Sem categoria

Novembro Azul: Entenda tudo sobre essa campanha

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 12 de novembro de 2020
Novembro Azul: Entenda tudo sobre essa campanha
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Novembro Azul é uma campanha que tem o objetivo de gerar consciência, principalmente nos homens, mas também nas mulheres e na população de uma maneira geral da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata.

No entanto, apesar dessa campanha ser marcada principalmente pela doença citada acima, ela trata também de outros cuidados com a saúde que o homem de veter. O câncer de próstata é um dos mais comuns e afeta hoje um a cada 6 homens no Brasil, sendo o 2° tipo de câncer que mais mata no país.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), se estima que a cada 38 minutos, um homem morreu dessa doença. Por isso, é necessário que haja uma prevenção e maior entendimento sobre esse câncer para que menos homens possam morrer e mais possam se prevenir para caso surjam sintomas, serem curados e tratados, para saber mais sobre a campanha do Novembro Azul e sobre o câncer de próstata, continue a leitura!

Como foi criada a campanha do Novembro Azul?

A campanha do Novembro Azul foi criada no ano de 2003, na cidade de Melbourne, na Austrália, por dois amigos chamados Travis Garone e Luke Slattery. De acordo com a história, eles fizeram isso inspirados em pela campanha da mãe de uma colega que levantava dinheiro para o combate ao câncer de mama.

A partir disso, eles tiveram a ideia de deixar os seus bigodes crescerem e associá-los a campanha em prol da saúde masculina. Além disso, o mês de Novembro foi escolhido, pois, dia 17 é comemorado o dia mundial do combate ao câncer de próstata.

Em 2004, os dois amigos criaram a “Movember Foundation”, o primeiro nome se remete a junção da palavra “moustache”, que significa bigode em inglês e “november”, que significa novembro nessa mesma língua.

Essa organização não possui fins lucrativos e atualmente está presente em mais de 20 países. No Brasil, ela iniciou em 2008 e é marcada principalmente pelas palestras e ações de conscientização da população sobre a importância dos exames que devem ser realizados e da prevenção contra essa doença.

Para que você entenda porque essa campanha é extremamente necessária, vamos citar alguns dados do site www.novembroazul.com.br:

  • Quase 50% dos homens brasileiros nunca passaram por consulta com urologista
  • A cada 10 pacientes em países subdesenvolvidos, entre 3 e 4 homens morrem da doença, já em países desenvolvidos, essa estatística cai para apenas um homem.
  • Quando o câncer de próstata é detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%

No entanto, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é contra o mapeamento e rastreamento da doença sem que exista nenhum tipo de critério ou fator de risco, pois, pode haver um falso-positivo e biópsias desnecessárias, que nesse caso, prejudicariam e deixariam o paciente ansioso.

novembro azul estatísticas

Quais são as causas do câncer de próstata?

As causas do câncer de próstata ainda não são completamente conhecidas e estão sendo estudadas, contudo existem pessoas que podem se enquadrar no grupo de risco dessa doença devido a algumas características, elas são:

  • Idade avançada (acima de 50 anos);
  • Histórico familiar da doença;
  • Fatores hormonais e ambientais;
  • Hábitos alimentares (dieta rica em gordura e pobre em frutas e vegetais);
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso.

Além de todas as características citadas acima, é muito importante que o exame de prevenção seja feito em média aos 40 anos, ao invés dos 50 caso você possua algum caso desse tipo de câncer na sua família. Além disso, ter uma boa alimentação e praticar regularmente exercícios físicos são fatores essenciais para a prevenção da doença.

Como se prevenir do câncer de próstata?

As principais formas de prevenção do câncer de próstata que não estão relacionadas aos exames médicos são:

  • Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, além da menor ingestão de gordura.
  • A prática regular de exercícios físicos por cerca de 30 minutos diariamente.
  • A diminuição do consumo de álcool.
  • O não consumo de cigarro.

Quais os exames realizados para diagnóstico e prevenção do câncer de próstata?

Já as duas maneiras de diagnóstico e de prevenção dessa doença a partir de exames médicos são:

1.Exame de toque retal

Nesse exame, o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata através da introdução do dedo protegido por uma luva lubrificante no reto do paciente, permitindo ao médico palpar as partes posterior e lateral da próstata.

2.Exame de PSA

O PSA é basicamente um exame de sangue que vai medir a quantidade de proteína produzida pela próstata, sendo chamado de Antígeno Prostático Específico (PSA, níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas.

Muitas pessoas que possuem idade mais avançada, possuem preconceito em fazer o primeiro exame, com isso, caso você não consiga convencer ela a fazer ele, o ideal é que ela faça no mínimo o exame de PSA e que mantenha uma boa rotina de alimentação e de exercícios físicos. 

Contudo, o principal exame para detecção da doença ainda continua sendo o exame retal e ele é essencial para que haja uma prevenção, dessa forma, você deve se conscientizar e conscientizar ao máximo os amigos e familiares para que todos possam fazer os exames e tomar os cuidados necessários para não sofrerem nenhum tipo de fatalidade ou passarem por problemas, por conta dessa doença, que ainda gera uma elevada quantidade de mortes no país.

Para fazer com que essa campanha chegue a mais pessoa e conscientize mais a população, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

teste 1.gif

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade