Vendas

Como atrair clientes para loja usando o WhatsApp

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 14 de setembro de 2021
5 min de leitura
Como atrair clientes para loja usando o WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Descubra como atrair clientes para loja usando o WhatsApp com 6 estratégias testadas para geração de leads para WhatsApp.


A empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo Hibou publicou recentemente uma pesquisa que ouviu mais de 2.300 brasileiros de diversas faixas de renda sobre a utilização do WhatsApp como facilitador nas negociações virtuais. 

De acordo com o relatório, 79% dos brasileiros já realizam a compra de algum produto ou serviço pelo WhatsApp, com pagamento por meio de links de pagamento, transferência bancária ou na entrega do produto.

Desse total, 57% dos clientes continuam fazendo compras pelo WhatsApp atualmente, o que mostra uma relação segura e de confiança entre os comerciantes e clientes através do bate-papo do WhatsApp, segundo a pesquisa.

Ainda de acordo com a pesquisa, 56% dos respondentes afirmam preferir o WhatsApp entre todas as opções disponíveis

Entre os motivos que explicam a preferência, destacam-se a possibilidade ter um canal direto com a marca ou vendedor (81%), receber promoções em primeira mão (53%) e conseguir realizar alterações no pedido (30%).

Como atrair clientes para a loja usando o WhatsApp

Os dados do relatório só comprovam que se a sua empresa ainda não vende pelo WhatsApp, certamente está perdendo muitos clientes.

Por outro lado, sabemos que um dos maiores desafios dos lojistas brasileiros em relação ao universo digital é encontrar novos canais de vendas.

É o que aponta a pesquisa realizada pela Tray em parceria com o E-Commerce Brasil, sobre o perfil do lojista brasileiro e suas motivações e dificuldades no ambiente digital.

A pesquisa relatou que ter mais canais de vendas é o segundo maior desafio para os lojistas brasileiro, com 16% das respostas.

Pensando nisso, extraímos 6 estratégias do nosso ebook “43 maneiras de atrair clientes para o WhatsApp” para ajudar você a atrair clientes para a loja usando o WhatsApp.

1. Atrair clientes para a loja usando o WhatsApp usando o Instagram

Utilize a bio do Instagram como um canal de geração de leads para sua empresa. 

Como? É só disponibilizar o seu link de WhatsApp na bio do Instagram.

2. Utilize a localização das lojas para atrair mais clientes pelo WhatsApp

Se a sua loja ou franquia está localizada em diferentes cidades ou está presente em vários bairros em uma mesma cidade, utilizando a Suiteshare, você pode direcionar o lead ou o cliente para o atendente mais próximo a ele com o multi-atendimento geolocalizado.

Essa função permite que o cliente veja em tempo real qual a distância dele para aquela determinada loja e que ele possa escolher com qual loja ele conversar, ao fazer isso, ele é direcionado para um dos atendentes daquele determinado estabelecimento.

Essa funcionalidade estimula com que o cliente compre de você, principalmente se ele estiver próximo a sua loja. Uma opção é utilizá-la combinado com os anúncios segmentados por bairros e raio de distância do facebook, tanto para os públicos alvos que sejam similares a sua persona quanto utilizando o remarketing

Dessa forma, você vai fazer com que as pessoas que estejam perto da região fiquem mais propensas a comprar da sua loja, pois, quando elas clicarem no seu anúncio, ao clicar para falar pelo WhatsApp, ele terá acesso a distância que está o seu estabelecimento.

Como atrair clientes para loja usando o WhatsApp.

3. QR Code de WhatsApp na vitrine da loja

Uma forma interessante de utilizar QR Codes para gerar leads é inserir na vitrine da sua loja, fachada ou banner, um QR Code de WhatsApp.

Dessa forma, sempre que um cliente passar por sua loja e se interessar por algum produto ou serviço, ele pode rapidamente chamar um dos seus vendedores no WhatsApp.

Além disso, esta é uma excelente forma de atrair clientes para loja usando o WhatsApp em momentos em que sua loja está fechada. 

QR Code de WhatsApp na vitrine da loja

4. Atrair clientes para a loja usando Botão de WhatsApp no site

Utilizar pop-ups para gerar leads para o WhatsApp é uma ótima forma de aproveitar o potencial das páginas do seu site.

Você pode criar e posicionar o pop-up com o botão do WhatsApp no topo da página e, ao clicar no pop-up, o cliente será redirecionado para uma conversa dentro do WhatsApp.

Além disso, oferecer a opção de um chat de WhatsApp no seu site pode ajudar a recuperar visitantes que antes sairiam do site sem interagir com a sua empresa.

5. Atraia clientes com Botão de WhatsApp no Facebook

Para onde você está enviando os usuários que acessam a página da sua empresa no Facebook?

Uma alternativa é enviar os interessados em conhecer mais sobre a sua empresa diretamente para o WhatsApp da sua loja. Dessa forma, você poderá manter um relacionamento mais próximo com contato, enviando conteúdos e ofertas relevantes para ele sem precisar investir dinheiro para impulsionar publicações, por exemplo.

6. Botão de chat do WhatsApp nos cards do vídeo

Sabe quando os youtubers dizem “Deixei aqui no card o link para este outro conteúdo”?

Por que não utilizar esta opção para inserir seu link de WhatsApp e gerar leads pelo YouTube?

Por exemplo, em um vídeo de demonstração do seu produto no YouTube, você pode disponibilizar no card do vídeo o link para o WhatsApp da sua equipe de vendas. 

Além de disponibilizar um canal de vendas rápido e prático, você entrega para o seu time de vendas um lead muito mais qualificado e direcionado. Sensacional, não é mesmo? 

Botão de chat do WhatsApp nos cards do vídeo

43 estratégias para atrair clientes até a sua loja

Estas são apenas 6 estratégias para atrair mais clientes para sua loja. Em nosso ebook compilamos  outras 37 (43 no total!) dicas para gerar mais leads para sua empresa.

No ebook, você terá acesso a dicas para atrair clientes para a loja usando o WhatsApp em diversos canais, como Facebook, Instagram, TikTok e até Google Ads.

Baixe o ebook gratuito 43 maneiras de atrair clientes para o WhatsApp agora mesmo.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade