Vendas

Chatbot para WhatsApp: o que os seus clientes têm a dizer sobre

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 1 de setembro de 2021
Chatbot para WhatsApp: o que os seus clientes têm a dizer sobre
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você sabia que pode estar perdendo mais de 60% das suas vendas por utilizar Chatbot para WhatsApp? Descubra porque e como resolver esse problema.


Se você está lendo este texto e tem mais de 30 anos, certamente deve se lembrar de um desenho animado muito popular na televisão, chamado Os Jetsons, lembra?

Os Jetsons e o futuro dos Chatbost para WhatsApp

Os Jetsons é uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera que tinha como tema a “Era Espacial” e o futuro da humanidade. 

A série relatava o dia a dia e as aventuras de uma família no distante ano de 2062 e introduziu no imaginário das pessoas uma visão bastante futurista sobre o que seria o futuro da humanidade: carros voadores, robôs, cidades suspensas e trabalho automatizado.

Algumas tecnologias popularizadas na série fazem parte hoje em dia das nossas vidas, como videoconferências. Outras, como carros voadores, ainda parecem um pouco distantes do nosso cotidiano.

Outra tecnologia que sempre chamou a atenção na série era a Rosie, a empregada-robô da família.

Ainda não podemos contar com a ajuda da Rosie para realizar tarefas domésticas, mas já podemos ver robôs agindo em nosso cotidiano de outras formas.

Uma delas é através de chatbots.

O que é um chatbot?

Chatbots são uma tecnologia desenvolvida para estabelecer diálogos com pessoas de maneira automatizada, simulando um ser humano durante a conversação com as pessoas que tenta.

A tecnologia é muito disseminada sobretudo como uma alternativa para empresas que precisam escalar seus atendimentos ao público e tentar reduzir filas de atendimento.

Um dos principais canais onde os chatbots são aplicados atualmente são os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Em uma rápida busca por “Chatbot para WhatsApp” você encontrará centenas de soluções que prometem revolucionar a forma como você se relaciona com seus clientes.

Mas você já parou para ouvir o que seus clientes têm a dizer sobre Chatbot para WhatsApp?

Chatbot para WhatsApp: um recado dos seus clientes

Vamos aos dados:

De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, feita pela Accenture Strategy, em 2020 as companhias brasileiras perderam 401 bilhões de reais com o mal atendimento, ou a falta de ofertas adequadas às necessidades dos consumidores.

Ainda de acordo com a pesquisa, 65% dos consumidores se dizem frustrados quando as empresas deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas e, por este motivo, 47% deles acabam optando por um concorrente.

Para 66% dos entrevistados, a probabilidade de comprar de empresas que sempre personalizam experiências é muito maior.

Em outra pesquisa, desta vez realizada pela NeoAssist em parceria com o E-Commerce Brasil, mostrou que apenas 37% das pessoas confiam em chatbots e FAQs.

Os dados da pesquisa ainda mostram que 50% dos respondentes têm pouca confiança em canais de autoatendimento, como chatbots e FAQs, e acabam confirmando a informação em algum outro canal. 

Os motivos para índices tão altos de insatisfação com chatbots e FAQs? 

75% responderam que é o fornecimento de respostas alinhado com as perguntas enviadas e 72% acreditam que envolve a correta compreensão das dúvidas apresentadas. 

Chatbot para WhatsApp e o atendimento humanizado

Como podemos comprovar com os dados acima, os seus clientes estão buscando por relações mais próximas e humanizadas com as empresas, o que acaba não acontecendo com o uso de chatbots por se tratar, na maioria das vezes, de uma solução que busca agilizar e reduzir ao máximo o tempo de um atendimento.

O problema é que muitas vezes a venda de um produto não é tão automatizada como imaginamos.

Imagine a seguinte situação: um cliente acessa o site da sua loja e demonstra interesse em um produto. Acontece que ele ainda possui dúvidas sobre o produto e deseja conversar com um vendedor da sua loja para esclarecê-las antes de realizar a compra.

Em seguida ele é levado a uma plataforma e lá tem seu atendimento conduzido por um chatbot. O robô realiza perguntas padronizadas e nada personalizadas para a necessidade do seu cliente.

O cliente logo depois fecha a aba do navegador do site da sua empresa e chama o vendedor da loja concorrente no WhatsApp. 

Por lá eles trocam informações, o vendedor envia mais detalhes e fotos do produto e o cliente acaba comprando, além do que buscava, outros produtos recomendados pelo vendedor durante a negociação.

Percebe a diferença? 

Então, qual a solução? Investir em plataformas de atendimento e vendas pelo WhatsApp que ofereçam uma experiência de atendimento personalizada e humanizada aos seus clientes. 

Vamos descobrir como você pode criar uma solução de atendimento humanizado para sua empresa em poucos minutos?

Como criar um Sistema de Atendimento sem utilizar Chatbots no WhatsApp?

Uma das principais razões pelas quais as empresas aderem à solução de chatbot para WhatsApp é criar um sistema de atendimento que consiga qualificar e transferir os contatos para o setor responsável na sua primeira conversa e após isso uma pessoa vai realizar aquele contato.

Se você digitar no Google, “Call Center WhatsApp”, “SAC WhatsApp” e “WhatsApp Central de Atendimento”, você irá encontrar diversas ferramentas que buscam resolver esses problemas, porém, a grande maioria não é homologada pelo WhatsApp normal nem pelo WhatsApp Business.

Se você já analisou mais a fundo sobre os termos de uso e a política comercial do WhatsApp, sabe que para ter uma espécie de multiatendimento, é necessário contratar uma solução que seja parceira oficial homologada, porém estas costumam ser caras.

Contudo, você não precisa de um chatbot para WhatsApp para poder fazer isso e não precisa também contratar uma parceira oficial homologada e acabar gastando muito dinheiro, vamos mostrar agora, um passo a passo na prática de como criar um sistema de atendimento no WhatsApp que seja utilizado de maneira legal, sem arriscar seus dados e pela plataforma oficial do aplicativo.

Como criar um Sistema de Atendimento no WhatsApp na Suiteshare?

Para criar um sistema de atendimento no WhatsApp que seja efetivo e funcione você deve seguir o passo a passo abaixo:

1º passo: crie sua conta gratuita na Suiteshare.

2º passo: com o cadastro já criado, clique em “Atrair”, depois em “Links”.

3° passo: clique no botão Novo e, na próxima tela, crie um link de WhatsApp para a sua empresa, preenchendo o seu telefone, personalize o link (ex: setordevendas) e salve. 

Você deverá ser direcionado para uma tela como esta:

4º passo: repita o processo do terceiro passo, criando um novo link para cada atendente seu.

Entenda que você acabou de criar o link principal do setor de vendas (/setordevendas), agora você deverá criar o dos seus vendedores. Ficará assim:

5º passo: pronto! Você já tem o link de WhatsApp individual da sua empresa e de cada um de seus vendedores. Falta apenas criar a sua central de atendimento no WhatsApp.

Para isso, no menu, clique em “Organizar” e em seguida “Sequencial”.

6º passo: clique em “Novo”e na próxima tela em “Link Âncora”, selecione o primeiro link que você criou (/setordevendas) e clique em “Avançar”.

7º passo: clique no botão “Adicionar” e selecione os links dos seus vendedores. Depois clique em “Salvar”.

Pronto, sua Central de Atendimento no WhatsApp está criada e pronta para funcionar.

Agora, basta você divulgar os links nas suas redes sociais, campanhas de mídia pagas e até por QR Code que ao clicar ou interagir com esse link, o cliente vai abrir a conversa com aquele determinado vendedor e o atendimento será distribuído de maneira sequencial para cada um deles cadastrado na plataforma.

Na sua central de atendimento você também pode usar outras duas formas de distribuir os clientes para seus vendedores: o modo Geolocalizado e o modo seletivo.

No modo Geolocalizado, o cliente irá clicar nesse link e será direcionado para o vendedor, unidade ou filial mais próxima da localização dele, sem a necessidade de falar com a matriz e ser direcionado manualmente para outro número. 

No modo Seletivo, cada cliente que clicar no link será direcionado para uma tela com todos os atendentes ou setores da empresa, e ele mesmo poderá escolher com quem deseja falar pelo WhatsApp.

TAGS: Chatbot

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade