WhatsApp

O que é e como mudar para uma Conta Comercial no WhatsApp

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 22 de junho de 2021
O que é e como mudar para uma Conta Comercial no WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A conta comercial no WhatsApp oferece uma série de recursos para agilizar os atendimentos da sua empresa. Entenda como ela funciona e como mudar o WhatsApp para conta comercial.

Pensando em ajudar empresas que desejam vender pelo WhatsApp, o aplicativo desenvolveu uma solução exclusiva para isso: o WhatsApp Comercial ou WhatsApp Business.

Se você ainda não conhece essa versão do aplicativo mais popular do Brasil, vem com a gente conhecer todos os recursos e vantagens da conta comercial do WhatsApp. Além disso, você vai aprender como mudar seu WhatsApp para a conta comercial.

O que é conta comercial no WhatsApp?

A Conta Comercial do WhatsApp é uma solução desenvolvida para facilitar e agilizar a interação da sua empresa com seus clientes.

Além de todos os recursos existentes na versão tradicional do app, a versão comercial do WhatsApp oferece uma série de funcionalidades para agilizar os atendimentos da sua empresa.

A conta comercial do WhatsApp é dividida em duas versões:

  • WhatsApp Business: solução gratuita criada para pequenas empresas;
  • API do WhatsApp Business: solução paga voltada para empresas de médio e grande porte.

Funcionalidades do WhatsApp Business

Como vimos, a conta comercial do WhatsApp oferece uma série de funcionalidades para melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente da sua empresa. A lista completa de recursos da versão comercial do WhatsApp conta com:

Quer conhecer em detalhes cada uma das funcionalidades e entender como funciona o WhatsApp Business? Confira esse artigo completo no nosso blog e fique por dentro.

Quanto custa conta comercial no WhatsApp?

Você não precisa pagar nada para utilizar a conta comercial do WhatsApp. Porém, conforme anunciado pelo WhatsApp, alguns recursos extras serão pagos.

Quais as vantagens do WhatsApp comercial?

Canal de comunicação e vendas

De acordo com a pesquisa CXtrends 2021, 29% dos consumidores já utilizam WhatsApp para realizar compras e 24% dos consumidores pretendem experimentar este canal. Estes dados só reforçam que se a sua empresa ainda não utiliza o WhatsApp para vender, está deixando de lado um dos principais canais do momento.

Alto potencial de compartilhamento

Uma empresa que presta um atendimento diferenciado, ágil e eficiente pode conquistar muito mais do que uma única venda. Isso porque, o WhatsApp é um canal que permite o compartilhamento de informações muito rápido.

Dessa forma, se a sua empresa realizar um atendimento incrível no WhatsApp, pode estimular que os clientes compartilhem sua empresa com sua rede de contatos, uma sempre bem-vinda propaganda boca a boca gratuita para você, demais não é mesmo?

Como transformar o WhatsApp em Conta Comercial?

Transformar o WhatsApp em uma conta comercial é muito simples, veja só:

IMPORTANTE: se você já possui uma conta vinculada ao seu número comercial no WhatsApp Messenger, será necessário seguir mais alguns passos para garantir que seus dados sejam seguramente transferidos para a versão comercial.

Antes de mudar o WhatsApp para conta comercial, você precisa fazer backup de todas as suas mensagens e arquivos – esta é a única forma para transferir seus dados. 

Para isso, abra o WhatsApp Messenger. No Android, toque em menu (três pontos) e, em seguida, em Configurações. No iPhone, toque em Ajustes. Em Configurações/Ajustes, toque em Conversas > Backup de conversas > Fazer backup ou Fazer backup agora. 

Depois disso, é só realizar os passos abaixo:

1. Baixe o WhatsApp Business: você pode baixar o app WhatsApp Business gratuitamente na Google Play Store ou na App Store da Apple;

2. Depois de instalado, abra o WhatsApp Business no seu celular, leia os Termos de Serviço do WhatsApp Business e, em seguida, toque em “Concordar e Continuar” para aceitá-los;

3. O WhatsApp Business irá identificar automaticamente o número de telefone que você está usando no WhatsApp Messenger. Para continuar, toque na opção com seu número comercial;

4. Agora vamos iniciar a transferência da sua conta. Mantenha o WhatsApp Business aberto e seu aparelho ligado até que o processo de transferência da conta esteja concluído;

Fique atento, pois durante o processo de transferência da conta, pode ser que você seja solicitado a restaurar seu backup. Toque em Continuar ou em Restaurar. Se solicitado, toque em Avançar.

5. Permita que o WhatsApp Business acesse seus contatos e suas fotos;

6. Depois disso, crie uma conta comercial inserindo seu nome comercial, selecionando uma categoria e escolhendo uma foto de perfil.

7. O próximo passo é criar seu perfil comercial. Para isso, toque em CONHECER > Perfil comercial. Você pode adicionar informações importantes sobre sua empresa, como seu endereço comercial, horário de atendimento e muito mais.

8. Pronto! Sua conta comercial no WhatsApp está criada e configurada. Você já pode enviar e receber mensagens com ela.

O que colocar na descrição do WhatsApp Business?

Precisando de ajuda para criar um perfil comercial no WhatsApp completo e que potencialize sua empresa? Acesse o nosso checklist gratuito e crie o seu perfil agora mesmo.

Conclusão: a importância do WhatsApp como canal de vendas

O WhatsApp passou de um simples aplicativo de troca de mensagens para uma poderosa ferramenta de comunicação e vendas. Cada vez mais empresas de todos os portes aderem ao WhatsApp para estreitar relações com seus clientes e aumentar suas vendas online.

Ficar de fora dessa pode significar não apenas a perda de novos clientes, como também a daqueles que já se relacionam e compram da sua marca.

Se sua empresa não quer perder vendas por não utilizar o WhatsApp, nós podemos te ajudar. Confira o nosso guia e transforme seu WhatsApp comercial em uma poderosa ferramenta de vendas.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade