Vendas

Como vender pelo WhatsApp: 22 dicas para gerar resultados

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 21 de outubro de 2021
Como vender pelo WhatsApp: 22 dicas para gerar resultados
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aprenda como vender pelo WhatsApp com 22 dicas práticas e aproveite o potencial do aplicativo de mensagens mais popular do mundo.


Um levantamento realizado pela Loja Integrada, plataforma de criação de lojas virtuais, concluiu que cerca de 75% dos pequenos e médios comerciantes usam o WhatsApp como canal direto de vendas com seus clientes.

E se você pensa que vender pelo WhatsApp é uma estratégia buscada apenas pelas PMEs, está enganado. As grandes marcas do varejo mundial já sabem do potencial do WhatsApp no aumento das conversões e vendas. Algumas delas impulsionadas pela Suiteshare já colhem resultados impressionantes.

O motivo? A preferência dos clientes. 

Podemos explicar este argumento dividindo a resposta em tópicos:

1. Aumento no número de compras online

O primeiro dado que ajuda a explicar porque vender pelo WhatsApp é uma estratégia tão importante é o aumento no número de compras online.

Segundo o estudo “Comunicação e Acompanhamento Fazem a Diferença na Experiência de Compra do Cliente”, publicado no site Mercado e Consumo, revela que 88% dos consumidores brasileiros já fizeram compras pela Internet.

Números que crescem ano a ano em velocidades impressionantes, não é mesmo?

Ainda segundo o estudo, os respondentes afirmam que vão gastar 25% a mais em empresas que investirem em processos de transformação digital. 

2. Popularidade dos aplicativos de mensagem

O segundo dado é o aumento da popularidade dos aplicativos de mensagens instantâneas. 

Os aplicativos de mensagens instantâneas já superaram as redes sociais como os locais onde passamos nosso tempo, sendo o WhatsApp o aplicativo de mensagens móvel global mais popular do mundo, com aproximadamente dois bilhões de usuários ativos por mês.

3. Preferência dos clientes pelo WhatsApp

O terceiro dado argumentativo para explicar a importância de vender pelo WhatsApp vem diretamente do Twitter do Chefe do WhatsApp, Will Cathcart: 175 milhões de pessoas enviam mensagens para contas comerciais no WhatsApp todos os dias.

E, segundo pesquisas do Facebook, 66% dos consumidores estão mais confiantes em fazer uma compra quando uma empresa está ativa em aplicativos de mensagens.

Como vender pelo WhatsApp: 22 dicas para gerar resultados

Convencido da importância de começar a vender pelo WhatsApp? O próximo passo é saber como vender pelo WhatsApp de forma escalável e altamente lucrativa.

Pensando nisso, montamos esse guia com todos os passos necessários para quem deseja implementar uma estrutura profissional que gera resultados.

1. Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business está para sua empresa, assim como o Batmóvel está para o Batman. Brincadeiras à parte, essa analogia ajuda a explicar a importância do WhatsApp Business na sua estratégia. 

É através dele que vamos chegar até nossos objetivos e, assim como o Batmóvel, ele está totalmente equipado com soluções para facilitar o seu trajeto.

No WhatsApp Business você tem acesso a muitos que não estão disponíveis na versão padrão do aplicativo.

Entre os recursos com mais destaque temos: perfil comercial, criação de catálogos e etiquetas.

Nós temos um post completo em nosso blog que explica em detalhes cada um dos recursos e como funciona o WhatsApp Business.

2. Tenha um perfil profissional

Com o WhatsApp Business dominado, a próxima etapa é criar o seu perfil profissional no WhatsApp. 

Esta etapa é obrigatória para vendedores que desejam alcançar melhores resultados com o WhatsApp.

Para facilitar a sua configuração e garantir que nenhum detalhe seja esquecido, criamos um checklist para auxiliar você a configurar seu WhatsApp corretamente, clique aqui para acessar o checklist.

3. Entenda o estágio do cliente

Vender pelo WhatsApp exige que você conheça seu cliente e entenda seu comportamento de consumo. Isso fará com que você consiga potencializar o seu atendimento e aumentar suas vendas. 

Do contrário, os resultados podem ser bem diferentes. Não saber o momento certo de abordar um cliente, disparar ofertas genéricas ao invés de elaborar ofertas personalizadas para as necessidades de cada cliente, não investir em relacionamento com leads, entre outras ações podem prejudicar muito seu desempenho de vendas. Isso em qualquer canal, não apenas no WhatsApp.

Perfil criado e configurado “check!”. A seguir? Criar seu link do WhatsApp. 

O link serve para facilitar a conversão de leads para o seu WhatsApp. Funciona assim, sempre que o cliente clicar no seu link do WhatsApp, uma janela de conversa será iniciada entre o número que você inseriu no link e o cliente. E funciona tanto em smartphones, quanto na versão web do WhatsApp.

Existem 4 maneiras de criar seu link do WhatsApp, em uma delas você pode personalizar seu link de WhatsApp com o nome da sua empresa, além de personalizar a mensagem que aparecerá pré-digitada e adicionar variações de mensagem no mesmo link.

5. Divulgue o seu contato

Uma das vantagens de criar seu link do WhatsApp personalizado, é poder utilizá-lo de maneiras diferentes em uma estratégia de marketing digital.

Ebook Gratuito: 43 estratégias com alto potencial de escalabilidade e fácil execução para sua empresa gerar leads e vender pelo WhatsApp

6. Automatize os processos

Vamos voltar a falar sobre o WhatsApp Business e seus recursos. O primeiro deles é a criação de respostas automáticas.

É ideal para automatizar processos, garantir que o tom e voz da sua marca sejam aplicados em todos os atendimentos, centralizar e garantir que informações importantes sejam passadas ao cliente corretamente e sem erros ou variações entre atendentes.

Mas acima de tudo, as mensagens automáticas são excelentes para os vendedores, sobretudo no quesito produtividade. 

Confira um tutorial rápido sobre como criar suas mensagens automáticas.

Outro processo que você deve automatizar acontece antes do cliente conversar com seu vendedor. Automatizar e personalizar a experiência do usuário e a distribuição dos leads são etapas essenciais para aumentar as suas taxas de conversão.

Como você pode fazer isso? Uma alternativa é utilizar o widget de WhatsApp da Suiteshare para organizar seu sistema de atendimento pelo WhatsApp.

Nós já mostramos como criar uma Central de Atendimento no WhatsApp que permite, entre outras opções personalizadas, dividir seus atendimentos por setor, por tipo de produto ou serviço, por departamento, por vendedor ou até mesmo pela localização física do seu cliente.

Depois de estruturar sua central de atendimento, você poderá automatizar a distribuição automática de leads entre seus atendentes. Podendo dividir igualmente a quantidade de leads igualmente para cada um dos seus vendedores, ou personalizar a distribuição da maneira como fizer mais sentido para sua necessidade.

7. Crie seu script de vendas pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp pode se tornar muito mais fácil se você criar um Playbook de Vendas. No playbook de vendas da Suiteshare nosso co-fundador e CMO, Marcelo Wagner usa uma analogia que basicamente nos explica que para vencer uma partida de futebol, o primeiro passo é saber “jogar o jogo”. 

Consegue relacionar com o seu processo de vendas pelo WhatsApp, certo? 

Estruturar um playbook de vendas é fundamental para a sua vitória. Sorte a sua que você pode fazer o que mais de 5 mil empresas fizeram e baixar o Playbook de Vendas pelo WhatsApp da Suiteshare.

Você terá acesso a um playbook bastante completo explicando como iniciar uma estratégia completa de vendas no WhatsApp, a mesma que fez a Suiteshare crescer 22% ao mês no último ano, vendendo apenas pelo WhatsApp.

[Playbook de Vendas no WhatsApp] Tudo que você precisa saber sobre como vender pelo WhatsApp

8. Treine a sua equipe de vendas

Depois de criar o seu processo de vendas pelo WhatsApp será preciso treinar sua equipe de vendas para que todos possam trabalhar sob a mesma visão de negócio e seguindo as mesmas técnicas de vendas.

9. Metrifique seus processos

O ciclo de vendas não se completa sem analisar dados, não é mesmo? Para isso é preciso realizar a coleta de dados dos leads gerados e analisar seus os resultados para medir e analisar quais canais geram mais tráfego para o WhatsApp, qual campanha, entre outros.

Capturar os dados e integrar os leads gerados pelo WhatsApp com suas ferramentas de CRM e marketing é mais fácil do que você imagina. Clique aqui e confira como utilizar CRM integrado com WhatsApp.

O catálogo é mais um recurso do WhatsApp Business extremamente útil para auxiliar quem deseja vender pelo WhatsApp que permite que sua empresa exiba e compartilhe até 500 itens com seus clientes. 

Cada um dos itens listados no seu catálogo podem ser personalizados com título exclusivo e campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto. 

Além disso, é possível compartilhar o seu catálogo completo ou itens específicos dele em qualquer lugar. Por exemplo, nas suas ações de social media, outras plataformas, na fachada da sua loja ou em itens offline através de QR Codes de WhatsApp, entre outros.

O que nos leva ao próximo tópico.

11. Prepare um banco de imagens

Um dos principais pontos que levam os clientes a preferir o WhatsApp para realizar suas compras é, sem dúvidas, a humanização do processo de compra. 

Seus clientes desejam se relacionar com seres humanos, sobretudo em momentos de decisão, por isso o WhatsApp é o canal mais utilizado para isto. 

Durante uma conversa de vendas no WhatsApp o vendedor pode, por exemplo, enviar fotos de diferentes modelos disponíveis para auxiliar um cliente que precisa de ajuda para decidir a estampa da camiseta de presente de amigo oculto ou permitir que você envie para o cliente uma foto dos seus trabalhos antigos como portfólio.

Para isso é importante construir um banco de imagens atualizado e que valorize os seus produtos. Fotos bem produzidas, com boa iluminação e que valorizam cada detalhe do seu trabalho certamente contribuirão muito para aumentar suas vendas.

12. Fique atento ao tempo de resposta

Para diversos segmentos do mercado, o tempo é o principal fator que vai definir o sucesso ou não de uma venda. 

Por isso é importante garantir que esse tempo seja o menor possível sempre. O recurso de respostas automáticas pode ajudar muito nesse sentido, mas lembre-se que seus clientes são pessoas que desejam realizar uma interação com outra pessoa. O que isso quer dizer? Que o toque humano e personalizado aqui sempre que possível deve ser priorizado. 

Em outro artigo do nosso blog, citamos um dado da pesquisa Global Consumer Pulse, feita pela Accenture Strategy, que constatou que, somente em 2020, as companhias brasileiras perderam 401 bilhões de reais com o mal atendimento, ou a falta de ofertas adequadas às necessidades dos consumidores.

E um dos motivos que pode explicar vem de outra pesquisa. Para 50% dos respondentes da pesquisa realizada pela NeoAssist em parceria com o E-Commerce Brasil,revelarem ter pouca confiança em canais de autoatendimento, como chatbots e FAQs.

Entre os motivos para a desconfiança, 75% responderam que é o fornecimento de respostas alinhado com as perguntas enviadas e 72% acreditam que envolve a correta compreensão das dúvidas apresentadas. 

13. Peça autorização para adicionar o usuário

A LGPD representa um marco no Brasil no que diz respeito à forma como os usuários e as empresas enxergam e, sobretudo, utilizam os dados compartilhados durante as interações.

Isso significa que as boas práticas de opt-in devem ser seguidas à risca no WhatsApp, e em qualquer canal de comunicação, não é verdade?

Portanto, peça o consentimento do seu contato antes de sair disparando mensagens, ok?

14. Ofereça conteúdo relevante

Uma alternativa para isso é oferecer alguma recompensa em troca do contato de WhatsApp do seu potencial cliente.

Aqui vale a pena colocar em prática todos os conhecimentos que você aprendeu na etapa de estudar o seu cliente, para pensar em conteúdos, recompensas e formas de conseguir o contato do seu cliente.

Se precisar de uma ajudinha, não esqueça do nosso ebook com 43 alternativas para você testar.

15. Seja objetivo 

Isso também não significa extrapolar os limites. Seu cliente gosta de mensagens rápidas e objetivas. 

O seu cliente gosta de mensagens personalizadas, que respondam suas dúvidas com clareza e objetividade, sempre da maneira mais rápida possível e sempre alinhada com o tom e voz da sua marca.

16. Organize seus clientes

Utilize o recurso de etiqueta do WhatsApp Business para categorizar e organizar seus clientes. 

Você pode criar etiquetas que identifiquem qual a jornada de compra de cada cliente, por categoria de produto que ele procura, por tipo de serviço, por estágio da negociação ou execução do trabalho etc. 

Assim fica muito fácil gerenciar e atender cada cliente com a atenção e personalização que ele exige.

Se conseguir integrar seus leads gerados no WhatsApp com seu CRM melhor ainda.

17. Crie um cronograma de mensagens

Depois de conseguir o consentimento para o envio de mensagens para seu cliente, crie um cronograma de mensagens.

Recomendamos que você planeje sequências de mensagens para diferentes situações. Para aqueles contatos que pararam de responder, os que você não realizou a venda, para seus clientes fiéis, para aqueles clientes que chegaram através dos conteúdos gratuitos que você oferece e por aí vai. 

18. Crie uma campanha de vendas para o WhatsApp

Assim como você planeja uma campanha de vendas para sua loja virtual, deve investir em campanhas direcionadas para o WhatsApp.

O planejamento destas campanhas passa por utilizar seu link personalizado do WhatsApp nos seus canais de atração, inclusive Google Ads, integrar os leads gerados com suas ferramentas de marketing, criar ações e mensagens específicas para o canal e todas as etapas que envolvem uma campanha digital.

Além disso, um plus para suas campanhas é poder impactar os leads gerados no seu WhatsApp com estratégias de retargeting e remarketing.

19. Aproveite o status do WhatsApp

Outra estratégia muito utilizada por empresas que já vendem pelo WhatsApp, é aproveitar os status do WhatsApp para compartilhar informações e ofertas relevantes para sua rede de contatos.

Esta ideia faz bastante sentido, especialmente se executada dentro de uma estratégia robusta de marketing pelo WhatsApp. 

Por exemplo, vale a pena inserir este item no seu planejamento de campanhas e preparar uma ação para impactar seus contatos gerados através de ofertas de conteúdo de topo de funil, que ainda estão em uma etapa inicial do processo de vendas.

20. Evite spam

Esta dica estava implícita em algumas outras que já falamos aqui, mas vale a pena reforçar.

Enviar SPAM na Era do conteúdo personalizado é cometer uma falta grave no jogo. E a punição pode ser severa, como ser banido do WhatsApp.

21. Faça pesquisas de satisfação

Sabe quem é a melhor pessoa para dizer porque comprou ou não de você? Seu cliente, exatamente! Ouvir os seus clientes é a melhor forma de aprender como vender pelo WhatsApp.

Por isso, é fundamental incluir em seu processo de vendas pelo WhatsApp uma pesquisa de satisfação para ouvir seus clientes e os perdidos também.

Essa atitude, além de apontar caminhos para sua empresa, pode contribuir positivamente com seu cliente. Saber que sua opinião é importante e que ele tem voz e será ouvido pela sua empresa pode transformar um cliente em defensor da sua empresa ou até resgatar uma venda perdida.

22. QR Codes + Offline

Para finalizar, os QR Codes de WhatsApp merecem um destaque especial. Eles são uma excelente ferramenta para atrair contatos offline para sua estratégia de WhatsApp.

Você pode utilizá-lo na fachada das suas lojas divulgando uma oferta personalizada de entrega gratuita para os clientes do bairro, por exemplo. Ou pode utilizar seu QR Code de WhatsApp na embalagem dos seus produtos para gerar leads influenciados pelo seu cliente e tantas outras possibilidades de uso.

Conclusão

Se você chegou até esta altura do texto, parabéns! Você acaba de dar não só um, como vários passos adiante em busca do objetivo de vender pelo WhatsApp. A bola está com você, mas agora muito mais perto do gol!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade