Vendas

Como integrar o WhatsApp com o CRM: Passo a passo completo!

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 15 de janeiro de 2021
Como integrar o WhatsApp com o CRM: Passo a passo completo!
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As integrações entre CRM, softwares e outras plataformas são um dos principais pilares para a automatização de processos na equipe comercial. Como o WhatsApp está cada vez mais sendo utilizado como plataforma de contato entre clientes e empresas, a integração entre WhatsApp e CRM é cada vez mais procurada.

Dessa forma, na medida em que as empresas vão crescendo, elas procuram cada vez mais integrações, não só com o app citado acima, mas com diversos outros.

O objetivo de tudo isso é fazer com que os pré-vendedores e vendedores foquem apenas em prospecção e não percam tempo fazendo esse tipo de registro. Se você quer fazer com que o time comercial ganhe produtividade, leia este conteúdo, pois nele, vamos focar em explicar como integrar o WhatsApp com o CRM através da Suiteshare!

Por que integrar o WhatsApp com o CRM?

A integração do WhatsApp com o CRM e o uso de automações está cada vez mais sendo utilizado não só no setor comercial, mas em praticamente todos os setores das companhias de alto crescimento.

Todo esse processo possui o intuito de fazer com que os colaboradores e gestores foquem principalmente nas atividades essenciais da empresa e que geram maior resultado e não tenham que perder tempo realizando processos que poderiam ser feitos de maneira automática.

Dessa forma, se você quer que seus vendedores foquem apenas em realizar ligações, conversar com os clientes e enviar propostas comerciais, você deve integrar o WhatsApp com o CRM.

Além desses, outros motivos extremamente relevantes para fazer isso são:

  • Não precisar cadastrar manualmente os leads;
  • Capturar os dados de quem conversa no WhatsApp;
  • Agilizar o processo comercial;
  • Melhorar a organização do CRM;
  • Facilitar o envio de propostas comerciais.

Como integrar o WhatsApp com o CRM?

Para realizar a integração do WhatsApp com o CRM, antes de tudo você deve criar uma conta gratuita na Suiteshare. Depois, você deve primeiro criar um link de WhatsApp para utilizar ele na divulgação em diversas plataformas, como:

  • Facebook Ads;
  • Blog Posts;
  • Bio do Instagram;
  • Outros canais de captação de leads.

A partir disso, você deve definir quais serão os dados que serão armazenados do contato.

Passo a passo completo

Agora que você já criou uma conta gratuita na Suiteshare e já conseguiu criar seu link para divulgar ele nos canais de captação de leads listados acima, basta seguir o passo a passo abaixo:

1.       Acesse o painel da Suiteshare e clique em integrações no dashboard ou clique em configurações e depois em integrações.

integrar WhatsApp com CRM

2.       Agora, para fazer a integração do WhatsApp com o CRM, você deve selecionar qual o que você utiliza na sua empresa.

3.       Cabe ressaltar que entre os CRMs que a Suiteshare permite a possibilidade de integrar com o WhatsApp estão: o Hubspot, Dinamize, RD Station, entre outros.

4.       Clique em “Conectar”

5.       Faça login na conta do seu CRM

integre o WhatsApp com o CRM

6.       Autorize a conexão

7.       Selecione o formulário de captura que será conectado

Selecione o link de WhatsApp para fazer a integração

8.       Defina para onde o lead será enviado dentro do CRM

Escolha o pipeline

9.       Defina o estágio

Escolha a etapa do funil

10.   Salve

Agora você consegue integrar o WhatsApp com o CRM e não precisa mais perder tempo realizando manualmente o cadastro de eventuais contatos que conversam com a empresa através deste aplicativo.

Se você utiliza o Pipedrive, confira nosso conteúdo que fala como integrar os leads do WhatsApp com o Pipedrive.

Vá além da integração e turbine suas vendas pelo WhatsApp

Com a Suiteshare, você consegue montar um funil de vendas estruturado através do WhatsApp e consegue atrair, organizar, capturar e integrar, vender, fazer remarketing e analisar todo esse processo, conforme a imagem abaixo:

integrar o CRM com o WhatsApp

Na primeira parte do funil, em atrair, é possível:

Na segunda parte do funil, você pode definir diferentes formas de atender seus clientes que chegam pelo WhatsApp, com isso, você pode melhorar a produtividade e a distribuição de leads do seu time de vendas.

Na terceira parte, para capturar os contatos, você pode utilizar um formulário que direciona para o App ou um robô de captura que realiza o primeiro atendimento como cliente e direciona para um vendedor da empresa.

A partir de tudo isso, é possível fazer remarketing no WhatsApp para aqueles que entram em contato com a companhia e através das estatísticas e relatórios fazer a análise de geração de leads, taxas de conversão e outras métricas extremamente importantes para que o seu time comercial tenha mais resultados.

Se você quer conhecer mais a plataforma que pode transformar suas vendas pelo WhatsApp e tornar esse o principal canal de captura e conversão de leads da sua empresa, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade