Vendas

Como atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp?

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 10 de setembro de 2020
5 min de leitura
Como atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A maioria das lojas que antes da pandemia, ainda tinham uma baixa presença nas mídias sociais e no marketing digital, já realizavam atendimento e vendas via WhatsApp, pois, esse app é usado para diferentes fins e está presente na maioria dos smartphones da população.

Não é novidade que a pandemia do covid-19 obrigou a muitas empresas acelerarem a transformação digital dentro da companhia. Com isso, as redes sociais e o WhatsApp passaram a ser cada vez mais utilizados como canal de vendas e para contato com os clientes.

A Suiteshare é especialista em fazer com que as empresas atraiam mais clientes, fechem mais negócios e escalem suas vendas através do app previamente citado e, por isso, esse texto foi feito para que você possa atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp. 

Como atrair mais clientes para o meu estabelecimento utilizando o WhatsApp?

Para atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp, primeiro, é necessário que você esteja presente nas redes sociais. Portanto, se a sua loja não possui um site, Instagram ou Facebook, você deve urgentemente cria-los ou contratar alguém para fazer isso.

Esse processo é necessário, pois, para que você possa utilizar o WhatsApp, é necessário que você tenha alguma das redes sociais previamente citadas, um site ou, ao menos, uma landing page, para que o cliente possa ser direcionado ao procurar pela sua empresa ou pelo serviço/produto que a sua loja vende.

Se você já possui um site, uma conta comercial no Facebook e no Instagram, você tem diversas opções para atrair clientes para a sua loja através do WhatsApp. Contudo, antes de listar essas possibilidades, a primeira ação que você deve fazer é criar um Whatsapp Business para a empresa e criar um link de WhatsApp para inserir ele no seu site e nas páginas das redes sociais.

Após ter criado um WhatsApp Business e um link de WhatsApp para poder direcionar o lead/cliente para aquele determinado número de contato, você pode atrair os clientes de diversas formas e elas são:

Todas essas estratégias, estão explicadas com um passo a passo no texto que falamos sobre como atrair clientes pelo WhatsApp, portanto, nesse post, vamos abordar sobre a parte operacional e de planejamento que deve ser realizada.

1. Planeje quais estratégias usar para atrair clientes para a loja utilizando o WhatsApp.

Como visto acima, existem várias maneiras de atrair clientes para o seu estabelecimento utilizando o WhatsApp, por isso, o ideal é que você defina quais são as que fazem mais sentido para a sua loja e escolha quais você consegue fazer primeiro e que podem te dar mais resultado.

Afinal, marketing não se trata de vender para todas as pessoas, mas vender para quem realmente compra de você e para isso, você deve conseguir encontrar os principais canais de vendas.

Para definir quais estratégias utilizar, você pode acessar nosso texto sobre inbound marketing e utilizar a metodologia presente nele do BullsEye Framework, dessa forma você consegue focar em alguns canais de aquisição e entender quais fazem mais sentido.

Como atrair clientes para a loja utilizando o WhatsApp?

2. Compartilhe conteúdos relevantes no WhatsApp

Dificilmente a maioria dos contatos que entrarem com você através do WhatsApp vão comprar o produto ou serviço da sua loja “de primeira”. Geralmente, esses leads precisam ser qualificados e para isso, é necessário que você faça a “nutrição dos leads”. Portanto, para aqueles que estiverem em diferentes fases do funil de vendas, você pode compartilhar conteúdos que estejam relacionados a etapa do funil em que eles se encontram. Dessa forma, vai fazer com que eles sejam cada vez mais qualificados e estejam mais perto de comprar de você.

3. Crie grupos e promova a interação entre os leads/clientes no WhatsApp

Ao criar grupos e promover interações com os leads e clientes pelo WhatsApp, você cria uma comunidade e uma rede de relacionamento dentro do aplicativo em que a sua empresa é a “moderadora”. Por exemplo, se você é de uma loja que vende celulares, você pode unir todos aqueles que compraram, perguntaram ou se interessam por Iphone em um grupo de Whatsapp e promover a interação entre eles.

Dessa forma, vai fazer com que um grupo fechado de pessoas que se interessam muito por Iphone possam interagir com outras e quando esse lead pensar em Iphone, ele com certeza vai lembrar da sua loja, pois, foi você quem proporcionou essa experiência para ele.

Além disso, com certeza os mais engajados vão compartilhar este grupo com os amigos e, dessa forma, você vai estar gerando mais leads através do Whatsapp.

Contudo, essa estratégia deve ser usada com cautela e você deve saber muito bem como moderar uma comunidade, pois, ao mesmo tempo, isso pode ser um “tiro no pé” se você não realizar os processos da maneira correta.

4. Crie promoções exclusivas para clientes pelo WhatsApp

Muitas das vezes, apesar das empresas não perceberem, existe um determinado perfil de clientes ou até alguns clientes específicos que compram da empresa de maneira recorrente. Dessa forma, vale a pena criar promoções exclusivas para os principais clientes ou campanhas de indicação, pois com certeza as pessoas que gostam muito da sua marca vão indicar ela para conhecidos ou aproveitar as promoções que a sua loja oferecer.

Portanto, você pode criar campanhas de lançamento de produtos, oferecendo em primeira mão as novidades da marca para seus consumidores que interagem por esse aplicativo.

5. Utilize da mesma estratégia em todos os canais

Com a experiência adquirida sobre o WhatsApp da Suiteshare, recomendamos que você utilize o app para a sua loja como um canal de inbound marketing. Portanto, ele vai ser um dos vários canais em que você vai atrair clientes para a sua loja.

Como haverão outros, como os já citados anteriormente neste post, o ideal é que você mantenha uma linha de comunicação similar neles, pois, dessa forma, sempre que o cliente “bater um olho” em uma postagem nas redes sociais e um anúncio no Google, ele já vai identificar que é a sua empresa que está ali.

Além disso, o ideal é criar vários links de WhatsApp para que você possa mensurar quais das estratégias estão dando mais certo e atraindo mais pessoas para o WhatsApp. Dessa forma, poderá saber onde investir mais e onde fazer mudanças para melhorar os resultados para atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp.

6. Utilize a localização das lojas para atrair mais clientes pelo WhatsApp

Se a sua loja ou franquia está localizada em diferentes cidades ou está presente em vários bairros em uma mesma cidade, utilizando a Suiteshare, você pode direcionar o lead ou o cliente para o atendente mais próximo a ele com o multi-atendimento geolocalizado.

Essa função permite que o cliente veja em tempo real qual a distância dele para aquela determinada loja e que ele possa escolher com qual loja ele conversar, ao fazer isso, ele é direcionado para um dos atendentes daquele determinado estabelecimento.

Essa funcionalidade estimula com que o cliente compre de você, principalmente se ele estiver próximo a sua loja. Uma opção é utilizar ela combinado com os anúncios segmentados por bairros e raio de distância do facebook, tanto para os públicos alvos que sejam similares a sua persona quanto utilizando o remarketing

Dessa forma, você vai fazer com que as pessoas que estejam perto da região fiquem mais propensas a comprar da sua loja, pois, quando elas clicarem no seu anúncio, ao clicar para falar pelo WhatsApp, ele terá acesso a distância que está o seu estabelecimento.

7. Foque no atendimento e no entendimento do cliente

Ao utilizar todas essas estratégias para atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp, é bem provável que pelo menos uma das citadas anteriormente traga resultados e gere mais leads pelo aplicativo. Porém, você deve se lembrar que sem um atendimento que esteja sempre online e que trate bem o cliente, é provável que você não consiga aumentar o número de vendas.

Portanto, o foco após a geração dos leads deve estar no atendimento e no entendimento do cliente e da necessidade dele, para isso, você deve aprender a realizar a comunicação pelo WhatsApp da melhor maneira possível.

Se você utilizar as dicas citadas nesse texto e no conteúdo sobre como atrair clientes pelo WhatsApp, com certeza vai atrair mais clientes para a sua loja usando o aplicativo.

Se quiser fazer isso da melhor maneira possível, com certeza, deve fazer um teste grátis da Suiteshare, pois, além do multi-atendimento por geolocalização, da criação e traqueamento de links pelo WhatsApp, possuímos uma série de funcionalidades que tornam o aplicativo o melhor canal de vendas para a sua empresa, por conta disso, marcas como: Hering, Via Varejo, Reserva, Lacoste, entre diversas outras, confiam na Suiteshare.

Portanto, se quiser entender mais como funciona a Suiteshare e os nossos planos, fale conosco.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade