WhatsApp

Como colocar o chat de Whatsapp no site?

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 10 de setembro de 2020
Como colocar o chat de Whatsapp no site?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O contato das empresas com clientes é cada vez mais realizado através de diferentes aplicativos e chats, ao invés de, como era feito antigamente, através de ligações telefônicas.

O comportamento do consumidor mudou e caso sua empresa queira se beneficiar desse fato, ela deve testar outros canais de vendas e meios de geração de leads. Um deles é o chat de Whatsapp no site.

Portanto, neste texto, vamos ensinar você a como colocar o chat de WhatsApp no site, além de dar outras dicas e sugestões para gerar mais leads e ter mais vendas ao final do mês.

Chat de WhatsApp no site

Para criar um chat de WhatsApp para site, adicionando o botão do app, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Se cadastre na Suiteshare gratuitamente clicando aqui.
  2. Para começar você deve ter criado os links  que serão utilizados no seu atendimento e um link âncora. Se não sabe como, acesse nosso texto: como criar um link para o WhatsApp.
  3. Após realizar esse processo, acesse “Atrair” > “Chat”  
Atraindo clientes pelo Whatsapp

3. Clique em “Novo

Criando um novo chat na Suiteshare

4. Selecione qual será o link do seu chat 

Selecionando link do chat do Whatsapp

5. Defina o Layout

Definindo layout do link do chat do Whatsapp

6. Você pode escolher as cores, mensagens e ir visualizando todas as alterações simultaneamente.

Escolhendo cores do link do chat do Whatsapp

7. Você também pode configurar o CTAs do seu chat, ou seja, definir quando ele vai abrir automaticamente para o seu cliente.

Configurando Call To Action do Chat do Whatsapp

9. Veja um exemplo de “Houver uma intenção de sair da página” 

Chat de WhatsApp no site

9. Defina onde mostrar o chat no seu site ou quando ele não irá aparecer.

Definindo onde mostrar o chat do Whatsapp

10. Para inserir o chat no seu site, acesse na aba “Chat” e clique no seletor e clique em “instruções de instalação” .

Inserindo o chat do Whatsapp

11. Basta copiar e colar o código fornecido no “Body” do painel administrativo do seu site.

Colocando o chat do Whatsapp no Body da página

Após você fazer o passo a passo acima, qualquer visitante pode entrar em contato com a sua empresa via Whatsapp, isso facilita o processo e captura de leads.

Por que colocar o chat de WhatsApp no site?

As principais vantagens de criar um chat de WhatsApp utilizando a Suiteshare são:

Com todas essas vantagens, o WhatsApp vai se tornar um canal de vendas robusto para sua empresa e você vai conseguir realizar mais vendas e ter mais conversões.

Adicionando apenas a funcionalidade de chat de WhatsApp no site, a To Be Comunicação reduziu o custo por lead (cpl) de R$44 para R$4, pois teve como resultado o aumento nas conversões e redução no CPL. Com isso, a empresa entendeu como atrair clientes pelo Whatsapp e conseguiu melhorar muito suas vendas.

Se você quiser ter resultados parecidos com a to be comunicação, siga o passo a passo acima ou entre em contato conosco para aprender mais a como gerar leads e vender através do WhatsApp.

O chat de WhatsApp no site não vai ser a solução para tudo

Ao utilizar o chat de WhatsApp no seu site, não necessariamente ele vai resolver todos os seus problemas quanto a geração de leads e ao aumento das vendas. Para que você consiga converter esses leads em clientes, deve utilizar diversas estratégias de inbound marketing, focando no público alvo. 

Além disso, você deve ter uma boa comunicação pelo WhatsApp e digitar/falar de uma forma que o atendente “fale a mesma lingua” que o cliente/lead que está no outro celular.  Portanto, se o público alvo da empresa utiliza uma linguagem mais formal, você deve evitar utilizar gírias.

Independente disso, escrever de acordo com a gramática da língua portuguesa e sempre rever as mensagens antes de enviar é uma boa prática, pois, você deve evitar ao máximo abreviações de palavras, que são muito comuns na internet e também evitar possíveis frases que você envia sem coerência.

Ao clicar no chat, uma pessoa pode querer falar tanto com vendas, quanto suporte ou até com o financeiro, portanto, você vai ter que aprender a distribuir os setores e os atendentes do WhatsApp para que possa conseguir ter o mais rápido e melhor atendimento possível.

Afinal, se você não conseguir distribuir esses clientes, os vendedores podem acabar “perdendo tempo” até transferir aquele cliente que na verdade queria falar com outro setor e vice-versa. 

Sem dúvidas, metrificar quantos leads chegam, se esses leads são qualificados, quantas propostas foram enviadas para esses leads e quais fecharam contrato é muito importante, pois, a partir disso, você vai saber se os leads que chegam através do chat de WhatsApp no site estão qualificados ou não.

Esse dado é muito importante para a empresa, pois, além de direcionar as ações do marketing, caso esteja atraindo muitos leads desqualificados, ele vai fazer com que o time de vendas “gaste tempo” apenas com potenciais compradores.

Para quem trabalha com vendas, sabe o quanto é prejudicial que você “perca tempo” conversando com alguém que não é sua persona ou que não está no momento de compra. Portanto, é essencial o alinhamento do time de marketing e de vendas e isso só é possível se você conseguir coletar e analisar os dados daquele determinado canal de vendas.

Esse assunto é tão importante que recomendamos que você leia nosso texto sobre como metrificar as vendas pelo WhatsApp.

Agora que você entendeu que além de inserir o chat de WhatsApp no site, você deve fazer diversas outras ações, como:

  • focar  as estratégias de marketing para que apenas leads qualificados cheguem por esse canal;
  • ter um bom atendimento ao cliente/lead iniciar a conversa no chat;
  • conseguir distribuir essas pessoas pelos setores da empresa ;
  • conseguir metrificar os dados do aplicativo.

Confira também nosso conteúdo sobre como vender mais pelo WhatsApp. Com esse playbook e essa estratégia, a Suiteshare cresceu suas vendas 22% ao mês no ano passado.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade