WhatsApp

Como fazer propaganda pelo WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 10 de setembro de 2020
Como fazer propaganda pelo WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp, que antes, era um aplicativo com um uso praticamente exclusivo para a troca de mensagens entre familiares, amigos, e colegas de trabalho, nos últimos anos, está sendo bastante utilizado para o relacionamento entre empresas e clientes.

Com isso, muitas empresas começaram a fazer propaganda pelo WhatsApp, utilizando deste aplicativo para promover e divulgar sua marca com as pessoas que já interagiram com ela alguma vez, criando listas de transmissões, grupos no app e de diversas outras maneiras.

Neste texto, vamos ensinar a como fazer propaganda pelo WhatsApp de maneira eficiente e quais são as melhores práticas que recomendamos para isso.

Passo a passo de como fazer propaganda pelo WhatsApp

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a fazer propaganda pelo WhatsAppp, com o foco em gerar mais leads e, dessa forma, aumentar as vendas utilizando este aplicativo. Confira as dicas!

1. Entenda por onde começar

Nem sempre você deve iniciar o contato com o cliente fazendo propaganda pelo WhatsApp, na verdade, estes casos tendem a ser menos comuns, pois, para que o cliente fale com você por esse aplicativo ou para que a empresa tenha o número dele, provavelmente ele preencheu algum formulário de contato antes ou ele que iniciou a conversa pelo app.

Portanto, esse lead pode ter acessado suas redes sociais, clicado em um anúncio ou até visto um outdoor da sua marca antes de entrar em contato com você pelo WhatsApp.

Dessa forma, ele já foi impactado pela marca antes. Com isso, é muito importante que você entenda a jornada do cliente durante o funil de vendas para que possa entender qual o histórico dele com a empresa e saber a melhor forma de abordar o mesmo e fazer propaganda pelo WhatsApp.

2. Crie grupos de WhatsApp

Nas listas de transmissão, você pode acabar enviando para certos clientes que não permitem que você consiga identificar se eles visualizaram a mensagem ou não. Já em grupos de WhatsApp, isso é possível. 

Com isso, nos grupos de WhatsApp, você pode promover a interação entre os clientes, para que eles possam compartilhar boas práticas entre as empresas. Dessa forma, você estará criando uma comunidade, que debate sobre aquele determinado tema em comum, além de enviar um conteúdo para aquele determinado número de leads e será mais fácil metrificar tudo isso.  

Além disso, nos grupos, você pode avisar seu público sobre promoções, shows, eventos, campanhas e o que mais sua empresa tiver para oferecer.

O ideal não é criar um grupo que estejam todos aqueles leads, porém, segmentar com critérios pré estabelecidos, para que sua comunicação também seja mais assertiva com cada um deles e você enviar apenas conteúdos de extrema qualidade e que seja muito interessante para aquela determinada “classe” de leads.

Como fazer propaganda pelo WhatsApp

3. Comunique-se numa linguagem compreensível para o lead

Conhecer seu público alvo e sua persona são itens muito falados ultimamente, porém, muitas empresas ainda pecam nesse ponto e em realizar uma comunicação pelo WhatsApp de maneira constante com a base de usuários, fazendo com que ele também possa ser usado para reter e fidelizar clientes.

Cada empresa pode ter várias personas, isso é comum, principalmente se a empresa vender diversos produtos ou serviços.  Descobrir o perfil dos seus clientes permite você identificar diferentes comportamentos, tendências, necessidades e expectativas. 

Todos esses pontos se mapeados e compreendidos te ajudam a ter melhores e maiores vínculos com seus clientes e devem ser avaliados antes de você aprender a como fazer propaganda pelo WhatsApp. Um último ponto é levar em consideração informações como sexo e idade, dessa forma você pode personalizar a sua comunicação pelo WhatsApp e nas redes sociais.

4. Envie sempre conteúdo de qualidade 

Ao estar sempre enviando conteúdo que o lead e/ou cliente consideram como sendo de qualidade, você estará agregando valor para eles sem antes mesmo de vender a solução.

Com isso, ele vai passar a consumir cada vez mais e mais seu conteúdo e se algum dia for precisar da sua solução ou até algum amigo dele perguntar algo sobre um problema, que o produto/serviço da companhia resolvem, com certeza ele irá te indicar. 

Leia mais: Como colocar o chat de WhatsApp no site?

5. Faça remarketing

O remarketing quando bem aplicado é uma poderosa ferramenta de marketing que vai fazer com que o cliente seja impactado de diversas maneiras pela sua marca, pois, é bem difícil que apenas com uma interação com a mesma, ela já solicite um orçamento para a companhia.

Com a Suiteshare, você pode fazer remarketing e anunciar para as pessoas que já falaram com sua marca através do WhatsApp. Dessa forma, vai poder impactar este lead tanto no Youtube, quanto no Google (rede de pesquisa + rede de display) e até no Facebook Ads (Instagram + Facebook).

Portanto, a partir disso, a empresa vai estar presente em diversas mídias e vai impactar o lead de diversas formas, tendo uma chance muito maior de gerar conversões a partir de todas essas ações em conjunto.

Leia mais: como fazer remarketing pelo WhatsApp, Instagram e Facebook

6. Metrifique suas ações

Para saber se a estratégia de fazer propaganda pelo WhatsApp está dando resultados ou não, você deve sempre metrificar as ações e para isso é necessário ser construído um planejamento antes do início desta ação de marketing.

Neste planejamento, você vai definir os objetivos com essa ação e consequentemente as metas, para poder validar se todo o esforço que você vai ter ao aprender como fazer propaganda pelo WhatsApp vai gerar resultados satisfatórios para a companhia.

Esse assunto é tão importante que criamos um post que fala exclusivamente sobre como metrificar as vendas pelo WhatsApp.

Ao ler ele, você vai entender tudo que precisa fazer para conseguir ter as metas e os indicadores, pois, sem metrificar você não tem como otimizar aquele processo. 

Agora que você aprendeu as boas práticas de como fazer propaganda pelo WhatsApp, o próximo passo é aprender a vender pelo WhatsApp, para isso, você pode baixar o nosso playbook de vendas, que fez com que a Suiteshare alcançasse um crescimento de 22% ao mês, utilizando o WhatsApp como o principal canal de vendas na estratégia de marketing e comercial da companhia.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade