WhatsApp

Como metrificar as vendas pelo WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 18 de agosto de 2020
Como metrificar as vendas pelo WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado no smartphone de 99% dos brasileiros, e 93% usam o aplicativo todo dia.

Por esse e diversos outros motivos, as empresas estão aderindo cada vez mais ao Whatsapp como um dos seus principais canais de vendas. Não é à toa que ele está fazendo muito sucesso, principalmente para os comércios eletrônicos durante a pandemia.

Porém, uma grande dificuldade é conseguir metrificar as vendas e os contatos que você faz através desse app com os clientes, afinal para criar um processo escalável, ele deve ser metrificado para poder ser otimizado.

Ao final dessa leitura, você vai entender como metrificar as vendas pelo WhatsApp.


Metrificando as vendas utilizando o Whatsapp Business

As principais métricas que você pode acessar a partir do WhatsApp Business são:

1. Taxa de Recebimento de mensagens no WhatsApp

A taxa de recebimento pode ser medida com o total de usuários que receberam as mensagens enviadas por você através do WhatsApp Business. 

O ideal é que essa taxa esteja sempre perto de 100%, a final, é importante que você converse apenas com números ativos no WhatsApp, pois, se um contato não recebeu a mensagem, isso significa que ou o número dele foi modificado, o aplicativo foi desinstalado ou ele bloqueou seu contato.

Por isso, é importante que você realiza uma “limpeza” nos contatos que possui, de maneira similar ao que é comumente executado para uma lista de e-mails. Dessa forma, o indicado é deletar os números que não recebem a mensagem, para focar nos clientes que recebem e engajam com o seu conteúdo.

2. Taxa de Abertura no WhatsApp

Essa métrica é frequentemente usada quando se trabalha com e-mail marketing e é basicamente o percentual da divisão do total de contatos que abriram o texto/imagem que você enviou pela quantidade de usuários que você mandou aquela mensagem.

Portanto, supondo que você enviou um novo ebook para 30 leads via Whatsapp Business e 10 visualizaram a mensagem, a taxa de abertura foi de 30%.

3. Taxa de Resposta no WhatsApp

A taxa de resposta é outra métrica bastante conhecida para aqueles que trabalham com e-mail marketing ou usam ele como um ponto de contato no seu fluxo de cadência.

Dessa forma, continuando o exemplo da taxa de abertura, se dos 10 contatos que abriram sua mensagem, 5 responderam, você teve uma taxa de resposta de 50% (caso comparado com os que abriram) e de aproximadamente 17% se comparado com o total de leads.

Um ponto importante é identificar se ter essas métricas vai realmente fazer sentido para você, afinal, o ideal é focar apenas nas que são mais importante para o seu negócio naquele determinado canal de vendas.

Portanto, apenas essas métricas, por muitas vezes não são suficientes para a maioria das empresas, pois elas são bastante limitadas e acabam sendo uma escassa fonte de dados e de informação para ser trabalhada. Além disso, elas não são úteis para metrificar as vendas pelo Whatsapp

Calma, não pense que está tudo perdido, pois, não está! Existe uma segunda forma de ter métricas que realmente são interessantes para a empresa e vamos falar sobre elas agora.

Leia mais: Como qualificar leads pelo WhatsApp.


Como metrificar as vendas do Whatsapp através da Suiteshare

Se você quer metrificar as suas vendas pelo Whatsapp e ter dados realmente relevantes do seu time de vendas pelo Whatsapp Business, a Suiteshare é a solução certa e nós vamos te explicar porque através de cinco principais indicadores que você pode mensurar com a nossa solução.

Como metrificas as vendas pelo Whatsapp

1. Realizar um diagnóstico do total de cliques em todos os links que Whatsapp que você criou

Com essa métrica, você pode ver quais links estão atraindo mais cliques para o Whatsapp, com essa informação, você vai saber qual canal está atraindo mais leads e qual aquele que está com uma menor performance.

Dessa forma, poderá investir mais e otimizar naqueles que já estão dando certo e vai poder fazer testes nos que estão com um baixo desempenho. Esse dado é extremamente importante, pois, a partir disso você consegue tornar esse processo escalável e selecionar os principais canais de vendas da empresa.

2. Filtrar o total de cliques de cada canal por período

Para realizar a análise das métricas você deve escolher um determinado período de tempo e observar a evolução ou o regresso dele ao passar do tempo.

Dessa forma, dependendo do fluxo de vendas e da geração de leads na empresa, você pode realizar essa análise de maneira diária, semanal ou por vezes mensal e testar diferentes estratégias para analisar qual está dando mais resultado para aquele canal.

3. Identificar o quantitativo de cliques por país, estado e cidade

Essa informação é extraordinária, caso você saiba utilizar esses dados da maneira correta. Pois, se você está analisando os links que insere como CTA no seu blog ou até nas redes sociais e consegue identificar que a conversão é extremamente alta nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Florianópolis e ainda não realiza nenhuma campanha de mídia paga focada nessas localidades, é muito provável que a partir do momento que você fizer isso a campanha traga muito resultado.

Porém, para tirar o maior proveito disso, a segmentação, o texto do anúncio e a landing page devem estar alinhados com o que deseja a persona.

4. Metrificar acessos que são originados pelo QR Code

Já imaginou conseguir metrificar os acessos que são gerados pelos seus QR Codes? Dessa forma, você consegue metrificar de maneira mais fácil também as campanhas offline e entender quais delas estão dando mais resultados.

Além disso, consegue metrificar as vendas pelo Whatsapp dos contatos que tiveram origem através do seu Qr Code.

Para saber mais, acesse nosso texto: Qr Code para Whatsapp.

5. Identificar quais navegadores e dispositivos estão sendo utilizados pelos usuários para chegar até você

Saber quais navegadores e dispositivos são os mais acessados pelos usuários para entrar em contato com a empresa é muito importante para as campanhas de mídia paga (Google e Facebook Ads), afinal eles dão a possibilidade de segmentar para dispositivos específicos.

Leia mais: Saiba como fazer remarketing pelo Whatsapp!

Já os navegadores são uma informação extremamente relevante, afinal se você passa a entender que 50% das pessoas que entram em contato com a empresa fazem isso através do celular e seu site/landing page ainda não é otimizada para mobile, essa informação diz basicamente que focar no mobile pode trazer excelentes resultados.

Ter todas essas métricas torna o WhatsApp um canal ainda mais relevante para a empresa, porém sabemos que uma tarefa que às vezes demanda bastante tempo é cadastrar aquele determinado contato que fala com a empresa através do Whatsapp no CRM. Afinal, o ideal é que você possua o registro de todas as conversas independente do canal em que elas foram feitas. 

Se atualmente isso é um problema para você, vamos também te explicar como fazer isso de maneira automatizada.


Integração CRM e WhatsApp

A Suiteshare também pode te ajudar nesse momento, pois, entendemos que o Whatsapp é um dos melhores canais de Inbound Marketing que você pode ter na empresa.

Conseguimos fazer a integração dos leads que você está em contato com diversas outras soluções, como: Rd Station Marketing, Pipedrive, Dinamize, Hubspot, entre outras.

Ao realizar esse processo conosco, o vendedor da empresa não precisará perder tempo cadastrando contato por contato, pois, esse processo será automatizado e ele ganhará bastante eficiência.

Se atualmente você tem poucos dados e o WhatsApp é um canal importante para a empresa, mostramos nesse texto como ter mais informações e além disso, como utilizar elas para campanhas de mídia paga e outros canais de vendas.

Agora que aprendeu a como metrificar as vendas pelo WhatsApp, cabe você a escolher se irá continuar apenas com as métricas que o aplicativo proporciona ou passará a utilizar métricas robustas, que vão te auxiliar no processo de tomada de decisão e tanto aumentar quanto otimizar seu processo de vendas pelo WhatsApp.

Caso decida pela segunda opção, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Como metrificar as vendas pelo WhatsApp”

Como colocar o link do WhatsApp no Facebook?

[…] WhatsApp […]

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade