WhatsApp

Aprenda como estruturar o time de vendas no WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 1 de outubro de 2020
Aprenda como estruturar o time de vendas no WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conseguir mais conversões e aumentar o faturamento por qualquer canal de vendas é um desafio para qualquer time comercial, principalmente quando o mesmo vai testar um modelo diferente do que é usado comumente. 

De acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/ Open Box realizada em 2020, mais de 99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado em seus smartphones. Desde antes da pandemia do covid 19, já era muito comum diversos leads e clientes contactar a empresa por esse aplicativo para tirar dúvidas ou até contratar um determinado serviço.

Portanto, se sua companhia possui um time de vendas e está utilizando o Whatsapp como um dos canais de contato com o cliente, leia até o final para saber como estruturar o time de vendas no WhatsApp para ganhar eficiência na sua operação.


Como definir os processos do time de vendas no WhatsApp

Uma boa prática é utilizar as mesmas metodologias, processos e script de vendas nos diversos canais de contato com o cliente e com o lead, afinal, se você não fizer isso a empresa terá diferentes comunicações a depender do meio que ele entrar em contato. Porém, isso não deve ser levado como 100% verdade, afinal, cada canal de contato com o cliente possui suas especificidades.

Para estruturar o time de vendas no WhatsApp, alguns pontos importantes são:

  • Utilizar todas as funções permitidas pelo WhatsApp Business para ganhar eficiência na sua operação;
  • Integrar as ações de inbound marketing utilizando o CTA e divulgando o WhatsApp nas diferentes redes e mídias sociais da empresa.
  • Criar diversos links para o cliente poder acessar o WhatsApp e, dessa forma, você metrificar quais estão com mais tráfego.

Todos estes procedimentos são os passos iniciais para montar o time de vendas e para que ele esteja pronto para realizar o contato com os clientes pelo WhatsApp. Cabe ressaltar, que de acordo com os próprios termos de uso e políticas de privacidade do aplicativo, o ideal é que o mesmo se enquadre sempre na estratégia de inbound marketing e somente em casos específicos para outbound marketing.

Isso é necessário, pois, caso você utilize ele como um canal ativo de outbound marketing, dependendo de como isso for feito, você pode ser denunciado por spam e até perder aquele determinado número. Dessa forma, o ideal é que você aprenda sobre as melhores estratégias para atrair clientes pelo WhatsApp, pois, a partir disso, eles vão ter “dado” a permissão para você falar com eles.

Portanto, o WhatsApp deve ser utilizado pelo time comercial como um canal de geração de leads e também de qualificação de leads, para definir se eles vão avançar na próxima etapa do funil de vendas, se eles vão ser direcionados para um fluxo de nutrição específico do marketing ou se eles vão ser considerados como desqualificados.

Outro ponto muito importante é facilitar o acesso ao WhatsApp, dessa forma ele deve estar sempre presente em todas as suas redes sociais e deve ser acessado de maneira fácil. Algumas possíveis opções são adicionar o link de WhatsApp na bio do Instagram e criar um chat de WhatsApp no site

Entender como metrificar as vendas pelo WhatsApp e dar esse feedback para o time de marketing é extremamente importante, pois, com isso, o marketing vai entender quais são os canais que dão mais retorno, que trazem leads mais qualificados e quais as campanhas estão funcionando ou não.


Como organizar as conversas pelo WhatsApp

Como o WhatsApp vai estar disponível nas diversas redes sociais, nem sempre apenas leads vão entrar em contato por esse canal. Clientes e até outros stakeholders podem fazer isso.

Dessa forma, um dos grandes problemas encontrados pelas empresas para estruturar o time de vendas pelo WhatsApp é fazer com que os clientes sejam distribuídos proporcionalmente para seu time (para mais de um atendente no WhatsApp) ou direcionar eles para setores específicos e dessa forma, facilitar o atendimento.

Além disso, outro ponto extremamente relevante é conseguir preparar sua equipe para responder o cliente no menor espaço de tempo possível, pois, já que ele entrou em contato com a sua empresa, é bastante provável que ele também fale com o seu concorrente e quem conseguir falar com ele primeiro, com certeza receberá mais atenção do mesmo.

Dessa forma, garantir agilidade e qualidade no contato do WhatsApp com os leads que falarem com a sua empresa são pontos cruciais. Para saber melhor como fazer tudo isso, você pode conferir nosso passo a passo que vai ensinar de maneira prática como distribuir clientes pelo WhatsApp.

Como estruturar o time de vendas no WhatsApp

Como organizar o time de vendas no WhatsApp

A partir de todos os processos explicados anteriormente, o time comercial estará alinhado com o marketing e você vai conseguir identificar realmente todo a jornada de compra daquele determinado cliente e quais os gargalos que estão acontecendo no funil de vendas.

Dessa forma, os próximos passos que devem ser dados são:

  • Educar e treinar os vendedores para se acostumarem a utilizar o WhatsApp Business;
  • Definir processos e uma rotina padronizada para quem realizar o contato por esse aplicativo;
  • Realizar um brainstorm para entender qual a melhor metodologia de qualificação de leads para esse aplicativo;
  • Definir um fluxo de cadência específico para quem converter para falar com o vendedor por este canal
  • Criar conteúdos e padronizar uma estratégia para envio dos mesmos para o cliente através desse aplicativo.

Com todos esses pontos, seu time estará bem estruturado para vender pelo WhatsApp de maneira constante e eficiente. A partir de tudo isso, ele poderá se tornar um dos melhores canais de vendas da empresa, principalmente se você conseguir identificar quais ações estão com melhor resultado e entender qual a melhor forma de impactar o lead por esse aplicativo.

Isso é necessário, pois, é bem improvável que na primeira conversa com o lead, você consiga realizar uma conversão para uma reunião e posteriormente ele já compre sua solução. Dessa forma, você deve estar preparado para nutrir esse lead e impactar ele com ações de remarketing.

Cabe ressaltar que todas essas ações devem ser pensadas de acordo com a jornada de compras daquele determinado lead e ele deve ser impactado sempre por materiais que façam sentido para ele e que agreguem valor. 

Agora que você já sabe como estruturar o time de vendas pelo WhatsApp, confira também nosso playbook de vendas, que fez com que a Suiteshare aumentasse o faturamento em 22% ao mês no ano passado e tornou o WhatsApp o principal canal de vendas da empresa.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade