mais leads, principalmente se o site ou aquela determinada landing page da sua empresa possui um elevado tráfego e consegue atrair potenciais clientes.

Porém, cabe ressaltar que ele não vai fazer mais que isso, a segunda parte, onde se inicia o processo de vendas através do contato com o time comercial será crucial para que você possa responder de forma rápida e distribuir o atendimento no WhatsApp entre os vendedores da companhia.

Portanto, é muito importante que ao adicionar o botão flutuante no site da sua loja virtual, você esteja preparado para receber esses clientes, realize a qualificação de leads pelo WhatsApp e saiba como metrificar as vendas pelo WhatsApp

A partir desse básico bem feito, você vai poder criar um processo escalável de vendas e adotar uma metodologia de qualificação de leads, para conseguir sempre metrificar e otimizar esse processo com o intuito de gerar mais vendas pelo WhatsApp.

Agora que você já sabe como inserir um botão do WhatsApp para a loja virtual, aprenda a como vender mais pelo WhatsApp através do nosso texto e faça o download do playbook de vendas que proporcionou com que a Suiteshare aumentasse suas vendas em 22% ao mês no ano de 2019.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade