WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp no Dia das Crianças

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 9 de outubro de 2020
Como vender pelo WhatsApp no Dia das Crianças
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para várias empresas e principalmente para alguns e-commerces e lojas virtuais que atuam no segmento infantil, o dia das crianças é uma grande oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 73% dos consumidores planejavam fazer compras no dia das crianças em 2019 e o esperado para se movimentar na data era cerca de R$ 10,3 bilhões no varejo.

Dessa forma, sabendo de toda a importância dessa data, este conteúdo foi elaborado com algumas dicas e estratégias que podem ser utilizadas por você para vender pelo WhatsApp no dia das crianças, confira! 



Primeiros Passos para vender pelo WhatsApp no dia das crianças

O primeiro passo a ser feito, é organizar e avaliar se você já utiliza o WhatsApp para vender e como você utiliza esse canal. Isso é crucial, pois, como o dia das crianças é uma data muito importante, que geralmente atrai uma maior quantidade de visitantes para o seu site e também de leads, você deve ter um time preparado para vender para eles.

Se você já utiliza o WhatsApp como canal de vendas, avalie como está seu uso, quais os problemas que você está enfrentando e pense possíveis estratégias e possibilidades que podem fazer você aumentar as vendas e conversões.

Se você ainda não utiliza o WhatsApp, o ideal é que você primeiro consiga estruturar seu time de vendas pelo WhatsApp, depois divulgar esse novo canal de contato através das suas diferentes redes sociais para torná-lo mais acessível para ser utilizado e encontrado por potenciais clientes e também por clientes.

O primeiro passo para começar a utilizar o aplicativo como um meio de contato entre potenciais consumidores e sua empresa após estruturar o time vendas, é criar um link de WhatsApp para cada rede social e canal de vendas, divulgar ele via e-mail para sua base de leads e de clientes e adicionar um botão de chat de WhatsApp na home do site e em páginas em que ele possa agregar valor para o cliente.

Com isso, caso o cliente visite seu site e tenha alguma dúvida sobre um determinado produto, através de 2 cliques ele pode falar com o seu time de vendas, sanar essa dúvida e realizar a compra.


3 Estratégias para vender mais no dia das crianças

Apesar do foco desse conteúdo estar relacionado ao WhatsApp, o ideal é que esse canal de vendas seja utilizado de maneira integrada com outras ações de marketing e campanhas realizadas pela empresa, portanto, é muito importante utilizar estratégias que integrem ele com outras mídias.

Por conta disso, decidimos elencar as 3 principais estratégias que podem ser utilizadas em conjunto com o WhatsApp pela sua empresa para vender mais no dia das crianças.

1. Promova e engaje através de interações com os seguidores

Identifique qual a rede social da sua empresa que possui maior engajamento e faça ações voltadas para o dia das crianças. Elas podem ser:

  • A divulgação de imagens de funcionários da empresa quando eram crianças;
  • O compartilhamento de jogos e itens antigos que eram extremamente populares;
  • A utilização de um quiz sobre um determinado brinquedo, personagem ou desenho animado para engajar a garotada.

Além desses, existem diversos outros tipos de ações que podem ser realizadas, todas elas podem fazer com que você consiga humanizar o relacionamento da sua marca com o seu público alvo e, a partir disso, gerar uma maior identificação e engajamento com a sua marca.

Além disso, ao fazer esse tipo de divulgação, você pode utilizar um call to action (CTA) que faça com que as pessoas marquem os amigos e conhecidos, pois, dessa forma, você poderá ganhar vários seguidores.

2. Faça promoções exclusivas

Aproveite o item citado anteriormente e utilize também de promoções e campanhas para determinados itens (principalmente aqueles que estão mais “na moda”) para engajar o seu público alvo.

Isso pode ser feito através de diferentes campanhas, uma delas pode ser voltada para um concurso de melhor foto do dia das crianças, onde o cliente deverá tirar uma foto do seu filho ou até dele mesmo, com uma determinada fantasia de um brinquedo ou desenho animado e a melhor foto ganhará aquele determinado presente de dia das crianças.

Ao se utilizar desse tipo de campanha, você pode fazer com que para ser válida a participação, ele marque mais 3 amigos, dessa forma sua marca ficará bastante conhecida, além do que, esse tipo de ação costuma ser muito divertida e bastante compartilhada nas redes sociais.

O intuito é fazer com que você possa conquistar mais seguidores, que podem também participar da campanha e divulgar para outras pessoas; Portanto, quanto mais criativa ela for, melhor.

Lembre-se também de que ela deve ser direcionada para o seu público alvo e deve ser feita especificamente para a persona que você quer atingir nesta data.

3. Faça campanhas de fidelização

As campanhas de fidelização de clientes são um excelente estímulo para que você possa aumentar suas vendas no dia das crianças, afinal, quem já comprou de você, se tiver gostado do produto e se sua empresa proporcionou uma boa experiência, pode estar bastante propenso a fazer isso novamente, basta você dar “aquele empurrãozinho”.

Para isso, você pode pensar em promoções exclusivas, descontos, brindes e diversos outros tipos de “bônus” que podem ser utilizados para estimular com que seus clientes comprem de você nesta data. Além disso, você também pode fazer campanhas de indicação, para fazer com que a sua base de clientes divulgue e indique sua marca e, a partir disso, você consiga impactar mais pessoas.

Lembre-se que todas essas ações citadas acima devem ser estruturadas e planejadas para estar na linguagem do seu público alvo e persona do dia das crianças, que não necessariamente é semelhante as pessoas que você atinge nos outros períodos.

6 dicas para vender pelo WhatsApp no dia das crianças

1.  Responda o cliente o mais rápido possível

Responder o cliente o mais rápido possível é muito importante para que você possua altas taxas de conversão. Em uma pesquisa feita com os clientes da Suiteshare, identificamos que a maioria dos vendedores costuma demorar mais de 40 minutos para contactar o lead pela primeira vez e também descobrimos que ao demorar mais de 1 hora para responder um potencial cliente no WhatsApp, suas possibilidades de venda diminuem pela metade.

2.    Não faça listas de transmissão

No lugar de utilizar listas de transmissão, crie grupos fechados para que somente administradores possam enviar mensagens, dessa forma, você vai poder divulgar ele e enviar promoções e produtos que vão estar em oferta nesta data.

A partir dos grupos é possível saber quem visualizou ou não, qual o horário da visualização e quem saiu do grupo, algo que não é possível com a lista de transmissão. Além disso, você pode utilizar o link dele e estimular com que as pessoas divulguem o mesmo para alcançar mais potenciais clientes.

Você não deve adicionar as pessoas neste grupo sem que elas permitam, o ideal é divulgar ele através de um link e fazer com que sua oferta seja interessante o suficiente para que ela clique e entre no grupo.

É importante ressaltar que ao criar um grupo, você deve sempre focar em enviar mensagens e conteúdos que agreguem valor para as pessoas que estão dentro dele, pois, se não fizer isso, essa ideia pode ser um fracasso.

3.    Distribua o atendimento do WhatsApp na sua empresa

As demandas que chegam pelo WhatsApp geralmente são para o time de vendas ou de suporte ao cliente, contudo, outros setores, como o financeiro, também podem ter que falar com o consumidor através desse canal, portanto, o ideal é que você possua diferentes números para cada um desses setores.

Dessa forma, você consegue distribuir o atendimento e os setores da empresa, para saber como fazer isso da melhor forma possível, criamos um conteúdo chamado: como organizar os setores da sua empresa no WhatsApp e recomendamos que você leia ele para entender mais sobre este assunto.

4.    Tenha uma comunicação simples e objetiva

Apesar de muitas pessoas gostarem de enviar áudios para clientes e amigos através do WhatsApp, o ideal é que você sempre tenha uma comunicação simples e objetiva com os clientes para facilitar o processo de entendimento e o processo de vendas.

Portanto, independente se for um áudio ou uma mensagem, foque primeiro em tirar a dúvida que o cliente te perguntou e depois faça uma pergunta que possua contexto para conseguir fazer o processo de qualificação de leads pelo WhatsApp.

Lembre-se, o contexto nesse momento é muito importante para que a pergunta agregue valor no processo de vendas e esteja de acordo com o que você está conversando com o lead.

5.    Utilize o remarketing e faça campanhas de mídia paga com o CTA para o WhatsApp

O remarketing é muito importante para qualquer negócio, principalmente se você fizer ele com um público segmentado, de acordo com os dados que você possui da sua persona e se ele tiver visitado uma determinada página.

Se você possui um e-commerce, por exemplo, fazer remarketing para aqueles leads que abandonaram o carrinho pode ser uma excelente ideia. Além disso, utilizar e testar diferentes call to actions, visando sempre com que o cliente ao clicar naquele botão seja direcionado para o WhatsApp pode ser uma excelente ideia para que você consiga atrair mais leads para este canal de vendas.

Lembre-se que fazer campanhas específicas para essa data é o ideal para que você possa personalizar ao máximo a comunicação e vender mais pelo WhatsApp no dia das crianças.

O passo a passo de como direcionar o CTA em campanhas de mídia paga está no vídeo abaixo, confira:

6.    Utilize o QR Code para atrair clientes para o WhatsApp

Com o QR Code, você pode metrificar suas campanhas off-line e utilizar ele em revistas, impressos, panfletagens e até em outdoors, dessa forma, você consegue perceber qual dos canais de marketing off-line está trazendo mais resultado e consegue fazer com que o cliente tenha uma possibilidade a mais de entrar em contato com a sua empresa.

Se você gostou desse texto, não deixe de conferir o nosso playbook de vendas pelo WhatsApp para vender mais no dia das crianças, que possui ainda mais dicas que vão fazer você bater o recorde de vendas nesta data.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade