WhatsApp

Entenda como funciona o Whatsapp Business

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 29 de julho de 2020
5 min de leitura
Entenda como funciona o Whatsapp Business
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas pessoas ainda tem dúvida se devem usar seu Whatsapp pessoal ou não para se relacionar com possíveis clientes e com contatos da sua empresa. Para poder dar mais funcionalidades e conseguir atender melhor as empresas e os clientes, o aplicativo criou o Whatsapp Business.

Apesar de ser bastante utilizado e difundido atualmente, a maioria de seus usuários desconhecem suas principais funcionalidades e não sabem como funciona o Whatsapp Business.

Acompanhe esse texto para entender como funciona o “Whatsapp comercial” e no final dele, você vai ter uma surpresa, podendo acessar nosso guia completo para saber tudo sobre ele.


O que é a conta comercial no Whatsapp?

Antes de tudo, mesmo que você já saiba o que é a conta comercial do Whatsapp, vamos explicar para que você possa ter o pleno entendimento dela ao longo do texto.

A conta comercial no WhatsApp ou Whatsapp Business é um aplicativo similar ao Whatsapp lançado pela empresa para que as companhias possam se relacionar de uma melhor maneira com os seus clientes.

Dessa forma, seu WhatsApp messenger, que você utiliza para conversar com seus amigos e familiares pode ser utilizado e além do mesmo, você também pode utilizar o Whatsapp Business, para poder conversar com os clientes da sua empresa e manter suas relações profissionais.

A conta comercial no WhatsApp possui diversas funcionalidades que fazem com que as empresas consigam se aproximar mais dos clientes e dessa forma utilizar o aplicativo para vendas e realizar o atendimento aos clientes via WhatsApp.

Leia mais: Como anunciar no WhatsApp.


Como funciona o Whatsapp Business

Entender como funciona o Whatsapp Business, não é díficil, pois ele funciona de maneira similar ao app e suas principais diferenças estão relacionadas às funcionalidades. Algumas delas são o perfil comercial, os catálogos e as etiquetas.

Você vai entender as principais funcionalidades e como elas podem te ajudar a partir dos próximos parágrafos.


Perfil comercial do WhatsApp

Com ele, é possível configurar um nome comercial que será exibido para os seus clientes, além de inserir uma breve descrição da empresa, configurar o horário de atendimento, adicionar onde fica a sede da sua empresa e outras informações que podem ajudar o cliente no contato prévio com a sua companhia.

Com todas as informações, o cliente fica mais seguro ao entrar em contato com você e pode até validar se sua empresa realmente é o que ele está procurando antes mesmo de iniciar uma conversa. Dessa forma, nem você nem ele perdem tempo se o seu perfil comercial no Whatsapp Business estiver muito bem configurado.

É muito importante destacar que ao invés do perfil comercial ter a foto da sua logo, como muitas empresas fazem, nós da Suiteshare recomendamos que a foto seja da pessoa que vai atender seu cliente, seja um vendedor ou alguém da equipe de suporte.

Diversas pesquisas apontam que ao utilizar a imagem de uma pessoa ao adicionar o Whatsapp da sua empresa, o cliente se sente mais confortável para falar com você.

Exemplo de perfil comercial no Whatsapp
Exemplo de como ter um perfil comercial bem configurado no Whatsapp.

Para isso, você deve ter um número de celular diferente de Whatsapp Business para cada um dos integrantes do seu time de vendas e atendimento ao cliente, se você utilizar esse aplicativo para se relacionar dessas duas maneiras com o cliente.

Uma dúvida que surge ao criar diversos números é como distribuir os contatos de seus clientes para diferentes setores e como criar diferentes número de Whatsapp Business. Se você está com essas duas dúvidas, confira nosso texto sobre:

  1. Como distribuir clientes para vários atendentes no Whatsapp e organizar os setores da empresa
  2. Como ter dois Whatsapp no mesmo celular sem precisar de chip.

Catálogo do Whatsapp Business  

Muitas empresas ao invés de utilizar essa função da maneira adequada acabam enviando prints ou fotos da galeria do celular para demonstrar produtos a seus clientes e muitas vezes as mídias de nossos aparelhos telefônicos não são muito bem organizadas.

Isso não necessariamente é errado, porém com essa funcionalidade, você pode cadastrar seus produtos para compartilhar com seus clientes como se fosse uma foto ou um vídeo, dessa forma, você pode deixar seu catálogo organizado para poder enviar essas informações de maneira mais rápida e não ter nenhum erro durante esse tipo de processo.

Afinal, mandar uma foto indesejada para algum cliente pode ser muito ruim tanto para você quanto para sua empresa. Inclusive, isso pode até acabar fazendo com que o cliente “desista” de falar com você e causar uma má reputação ou impressão da sua marca.

Exemplo de produto criado no catálogo do Whatsapp Business
Exemplo de camisa criada no catálogo do Whatsapp Business

Etiquetas no Whatsapp

Se você tem um alto volume de contatos e conversas com clientes pelo Whatsapp, você pode acabar se confundir, anotar nome errados ou não lembrar de uma conversa que teve e acabar tendo que “puxar” o histórico do cliente para entender em que fase de seu funil de vendas ele está.

Em vez de “perder esse tempo”, você pode etiquetar seus clientes e criar diferentes categorias para eles. Essas etiquetas são livres, então você pode ser criativo nesse momento. O ideal aqui é reunir seu time de vendas e criar estratégias de quais maneiras podem ser as mais eficientes para definir as etiquetas que você vai utilizar.

É muito importante nesse momento que você defina um processo que seja padronizado, afinal não adianta que alguns de seus vendedores etiquetem os clientes pela fase de funil e outros etiquete pela data de recebimento daquele contato, pois, isso tende a virar um caos na empresa e você vai perder a escala e o padrão do seu processo.

Esses dois últimos elementos são essenciais para qualquer time de vendas ou time de atendimento ao cliente, pois, sem eles, você não consegue ter um alinhamento dos membros daquele time e a comunicação deles fica muito ruim.

Criando uma etiqueta no Whatsapp Business
Criando uma etiqueta no Whatsapp Business – Foto: Reprodução/Marvin Costa
Salvando uma etiqueta no Whatsapp Business
Salvando uma etiqueta no Whatsapp Business – Foto: Reprodução/Marvin Costa

Resposta automática do Whatsapp Business

A medida que você passar a utilizar o WhatsappWeb, você vai notar que existem dúvidas que são bastante comuns dos seus clientes. Para facilitar o processo de atendimento, você pode criar atalhos no seu teclado para as dúvidas recorrentes deles, principalmente aquelas que precisam de uma explicação mais detalhada.

Lembre-se, você pode fazer isso, mas deve tomar cuidado para não automatizar demais a mensagem, afinal se o cliente perceber ou se você for automático demais, isso pode causar um mal estar com ele.

Portanto, tenha em mente que é interessante ter algumas mensagens automáticas, mas você deve ter um equilíbrio para humanizar seu atendimento, pois ele é essencial para que o cliente possa se sentir “confortável” com a sua empresa.

Como utilizar a resposta automática do Whatsapp Business
Como utilizar a resposta automática do Whatsapp Business – Foto: Reprodução/Helito Bijora

Mensagem de ausência no WhatsApp Business

A mensagem de ausência é quando você irá  criar uma mensagem que responderá automaticamente os seus clientes sempre que você estiver ausente. Ao utilizar ela você pode falar para seu cliente o horário de atendimento da sua empresa e que retornará assim que possível.

Dessa forma, mesmo se o cliente falar com você em algum horário em que a sua empresa estiver fechada ou você não estiver com o uso do Whatsapp, ele vai ser “atendido” e isso pode ser um grande diferencial. Afinal, quando você fala com alguém ou alguma empresa pelo Whatsapp, geralmente você espera que a pessoa responda o mais rápido possível.

O Whatsapp Business facilita a comunicação entre cliente e empresa, além de tornar ela mais ágil, portanto quanto mais rápido você responde a dúvida ou a mensagem do cliente, mais ele vai se sentir prestigiado com a empresa.

Dessa forma, é imprescindível que você utilize a mensagem de ausência para poder fazer com que o cliente se sinta atendido mesmo se você não estiver online naquele determinado momento.

Criando uma mensagem de ausência no Whatsapp Business
Criando uma mensagem de ausência no Whatsapp Business

Mensagem de saudação no Whatsapp Business

A mensagem de saudação tem um intuito bem parecido com a mensagem de ausência, porém ela é utilizada na sua maioria das vezes quando o cliente realiza o primeiro contato com a sua empresa.

Ao iniciar uma conversa, se você tem um número de Whatsapp Business próprio, você pode configurar uma mensagem padrão se apresentando para o cliente e dizendo que irá atender ele assim que possível.

Abaixo, segue um exemplo de mensagem de saudação.

Criando uma mensagem de saudação no Whatsapp Business
Criando uma mensagem de saudação no Whatsapp Business

A uma mensagem de saudação também é enviada após 14 dias de inatividade. Um ponto muito importante e não muito falado é que essa mensagem só é enviada ao destinatário se você estiver conectado a internet.

Portanto, em casos de você estar offline, o cliente ou o lead não irá receber a mesma.

Agora que você entendeu como funciona o Whatsapp business, saiba que além de todas essas funcionalidades ele possui uma série de funções e outras características que fazem com que ele seja uma das principais ferramentas de relacionamento das empresas com seus clientes atualmente.

Se você quer saber como usar ele da melhor forma possível, acesse nosso guia completo sobre o WhatsApp Business.

Agora que você entendeu como funciona o Whatsapp Business, ao ler o texto acima, você terá todas as informações e todo o passo a passo de como aumentar suas vendas e atender melhor seus clientes através desse aplicativo.

Se você gostou desse texto, compartilhe ele para seus amigos e nas suas redes sociais!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Entenda como funciona o Whatsapp Business”

Como colocar o link do WhatsApp no Instagram : Aprenda em 6 passos!

[…] WhatsApp […]

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade