WhatsApp

Como colocar o link do WhatsApp no Facebook?

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 2 de setembro de 2020
5 min de leitura
Como colocar o link do WhatsApp no Facebook?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os anúncios pagos, tanto no Google quanto no Facebook estão sendo cada vez mais utilizados tanto por comércios eletrônicos, quanto por pequenas e médias empresas (PMEs).

Geralmente, para o Google, eles são utilizados principalmente na rede de pesquisa, ou seja, ele vai responder aquela determinada dúvida ou necessidade que do cliente. Já o Facebook Ads é usado como uma forma de “gerar desejo” no consumidor, pois, aparecerá tanto nessa rede social quanto no Instagram para a pessoa que se enquadrar naquela determinada segmentação.

Para muitas empresas o Facebook Ads funciona como um ótimo canal de vendas e através dele elas conseguem segmentar as campanhas e anúncios pagos para diferentes localidades. Neste post, vamos mostrar como colocar o link do WhatsApp no Facebook e explicar porque fazer isso pode gerar bastante resultados.

Como fazer um anúncio no Facebook com botão para o WhatsApp?

Para utilizar essa função, basta seguir o passo a passo abaixo e, a partir dele, você vai ter o botão do WhatsApp nos posts patrocinados da sua página:

  • Na opção de tráfego, escolha onde deseja gerar o tráfego e clique em WhatsApp.
anúncio do Whatsapp no Facebook
  • Copie e cole a URL do número de WhatsApp que você quer que o cliente inicie a conversa e a partir disso, o Facebook vai enviar o tráfego de quem clicar no botão para ele.
Selecionar o Whatsapp Business no Facebook Ads
  • Faça esse mesmo processo para todos os anúncios do Facebook que você deseja colocar o link do WhatsApp e após isso, finalize a criação da campanha.

Após realizar o passo a passo acima,  o cliente vai acessar o WhatsApp ou o Whatsapp Web e falar com você com apenas dois cliques (o clique no anúncio e o clique para abrir a conversa). Isso vai facilitar bastante o contato dele com a sua empresa, principalmente se ele estiver utilizando o Facebook no celular e clicar no seu anúncio.

Leia mais: O que é remarketing e como fazer no WhatsApp, Facebook e Instagram?


Por que colocar o link do WhatsApp no Facebook?

Fazer um anúncio no Facebook com o botão para o WhatsApp torna o contato entre cliente e empresa mais rápido e simples. Pois, dessa forma, o lead não vai precisar preencher nenhum formulário nem falar com você por e-mail, que costuma ser uma comunicação mais demorada.

Se você segmentar de maneira correta o anúncio do Facebook e utilizar o botão do WhatsApp, com as segmentações certas para o público-alvo que a empresa atende, ele é “imbatível”, pois, vai oferecer uma excelente promessa e direcionar o cliente para o WhatsApp, um canal que ele já está acostumado a utilizar tanto para falar com amigos e familiares, quanto com empresas.

Leia mais: Como atrair mais clientes para a loja usando o WhatsApp?

Quais objetivos devem ser utilizados para campanhas com botão de WhatsApp?

Para o Facebook Ads, os objetivos que mais se encaixam para o caso da inclusão de um botão do Whatsapp são:

  • Conversões
  • Tráfego
  • Mensagens
  • Geração de cadastros
  • Tráfego para o estabelecimento

No caso dos anúncios para tráfego e para geração de cadastros, eles estão como na etapa de consideração no próprio Facebook Ads, ou seja, são anúncios de “meio de funil”.

Os anúncios de conversões está relacionado ao fundo do funil de vendas, que é utilizado principalmente para aqueles leads que já baixaram algum material da empresa e já engajaram de alguma forma com a mesma.

Para o tráfego para estabelecimento, ele é utilizado principalmente para levar o tráfego online para a sua loja física, uma dica importante é segmentar ele a partir da localização próxima da sua área.

Leia mais: Como colocar o chat de WhatsApp no site?


Como metrificar as campanhas do Facebook com botão do WhatsApp?

Para metrificar as campanhas do Facebook que vão direcionar para o botão do WhatsApp, basta você clicar naquele determinado anúncio ou grupos de anúncios que está com essa configuração.

Ao fazer isso, uma possibilidade é escolher as métricas que você quer analisar, mas o próprio Facebook Ads, já está pré configurado com algumas delas. Lembre-se que o objetivo da campanha vai influenciar bastante na quantidade de cliques que ela vai receber, portanto, é essencial que ela tenha uma definição clara do seu objetivo e o anúncio deve ser criado com o mesmo intuito.

O ideal neste caso, é utilizar o WhatsApp principalmente para as campanhas de mensagem, já que o objetivo ter colocado o botão do app é fazer com que as pessoas que vejam o anúncio falem com você por ele.

Porém, não existe receita de bolo, você pode testar os outros objetivos e analisar quais convertem mais e quais estão com a melhor performance. Afinal, existem outros fatores que vão influenciar a sua campanha, como, o tipo de anúncio (se vídeo, carrossel, imagem), a copy do anúncio, o call to action utilizado, entre outros.

Além das próprias métricas do Facebook, se você utilizar a Suiteshare, você vai poder saber qual o volume de clique diário, qual a localização das pessoas em cada clique e pode integrar os leads provenientes do WhatsApp com o CRM da sua empresa, para saber mais sobre como fazer isso, leia nosso texto de como metrificar as vendas pelo WhatsApp.

Agora que você já sabe como colocar o link do WhatsApp no Facebook, porque fazer um anuncio no facebook com o botão de WhatsApp e quais objetivos devem ser utilizados essas campanhas, confira nosso playbook de vendas que fez com que a ajudou a Suiteshare a crescer 22% em apenas um ano. 

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade