Vendas

Como fechar vendas pelo WhatsApp: Aprenda por um exemplo prático.

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 27 de janeiro de 2021
Como fechar vendas pelo WhatsApp: Aprenda por um exemplo prático.
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ao longo do tempo, o WhatsApp tem se tornado um dos principais canais de comunicação e contato da empresa com seus clientes e leads. Dessa forma, esse aplicativo já é uma peça chave dentro do time comercial e também para o time de suporte.

Com isso, saber como abordar, como negociar e principalmente como fechar vendas pelo WhatsApp se tornou essencial para os vendedores de qualquer empresa. Apesar de não existir nenhuma “receita de bolo” e ser algo bastante variável, neste conteúdo, vamos apresentar as principais boas práticas e algumas dicas do que fazer pra fechar mais vendas por esse app, se quiser saber sobre esse assunto, leia até o final!


Como vender mais pelo WhatsApp? 

Para saber como fechar mais vendas pelo WhatsApp e vender mais por esse aplicativo, você deve primeiro entender como funciona o aplicativo e quais são as boas práticas recomendadas, para que, em primeiro lugar, você não tenha seu número de WhatsApp bloqueado e consiga falar com diversos clientes.

Dessa forma, segundo uma pesquisa encomendada pela Mobile Time e Opinion Box, 40% dos usuários do WhatsApp abandonariam o aplicativo em caso de recebimento de SPAM. 

Além disso, o WhatsApp está acionando judicialmente quem fornece o envio automático ou em massa de mensagens no app. Portanto, ele deve ser um canal utilizado para:

  • falar com quem já conhece você;
  • ser um segundo canal, tendo sido feito o primeiro contato por e-mail, ligação ou qualquer outro. 

No entanto, é possível sim falar com pessoas que você nunca teve contato e não ser banido, contudo, essa prática deve ser realizada com cuidado. Se você quer saber como fazer isso, confira nosso texto sobre: WhatsApp como ferramenta de marketing, onde explicamos tudo sobre esse assunto. 

Agora que você já entendeu as premissas básicas do uso do aplicativo e conhece quais regras você deve seguir para evitar ser banido e quais são as boas práticas recomendadas pela própria plataforma, podemos falar mais especificamente sobre como fechar vendas pelo WhatsApp.


Como montar processos bem definidos no WhatsApp? 

Se você tem uma máquina de vendas ou um time comercial bem estruturado, existe uma determinada metodologia de vendas que é utilizada pela empresa, principalmente na primeira abordagem ao cliente para fazer com que ela tenha seu processo de vendas padronizado.

Caso isso ainda não exista, saiba que você está perdendo eficiência e deixando de vender mais pelo WhatsApp e até mesmo pelos outros canais de prospecção de cliente, dessa forma, se você ainda não faz isso, recomendamos a leitura de 4 conteúdos que vão te ajudar, eles são:

Ao ler e aplicar o conteúdo que é descrito em cada um desses materiais, com certeza você vai aumentar a taxa de conversão do seu time comercial e vai fechar vendas pelo WhatsApp.


Por que utilizar metodologia de vendas no WhatsApp?

Um dos conteúdos mais importantes citados acima, fala sobre as metodologias de vendas, passando por todas as principais. Apesar de muitos pensarem que elas devem ser aplicadas somente quando o vendedor está falando com o cliente, as metodologias de vendas também podem ser utilizadas no WhatsApp.

Dessa forma, você pode seguir todo o processo que você já faz (se você tem uma metodologia sendo aplicada na rotina do seu time comercial) também através desse aplicativo, isso vai garantir diversos benefícios como: 

  • Padronização de processos pelo WhatsApp;
  • Unificação do discurso de vendas;
  • Escalabilidade.

Além destes, existem vários outros benefícios que aplicar uma metodologia de vendas nesse aplicativo vai impactar positivamente no seu time comercial, sendo esta ação crucial para fechar vendas pelo WhatsApp.


Como fechar vendas pelo WhatsApp: SPIN Selling na prática.

Uma das principais metodologias de vendas utilizadas atualmente é o SPIN Selling, sendo ele divulgado pelo mundo todo, com isso, vamos mostrar abaixo um exemplo prático da aplicação do SPIN Selling no WhatsApp, mostrando como o Gabriel (Sales Development  Representative) desenvolverá seu discurso de venda pelo app quando ele obteve o contato da Roberta (Lead), confira:

  • Roberta (Lead): Bom dia, vi que a Suiteshare pode potencializar o uso do WhatsApp e tenho interesse em conhecer mais sobre a solução, mas gostaria de entender um pouco mais sobre a ferramenta de vocês, como posso fazer.
  • Gabriel (SDR): Bom dia Roberta, como vai? Aqui é o Gabriel, sou consultor da Suiteshare.  Hoje possuímos diversas funcionalidades que fazem com que o WhatsApp se torne um ótimo canal de vendas, contudo, antes de falar sobre elas, gostaria de saber como está a situação da empresa hoje quanto a geração de leads e ao time de vendas de uma maneira geral.
  • Roberta (Lead): Certo Gabriel, então, hoje nós estamos com uma dificuldade em aumentar nossa taxa de conversão, principalmente pelos leads que entram em contato através do WhatsApp, pois, nós não possuímos uma ferramenta de distribuição de contatos e, por vezes, alguns vendedores acabam sobrecarregados e outros ficam “livres”, já que cada um realiza o atendimento do cliente por um canal de vendas diferente.
  • Gabriel (SDR): Entendi, hoje então, seu principal problema é que vocês não conseguem distribuir e organizar o atendimento pelo WhatsApp para os vendedores da empresa e com isso, alguns deles acabam sobrecarregados e demoram a entrar em contato com os clientes, enquanto outros acabam ficando ociosos? Isso acaba gerando para você um menor número de vendas e de conversão e um pior atendimento no WhatsApp?
  • Roberta (Lead): Isso mesmo, acho que você conseguiu resumir bem a situação atual hoje. Acredito que nosso principal problema realmente seja esse e ele está causando estas duas situações citadas por você.
  • Gabriel (SDR): Que ótimo Roberta, neste caso, podemos te ajudar! Temos uma funcionalidade que realiza essa distribuição de clientes pelo WhatsApp de diferentes modos e vocês podem escolher e testar qual se adequa mais a realidade da empresa. Já imaginou poder fazer isso e não ter mais que passar por nenhum desses problemas? 
  • Roberta (Lead): Se eu não tiver mais esses problemas, sem dúvidas isso vai me ajudar muito e fazer com que o nosso time de vendas melhore sua eficiência operacional.
  • Gabriel (SDR): Excelente, para entender na prática como funciona essa e outras funcionalidades que podem te ajudar e melhorar a eficiência operacional do seu time de vendas, que tal agendarmos uma reunião com a Thais, nossa consultora de vendas, para que nós possamos conhecer melhor você e sua empresa?
  • Roberta (Lead): Excelente Gabriel, quanto tempo duraria essa reunião?
  • Gabriel (SDR): Essa reunião dura cerca de 20 a 30 minutos. Vi no seu Linkedin, que hoje você é a gerente comercial da empresa, é isso mesmo? Caso seja, acho que seria interessante convidar também o diretor comercial para participar, pois, acredito que ele vá querer também saber mais como funciona a Suiteshare e como podemos ajudar vocês hoje.
  • Que tal agendarmos para quarta-feira às 14h00?
  • Roberta (Lead): Certo Gabriel, esse horário estou livre, vou falar com ele para saber como está a agenda, porém podemos deixar a reunião já agendada.
  • Gabriel (SDR): Beleza, Roberta. Gostaria agora de apenas fazer algumas perguntas para eu poder passar as informações da sua empresa para a Thais, pode ser?
  • Roberta (Lead); Pode sim.
  • Gabriel (SDR): Perguntas de qualificação da empresa.

Como visto no exemplo prático acima, foram utilizadas diferentes técnicas de Rapport, como a técnica de sempre chamar pelo nome e de reciprocidade. Este caso foi apenas fictício, porém mostra uma potencial situação que pode ocorrer.

Na situação acima, a Roberta entrou em contato com a Suiteshare através do chat de WhatsApp no site e já chegou com o interesse em conhecer a solução, contudo, a primeira pergunta do pré vendedor foi pra entender um pouco mais sobre a situação da empresa, respeitando a metodologia de vendas (neste caso, o SPIN Selling).

Após isso, a cliente já estava ciente do seu problema, que foi validado novamente pelo SDR, que destacou os pontos que esse problema estava impactando no time comercial.

Por fim, foi perguntado como seria se ela tivesse esses problemas resolvidos, para que Roberta pudesse já se imaginar em uma situação “prazerosa” em que aqueles problemas não acontecem mais. Ao final da conversa, foram feitas as perguntas de qualificação da persona, para que possam ser confirmadas as informações básicas da empresa.

Com esse exemplo prático, agora você entendeu que um dos principais passos de como fechar vendas pelo Whatspp é ter uma metodologia sendo utilizada neste aplicativo, se quiser saber mais sobre esse tema, baixe nosso playbook de vendas no WhatsApp, que fala tudo sobre esse assunto.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade