WhatsApp

5 Modelos de Mensagem de Saudação para WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 13 de agosto de 2020
5 min de leitura
5 Modelos de Mensagem de Saudação para WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Melhore o seu atendimento ao cliente pelo WhatsApp utilizando um dos nossos 5 modelos prontos de Mensagem de Saudação para WhatsApp.

O WhatsApp está sendo utilizado cada vez mais utilizado como canal de vendas e de suporte pelas empresas, o que faz com muitas empresas invistam na criação de mensagem de saudação no Whatsapp Business para melhorar a primeira comunicação com os clientes.

Para este tipo de mensagem, o ideal é definir como será feita a primeira abordagem com o cliente. Nesse momento, você pode estar se perguntando: “Qual a melhor mensagem para definir como mensagem de saudação”?

Essa resposta vai depender da persona com que estiver conversando, da linguagem que a empresa utiliza com os consumidores/leads, do setor da empresa que está sendo contatado e da expectativa que você deseja oferecer para seus usuários.

Portanto, existem diferentes tipos de mensagens de saudação para WhatsApp e o ideal é realizar testes para ver qual seria a ideal para se comunicar com os leads/consumidores.

Com isso, definimos 5 modelos de mensagens de saudação para WhatsApp que você vai poder aplicar quando acabar de ler esse texto. Eles foram baseados nas diferentes expectativas que a empresa pode querer gerar na pessoa que iniciou a conversa e são:

Playbook de Vendas no WhatsApp
  1. Saudação simples com informação da empresa;
  2. Saudação com tempo de espera para atendimento;
  3. Saudação solicitando dados ou número de protocolo;
  4. Saudação solicitando documentos necessários para o atendimento;
  5. Saudação especificando outros canais da empresa;
  • Bônus: Saudação personalizada de acordo com o link.

Como colocar mensagem de saudação no WhatsApp

Para configurar sua mensagem de saudação siga estes passos:

  • Primeiro abra seu WhatsApp, acesse o menu (três pontos);
  • Em seguida, clique em “Ferramentas Comerciais” e depois em “Mensagem de saudação”;
  • Ative a opção “Enviar mensagem de saudação”;
  • Toque na mensagem para editá-la.
  • Em Destinatários, escolha entre:

– Todos: para enviar a mensagem de saudação a todas as pessoas que entrarem em contato com você fora do seu horário de atendimento.
– Todos, exceto meus contatos: para enviar a mensagem de saudação a todos os números que não estão salvos na sua agenda de contatos.
– Todos, exceto…: para enviar a mensagem de saudação a todos os números, exceto os números que você selecionar.
– Somente…: para enviar a mensagem de saudação apenas aos contatos selecionados.

  • Toque em “Salvar” e pronto!

Observação: as mensagens de saudação serão enviadas apenas quando seu aparelho estiver conectado à internet.


1. Mensagem de saudação para WhatsApp simples

O tipo de mensagem de saudação para WhatsApp mais utilizada pelas empresas. Na Suiteshare não recomendamos essa abordagem, pois torna o atendimento impessoal e isso é ruim, pois, quanto mais humanizado e personalizado for, mais proximidade você vai gerar com seu lead ou cliente.

4 exemplos de mensagem de saudação simples:

“Olá! Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Escreva a sua dúvida que um atendente responderá ela o mais rápido possível.”

“Olá! Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Digite sua dúvida abaixo e logo será atendido por um de nossos consultores.”

“Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”! Como posso te ajudar?”

“Olá, tudo bem? Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”! Meu nome é [nome], e serei o responsável pelo seu atendimento. Me conte como posso te ajudar?”

Para configurar uma mensagem de saudação no Whatsapp de maneira simples, basta seguir a imagem abaixo:

Mensagem de saudação para Whatsapp

2. Mensagem de saudação para WhatsApp com tempo de espera para atendimento

Também é comum vermos esse tipo de mensagem de saudação, que é bastante interessante, por já definir para o cliente o tempo que ele costuma aguardar até que seja atendido. Porém, é muito importante que não seja um período demorado, afinal, imagina no primeiro contato com uma empresa saber que vai demorar bastante para ser atendido? Você corre o risco de perder o lead/consumidor naquele exato momento.

Importante: Se for utilizar essa mensagem de saudação é necessário que você saiba quanto é o tempo de espera atualmente e também definir uma meta de tempo com o seu time.

Exemplo:

“Olá! Aqui é o Gabriel da “Nome da Empresa”, informe sua dúvida que em no máximo 10 minutos vou te ajudar.”

Leia mais: Sistema de Atendimento no WhatsApp: Saiba como criar um


3. Mensagem de saudação solicitando dados ou número de protocolo

Esse tipo de mensagem é bem comum para o setor de atendimento ao cliente ou suporte, principalmente quando o usuário já entrou em contato outras vezes no passado com a empresa e quando a mesma utiliza um sistema integrado onde todas as informações dos usuários e/ou leads ficam “concentradas” para qualquer pessoa entender qual a situação daquele cliente.

Exemplo:

“Bom dia! Seja bem-vindo a “Nome da Empresa”. Entraremos em contato assim que possível, para facilitar o atendimento informe seu e-mail, nome completo e número de protocolo.”


4. Mensagem de saudação para WhatsApp solicitando documentos necessários para o atendimento

Esse caso é típico para abertura de contas em instituições financeiras, bancos ou realizar algum procedimento que necessite de seus documentos para fazer o cadastro e essa mensagem para cliente pode ser uma boa maneira de se relacionar no dia a dia via WhatsApp.

Exemplo:

“Olá! Tudo bem? Aqui é o Gabriel, da “Nome da Empresa”. Pedimos para que você tenha em mãos seu RG ou CNH para agilizar o seu atendimento. Lembre-se, nós nunca perguntamos informações de pagamento ou dados de cartão por nenhum canal.”


5. Mensagem de saudação especificando outros canais da empresa

Ás vezes o cliente é descuidado e acaba por enviar mensagem pelo link do WhatsApp nas redes sociais ou em algum outro canal que é completamente diferente do que vai resolver o problema dele ou atendê-lo da melhor forma possível.

Para “driblar” esse problema mais fácil e poupar um tempo que poderia ser perdido pelo vendedor ou pela pessoa que presta suporte aos clientes da empresa, você pode mostrar outros canais da empresa logo na mensagem de saudação caso tenha números diferentes para cada setor.

Demonstração de mensagem:

“Olá! Aqui é o Gabriel, do suporte da Suiteshare e em cerca de 10 minutos vou te ajudar. Se quiser falar com o suporte, basta digitar sua dúvida abaixo. Já se deseja conversar com nosso setor de vendas acesse <link do setor>, caso queira falar com o financeiro, acesse <link do setor>.”

Dessa forma, com apenas um clique a empresa consegue direcionar o cliente ou lead para outros setores caso ele entre em contato pelo link errado.

Leia mais: Como vender pelo WhatsApp: abordagem de venda com script pronto.


Uma boa prática para adotar, é ter diversos números de Whatsapp Business, de preferência, um para cada vendedor e para cada pessoa que trabalha no setor de suporte, além de um para cada setor que pode falar com um lead/cliente, como, por exemplo, o setor financeiro.

Você pode estar pensando: “Se eu fizer isso vai ser muito confuso e não vai da certo”.

Calma, acesse nosso post sobre como distribuir clientes para vários atendentes e organizar os setores da empresa no WhatsApp e entenda como realizar esse processo da melhor forma.

Ao fazer isso, além de cada setor ficar com um link específico, cada pessoa pode ter um link também e, dessa forma, você pode criar uma saudação personalizada para cada um desses links. Com isso, tornará o atendimento extremamente humanizado e integrará todos os setores da empresa.

Agora você já pode utilizar o modelo de mensagem de saudação para WhatsApp que mais se encaixa para a empresa que você faz parte.

Somos a plataforma de vendas pelo WhatsApp das principais marcas do varejo

Ajudamos mais de 25.000 empresas a atrair mais clientes, organizar a demanda do time comercial, fechar vendas e mensurar resultados pelo WhatsApp.

teste 1.gif

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade