WhatsApp

Comunicação pelo WhatsApp: Aprenda 8 estratégias

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 31 de julho de 2020
5 min de leitura
Comunicação pelo WhatsApp: Aprenda 8 estratégias
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados no mundo inteiro e tem mais de 1 bilhão de usuários, atualmente é difícil encontrar alguma pessoa ou empresa que não utilize esse aplicativo.

Com isso, além de ser utilizado para conversas com amigos e parentes, atualmente muitos clientes preferem entrar em contato pelo WhatsApp do que ligando para a empresa.Portanto, esse app vem sendo cada vez mais utilizado para se comunicar com clientes e leads. 

As empresas que estão sabendo se comunicar bem por este aplicativo, estão obtendo ótimos resultados, principalmente relacionados a taxa de conversão e ao aumento das vendas. Ao final desse texto, você vai aprender 8 estratégias que vão melhorar a comunicação pelo WhatsApp.


Não utilize a lista de transmissão do WhatsApp 

Recentemente, o WhatsApp liberou a opção de fechar os grupos para que somente os administradores possam enviar mensagens.  Isso tem se mostrado uma excelente estratégia para fazer lançamentos de produtos ou publicar ofertas. 

Os grupos fechados podem ser muito melhores do que as listas de transmissão, porque a entrega é muito maior, você sabe na hora quem visualizou, quem não visualizou e quem saiu do grupo.  Sem contar que você pode gerar o link do grupo e divulgar para que seus clientes entrem nele. 

Na Suiteshare, por exemplo, nós temos um grupo fechado para informar nossos clientes sobre as últimas atualizações do sistema. Dessa forma, utilizamos o WhatsApp como um meio de comunicação constante com nossa base de usuários, fazendo com que ele também possa ser usado para reter e fidelizar clientes.

Afinal, a retenção das empresas que já estão utilizando seu produto é tão importante quanto ter mais vendas do mesmo.

Leia mais: Primeiro contato com o lead.


Utilize a automação grátis que o WhatsApp permite

Se você quer realizar uma ação de resposta automática para os clientes que te chamam no WhatsApp, uma ótima opção é utilizar a mensagem de saudação. 

Nessa mensagem você pode incluir, por exemplo, um link que direciona seu cliente para algum lugar.  Vamos a um exemplo:

  • Faça um post no LinkedIn falando que você está liberando um e-book gratuitamente e que para recebê-lo, é necessário clicar no seu link de WhatsApp. 
  • Programe a mensagem de saudação do WhatsApp com o link de download do e-book. – 

Todos que clicarem no link e enviarem uma mensagem, irão receber a mensagem de saudação com o link. Eles farão o download do e-book e você terá o contato deles no WhatsApp (já com o opt-in) e poderá oferecer seus produtos/serviços. Além disso, com a Suiteshare, você poderá fazer remarketing pelo WhatsApp, após o cliente realizar o downlaod do material.

Essa estratégia pode ser bastante útil, pois, você vai conseguir impactar todas aquelas pessoas que falam com você por esse canal de vendas. Se quiser saber como fazer isso, acesse nosso texto: como fazer remarketing pelo WhatsApp


Comunique-se numa linguagem que conecte sua empresa com seu lead

Conhecer seu público alvo e sua persona são itens muito falados ultimamente, porém, muitas empresas ainda pecam nesse ponto e em realizar uma comunicação pelo WhatsApp de maneira constante com nossa base de usuários, fazendo com que ele também possa ser usado para reter e fidelizar clientes.ada com seu cliente.

Cada empresa pode ter várias personas, isso é comum, principalmente se a empresa vender diversos produtos ou serviços.  Descobrir o perfil dos seus clientes permite você identificar diferentes comportamentos, tendências, necessidades e expectativas. 

Todos esses pontos se mapeados e compreendidos te ajudam a ter melhores e maiores vínculos com seus clientes. Um último ponto é levar em consideração informações como sexo e idade, dessa forma você pode personalizar a sua comunicação pelo WhatsApp e nas redes sociais.

Comunicação pelo Whatsapp

Faça a comunicação pelo WhatsApp enviando conteúdos de qualidade

Para fazer uma boa comunicação pelo WhatsApp o ideal é entender primeiro se o seu lead está no momento de compra ou não.Caso ele não esteja, é importante que você entenda melhor qual o perfil daquele cliente, que problemas ele pode ter que você resolve, entre outras informações relevantes.

Ao conseguir entender melhor os pontos listados acima, é importante que você envie conteúdos que estejam relacionados ao momento dele no seu funil de vendas.

Muitas pessoas cometem o erro de enviar conteúdos gerais ou “aleatórios” para uma base de clientes que falou com ela no WhatsApp. Se você fizer isso, saiba que tem muito mais chance do cliente bloquear seu número do que você vender para ele.

Você pode segmentar seus clientes utilizando o WhatsApp Business de acordo com a etapa do funil que eles estão, dessa forma, vai conseguir entender qual o conteúdo que você pode enviar para o cliente naquele momento.

Independente disso, outro erro é enviar conteúdos em excesso, nunca faça isso, entenda se o cliente gostou ou ao menos visualizou aquele material que você enviou para posteriormente mandar outro.

É comprovado que se você envia mensagens que fazem sentido para o momento do cliente, consegue vender mais pelo WhatsApp, pois, estará gerando valor para ele através desse canal de vendas. Se você quiser saber as técnicas que a Suiteshare usa, com script pronto, confira nosso texto: Como vender pelo Whatsapp


Alinhe com seu time de vendas a comunicação utilizada pelo Whatsapp

O ideal é que seu time de vendas tenha uma comunicação pelo WhatsApp padrão com os seus cleintes e que ao divulgar o link do Whatsapp pelas redes sociais, você esteja pronto para se comunicar com eles de maneira rápida.

Acredito que a maioria das pessoas não gosta quando falamos com uma empresa e ela demora 30-40 minutos para entrar em contato conosco.  Se você é uma dessas pessoas, não faça isso com outros. Para não fazer isso, seu time tem que estar preparado e você tem que saber como organizar e distribuir seus clientes pelo WhatsApp.

Além disso, caso a demanda esteja muito alta e as pessoas da sua empresa não estejam dando conta, você deve contratar mais pessoas para esse setor.

Entrar em contato com o cliente deve ser uma prioridade, existem diversas pesquisas que mostram que quanto mais rápido você entra em contato, maior a chance de você vender para ele. Portanto, você deve também definir uma meta de tempo de resposta mínimo.

O gráfico abaixo foi retirado da pesquisa Lead Response Management Survey, de 2011. Nele, é possível ver que a chance de qualificar um lead em 5 minutos versus em 30 minutos cai 21 vezes. Já de 10 para 15 minutos, a chance de qualificar um lead na primeira chamada é praticamente duas vezes menor.

Influência do tempo de comunicação pelo Whatsapp

Esta pesquisa ilustra que tempo é um fator extremamente importante, principalmente para as estratégias de inbound marketing. Portanto, esse é um dos pontos mais cruciais para o seu time de vendas, nesse caso, o ideal é que o contato não demore mais que 24 horas.

Leia mais: WhatsApp marketing.


Não utilize o logotipo como foto no Whatsapp Business

A maioria das empresas que relatam ter vários cliques nos seus links de WhatsApp mas poucas conversas iniciadas, são as que possuem o logotipo como foto de perfil no app. 

Isso acontece, porque os clientes acham que a conversa será com um robô. Atualmente, muitas pessoas quando sabem que vão ser atendidas por um robô preferem não iniciar a conversa e acabam indo para um concorrente seu.

Dessa forma, sempre utilize fotos de seus vendedores ou atendentes para se comunicar com os clientes que falam com você pelo Whatsapp. Dessa forma, você consegue ter uma proximidade maior com o cliente e ele tem mais chance de enviar mensagem para a sua empresa do que se você tivesse a foto da sua logo.


Defina no seu perfil o horário de atendimento da sua empresa

Apesar de parecer óbvio, é muito importante que você defina o horário de atendimento da sua empresa para o seu cliente. A maioria das empresas funciona no horário de trabalho comercial, porém algumas têm maiores especificidades e acabam funcionando em horários diferentes.

Por via das dúvidas, é muito importante que você deixe claro para o seu cliente o horário que você vai falar com ele. Logo, você vai fazer com que ele entenda o horário que você deve responder ele de maneira rápida e vai evitar possíveis frustrações na espera em relação a sua resposta.

Se você gostou de alguma das estratégias utilizadas para melhorar a comunicação pelo WhatsApp, compartilhe esse texto em suas redes sociais ou com um amigo, para que ele possa aprender também.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade