WhatsApp

Como criar link de WhatsApp e utilizar no Instagram, Facebook e Site

Marcelo Wagner
Escrito por Marcelo Wagner em 10 de setembro de 2019
Como criar link de WhatsApp e utilizar no Instagram, Facebook e Site
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e é atualmente uma das principais formas dos clientes entrarem em contato com as empresas, portanto criar um link de Whatsapp para que os clientes entrem em contato é cada vez mais uma grande necessidade das empresas.

Normalmente, eles veem o seu número de WhatsApp em algum local e precisam adicionar esse número no celular para depois abrir o aplicativo e iniciar uma conversa.

O grande problema é que nesse processo, 85% das pessoas interessadas no seu produto/serviço desistem de falar com você e no post de hoje vamos te ensinar a reduzir a burocracia nesse processo e não “perder” esses potenciais clientes.

Para resolver esse problema, a geração de um link é uma maneira simples das pessoas falarem com seu time de vendas ou com seu time de suporte pelo Whatsapp e dessa forma você possibilita com que esse contato seja mais rápido e prático para seu cliente ou potencial cliente.

Neste post, abordaremos quatro maneiras possíveis de você criar esse link. 

Nestas quatro maneiras será utilizado o recurso “Conversa em um clique”  que permite o seu cliente iniciar uma conversa sem ter o seu número salvo em sua lista de contatos.

Quando ele clicar no link, uma janela de conversa com o número que você inseriu no link será iniciada. Esse recurso é gratuito e funciona tanto no seu celular quanto no WhatsApp Web.


Como criar um link do Whatsapp pela Link API

Para criar um link direto para seu número no Whatsapp:

Caso sua cidade utilize o nono dígito no telefone celular, o primeiro passo é copiar o link: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000

Caso sua cidade não utilize o nono dígito, você deve usar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

A partir dele, você vai inserir o seu número de telefone que a pessoa irá entrar em contato no Link, para isso você deve substituir todos os ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade.

Por exemplo, se o número de contato no WhatsApp é 9886-0012 e você moro em Porto Alegre, onde o DDD é 51.No campo de número, você deve substituir da seguinte maneira: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5551998860012

Observação: No exemplo acima, está inserido o nono dígito do telefone, é importante que você se atente caso a sua cidade possua ele ou não.


Como gerar um link no Whatsapp através do wa.me/55

Para criar seu próprio link, use https://wa.me/<number>, adicionando o seu número de telefone completo, em formato internacional, no lugar de <number>. Não precisa colocar o número zero (0) na frente nem usar caracteres não numéricos. 

Para uma explicação detalhada, leia este artigo. Por favor, tenha em mente que a pessoa com quem você gostaria de iniciar uma conversa precisa ter uma conta ativa no WhatsApp.

Utilize: https://wa.me/15551234567

Não utilize: https://wa.me/+001-(555)1234567

Para criar seu próprio link e exibir uma mensagem predefinida no campo de texto da conversa, utilize https://wa.me/whatsappphonenumber/?text=urlencodedtext, adicionando o seu número de telefone completo, em formato internacional, no lugar de whatsappphonenumber e a mensagem predefinida na forma de URL no lugar de URL-encodedtext.

Exemplo:https://wa.me/15551234567?text=quero%20o%20carro%20que%20você%20anunciou

Se ainda assim não ficou claro, confira esse vídeo mostrando o passo a passo abaixo:

Ainda nesse post, vamos te explicar como fazer todo esse processo de uma maneira mais simples e rápida.


Como gerar link pelo Whatsapp Business

Para gerar o link do Whatsapp através do Whatsapp Business, basta seguir o passo a passo abaixo:

Criar link do Whatsapp pelo Whatsapp Business
Criar link curto do Whatsapp pelo Whatsapp Business

[LEIA MAIS] CHECKLIST:  Configure o perfil comercial do seu time de vendas no Whatsapp


Como gerar link do Whatsapp através da Suiteshare

Para criar seu link do Whatsapp e uma mensagem personalizada através da Suiteshare, é muito fácil, acesse o painel da Suiteshare e clique em “Atrair” e depois em “Links

Atrair leads pelo whatsapp

Clique no botão “Novo

Criar um novo link no Whatsapp

Escolha o País e o DDD do número e insira o número do WhatsApp da sua empresa

Definir País e DDD do número do Whatsapp e novo link

Escolha o endereço do link (URL), você poderá personalizar o domínio do seu link com o nome da sua empresa. Por exemplo: whts.co/suaempresa

Escolher o endereço do link do whatsapp

Em seguida, defina a mensagem que irá aparecer pré-digitado para o usuário ao clicar no seu link. Exemplo: Olá, vi o seu anúncio no Facebook e gostaria de saber mais, meu nome é 

Criar a mensagem automática do link do whatsapp

Clique em avançado no campo “Mensagem

Criar a mensagem do link do Whatsapp

Irá abrir as instruções para as configurações avançadas. Tenha mais de uma mensagem no mesmo link para compartilhar em redes sociais diferentes.

Criar a mensagem do link do Whatsapp para compartilhar nas redes sociais

Feito todas as configurações, clique no botão “Finalizar”

Seus links irão para a lista de links:

Gerenciar links do Whatsapp

Vantagens de gerar um link do Whatsapp

Decidimos elencar as três principais vantagens de gerar um link do Whatsapp para você que ainda está na dúvida se vale a pena ou não utilizar uma das quatro maneiras citadas acima.

  1. Reduzir a dificuldade do cliente entrar em contato com você: Com o link do Whatsapp, seu cliente pode te encontrar de maneira mais rápida e prática, dessa forma existe uma possibilidade bem maior dele entrar em contato com a sua empresa.
  2. Divulgação nas redes sociais e campanhas de mídia: Você pode utilizar esse link na bio do seu Instagram, no Call to Action (CTA) de um anúncio do Facebook, como extensão de anúncio Google Ads e em campanhas de mídia social de uma maneira geral para que as pessoas entrem em contato de maneira mais prática e rápida.
  3. Diferentes links para cada setor da empresa: Você pode setorizar um número para cada setor da sua empresa e definir uma mensagem que vai aparecer pré digitada para o usuário, dessa forma, você vai personalizar e antecipar seu atendimento. 

[LEIA MAIS] Como distribuir clientes para vários atendentes no WhatsApp e organizar setores da empresa?


Onde usar o Link

Além das divulgações na rede sociais e das campanhas de mídia, você pode utilizar o link do WhatsApp em diversos locais, como por exemplo:

  1. Na seção de contatos do seu site.
  2. No saiba mais de vídeos publicados no Youtube.
  3. Na assinatura de e-mail da pessoa responsável por aquele número.
  4. Em folders ou materiais impressos.

Como colocar o Link do Whatsapp no Instagram

Primeiro passo: Abra seu Instagram, abra seu perfil e clique em “Editar perfil”.

Link do Whatsapp no Instagram
Edite o perfil do Instagram — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Segundo passo: Adicione o link na descrição do seu perfil, após isso, clique em concluir.

Inserir link do Whatsapp no Instagram
Inserindo link para conversa no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Dessa forma, quando as pessoas forem até o seu perfil no Instagram, elas poderão entrar em contato com a sua empresa através de um clique. 

Observação: Se você possuir mais de 10 mil seguidores, você também pode utilizar o stories para divulgar esse link. 


Como colocar o link do Whatsapp no site

Para adicionar o link do Whatsapp no seu site de maneira simples e rápida, você pode utilizar a Suiteshare, pois, além de criar esse link você pode criar um chat a partir dos links que você criou, para fazer isso acesse:  “Atrair” > “Chat”  

Clique em “Novo

Selecione qual será o link do seu chat :

Importante: Para criar um chat é preciso ter um formulário captura ou um seletivo criado.

Para aprender a criar um formulário de captura, clique aqui e para aprender a criar um seletivo, clique aqui.

Defina o Layout

Você pode escolher as cores, mensagens e ir visualizando todas as alterações simultaneamente.

Você também pode configurar os Call to Actions do seu chat, ou seja, definir quando ele vai abrir automaticamente para o seu cliente. 

Veja um exemplo de “Houver uma intenção de sair da página” 

Defina onde mostrar o chat no seu site ou quando ele não irá aparecer: 

Depois de definir o layout e os gatilhos, clique em “Salvar

Para inserir o chat no seu site, acesse na aba “Chat” e clique no seletor e clique em “instruções de instalação” :

Basta copiar e colar o código fornecido no “Body” do painel administrativo do seu site:


Sistema de atendimento no Whatsapp

Para a partir dos seus links, criar um sistema de atendimento no Whatsapp, você pode utilizar a Suiteshare.

A partir dela você pode criar esse sistema de atendimento em dois modos:

  1. Modo Sequencial, onde cada cliente que clicar no link será para um atendente diferente em uma espécie de roleta de atendimento quanto no modo
  2. Modo Seletivo, onde o cliente clica no link e é direcionado para uma tela onde escolhe com quem irá falar. Você poderá definir seus atendentes por funções ou setores, por exemplo.

Conclusão

Como visto neste post, existem várias maneiras diferentes de criar o link do Whatsapp e você pode utilizar ele no seu site, em CTAs, em campanhas de marketing, tanto online quanto offline, e pode distribuir diferentes sistemas de atendimento para seus clientes através deste canal.

Com tudo isso, é notável que o Whatsapp se torna uma ferramenta muito importante, principalmente para o setor comercial da sua empresa. 

Se você já utiliza esse aplicativo e quer saber como fazer remarketing no Whatsapp ou quer vender mais por esse canal, acesse nosso Playbook de Vendas no WhatsApp, gratuitamente.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade