WhatsApp

Tutorial completo de como anunciar no WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 10 de setembro de 2020
Tutorial completo de como anunciar no WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segundo uma pesquisa do Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o app mais utilizado no dia a dia do brasileiro. De acordo com os dados coletados por ela, aproximadamente 97% dos usuários afirmam utilizar o aplicativo todo dia ou quase diariamente.

Por esse e outros motivos o contato entre empresas e clientes vem crescendo bastante e cada vez mais as empresas devem entender como se comunicar pelo WhatsApp e como usar esse aplicativo como um canal ativo de inbound marketing para geração de leads.

Por isso, neste tutorial completo, você vai aprender a como anunciar para o WhatsApp e a gerar mais leads para esse canal de vendas. Além disso, vamos te mostrar também como distribuir esses clientes e como aumentar a conversão nos anúncios, portanto, recomendamos que você leia este texto até o final.

Passo a passo de como anunciar no WhatsApp

1. Tenha uma conta no WhatsApp Business

O primeiro passo é que você crie uma conta no WhatsApp Business, pois, dessa forma, poderá organizar melhor seus contatos e isso vai permitir que você tenha uma boa gestão dos contatos que chegam por essa plataforma. 

Além disso, poderá utilizar uma série de funcionalidades que vão ajudar a se comunicar com o cliente. Porém, como esse não é o foco desse texto, recomendamos que você leia nosso guia completo do WhatsApp Business para aprender todas as funcionalidades dele e a como utilizar o app da maneira correta.

2. Crie uma conta de anúncios no Facebook Business

Para entender criar uma conta de anúncios no Facebook Business, você precisa ter um perfil da empresa no aplicativo e após isso, pode seguir o passo a passo do próprio Facebook clicando aqui. Se você já possui essa conta, não precisa seguir esse passo a passo e pode pular para a próxima etapa.

Além disso, você precisa configurar o WhatsApp Business com a página da empresa no Facebook, para isso basta adicionar o número do aplicativo na sua página uma vez e nos próximos anúncios para o aplicativo, o mesmo já estará fixo para a sua página.

3. Defina o objetivo do anúncio

Entenda qual o objetivo que você deseja com esse anúncio. As opções para incluir o WhatsApp no Facebook Ads são:

  • Tráfego (Foca em trazer mais pessoas para conversar com você via WhatsApp).
  • Conversão (Foca nas pessoas executarem conversões que sejam valiosas para a empresa no WhatsApp, como fazer uma compra).
  • Mensagens (Faça com que mais pessoas tenham conversas com o seu negócio no WhatsApp para concluir compras, responder a perguntas ou oferecer suporte).

Como estamos ensinando a fazer esse passo a passo, vamos escolher o objetivo de tráfego, pois, todo anunciador funciona como se fosse uma “máquina” ou seja, o ideal é que você comece pelo objetivo de tráfego e apenas depois que ele estiver gerando um bom tráfego passe para mensagens ou conversão.

Isso acontece porque após você ter um bom tráfego, ele vai ter uma base de dados para trabalhar e poder anunciar para as pessoas que vão estar mais propensas a converterem ou enviarem uma mensagem. Se você começar por esse objetivo, ele pode acabar fazendo isso para pessoas que não tem interesse e você vai acabar gastando dinheiro “á toa”.

Agora que você já fez tudo isso, siga o passo a passo abaixo para começar de maneira prática:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios
  2. Clique na aba “Campanhas” e clique em “CriarCaptura de tela que mostra como criar campanha para anunciar no WhatsApp
  3. Escolha o objetivo da campanha: TráfegoCaptura de tela que mostra como escolher o tráfego para anunciar no Whatsapp
  4. Escolha para onde gerar o tráfego: WhatsApp.

Selecione a sua página, a partir disso, o Facebook vai enviar o tráfego para o número de Whatsapp que está relacionado a ela.

4. Público alvo da campanha para o WhatsApp Business

Se você já estou ou leu algo sobre o marketing, sabe que a empresa não deve anunciar para todo mundo, mas sim para as pessoas certas. Por isso, é muito importante que você tenha mapeado sua persona e, a partir dela, pode segmentar os seguintes parâmetros:

– Faixa etária
– Localização
– Gênero
– Idiomas
– Direcionamento detalhado: Defina seu público incluindo ou excluindo dados demográficos, interesses e comportamentos. (Exemplo: pessoas que fazem aniversário em janeiro)
– Conexões: Isso limita seu público para incluir somente as pessoas com essa conexão específica que também correspondam às outras categorias de direcionamento selecionadas por você.
– Público personalizado (Você pode usar endereços de e-mail, números de telefone, identificações de usuários do Facebook ou de usuários do aplicativo para criar e salvar o público para o qual deseja exibir seus anúncios)

Leia mais: Como atrair mais clientes para a minha loja utilizando o WhatsApp?

5. Defina onde deve ficar o anúncio

A posição do anúncio pode ser bastante relevante dependendo do seu público alvo e você tem duas opções, a de posicionar eles de maneira automática e a de editar os posicionamentos.

A partir disso, você pode escolher se ele vai ser posicionado apenas no stories do Instagram, ou no Feed do Facebook, ou fazer uma série de combinações. Isso é muito interessante, pois se seu público está muito mais no Instagram, você não vai “perder tempo” anunciando no Facebook e vice-versa.

Após isso, você selecionará quando a cobrança será feita. Neste caso, como selecionamos o objetivo de tráfego no começo da criação dele, temos as opções de impressão ou clique no link. A opção selecionada determina quando você paga por seu anúncio e neste caso, é melhor você optar por clique no link, pois o lead vai poder abrir uma conversa com o WhatsApp Business da empresa.

6. Programe o horário do anúncio para o Whatsapp

Escolha se ele vai ser exibido 24h por dia durante a semana e o final de semana, ou se ele vai se estender apenas por períodos específicos de tempo. Isso é muito importante, pois, se o seu público está muito mais ativo apenas a noite, apesar da empresa não estar aberta, você pode vincular ele nestes horários e falar com os contatos pela manhã do dia seguinte.

O ideal é que você faça teste e comece a analisar quais os principais horários que estão gerando mais conversões, a partir disso, vai poder selecionar os períodos de tempo que te geram mais contatos, gastar menos e converter mais.

Como anunciar no WhatsApp

7. Defina o orçamento 

O orçamento deve ser diário ou vitalício e nas duas situações, você deve definir a data, o horário de início e término do anúncio de WhatsApp.

O recomendável é que você comece com um orçamento diário, podendo dividir o orçamento daquele mês pelo número de dias do mesmo, para que dessa forma você possa saber quanto pode gastar por dia. 

Leia mais: Como colocar o chat de WhatsApp no site?


8. Decida o formato dos seus anúncios

Esse é o primeiro passo da etapa criativa do anúncio. Para cada uma das formas, o Facebook recomenda uma dimensão de arte diferente. Captura de tela do gerenciador de anúncios. Etapa do tutorial que mostra formatos de como anunciar no whatsapp

9. Rastreie a conversão do anúncio para o WhatsApp

Para poder monitorar todos os cliques e conversões do anúncios que vai criar para o WhatsApp, você tem diversas opções e para isso pode utilizar:
– O Pixel do Facebook (Para isso, você vai adicionar o código do pixel no seu site para reportar conversões. Além disso, poderá ver o tráfego do site e gerar públicos para o direcionamento de anúncios a partir do pixel)
Eventos do aplicativo (Ao adicionar eventos no Facebook, você poderá ver análises, mensurar o desempenho dos anúncios e criar públicos para direcionamento do anúncio)
Eventos offline (Faça o upload de vendas off-line e dados de interação para avaliar as conversões de anúncios. Após isso, você pode criar públicos-alvo para segmentação de anúncios com base nessas transações)

Finalmente, clique em “Confirmar”! Agora sua campanha já está pronta e basta o Facebook aprovar ela para poder você começar a anunciar no WhatsApp.

Principais considerações para anunciar para o WhatsApp

Se você seguir esse passo a passo, vai aprender a como anunciar no WhatsApp. Lembre-se que ele não é uma garantia de resultados e que você deve entender muito bem essa persona e fazer um excelente primeiro contato com o lead. Para isso, é necessário que você leia nosso texto sobre como distribuir clientes para vários atendentes no WhatsApp e organizar setores da empresa.

É importante ressaltar que você deve sempre fazer testes e monitorar sua campanha para poder otimizar ela e ir melhorando a mesma com o tempo, para que ela gere mais resultado para a empresa.

Leia mais: Aprenda a fazer remarketing pelo WhatsApp

O próximo passo após aprender como anunciar no WhatsApp é aprender a como vender no WhatsApp, para isso fizemos um playbook de vendas com a metodologia que usamos e fez com que a Suiteshare crescesse 22% ao mês no último ano vendendo apenas pelo WhatsApp, se você quiser ter acesso a ela, baixe grátis o nosso playbook de vendas aqui.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade