Sem categoria

Primeiro contato com o lead: Conheça as 3 principais formas.

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 21 de julho de 2020
5 min de leitura
Primeiro contato com o lead: Conheça as 3 principais formas.
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente existem diversas soluções diferentes para que o lead entre em contato com uma empresa. Nesse post, vamos falar sobre as principais formas de realizar o primeiro contato com o lead

Ainda nele, faremos uma análise de quais são as melhores, com foco principal em falar sobre o chat via whatsapp e porque ele é uma excelente alternativa para conversar com o seu cliente em potencial.

Dessa forma, ao final desse texto você vai conseguir fazer uma análise de quais formas utilizar na sua empresa para ter mais resultado tanto no suporte ao cliente quanto para receber possíveis leads.


Formulário de contato

A maioria das empresas utiliza como forma principal de contato pelo site o preenchimento de um formulário. 

Dessa forma, o lead encontra sua empresa pelas redes sociais e preenche um formulário com seus dados, como: nome, email, telefone, entre outros e aguarda o contato.

Apesar de ainda muito utilizado, muitas pessoas cometem uma série de erros nele, alguns destes são:

  • Informações em excesso:

Algumas empresas acabam solicitando muitas informações da pessoa para preencher aquele formulário e isso a princípio pode acabar fazendo com que ele não seja preenchido, pois, cada vez mais a população quer “perder menos tempo”

  • Formulários no fim das páginas:

Ao criar uma landing page ou até mesmo em uma página dentro do site, por vezes o formulário fica apenas no final da página. 

Nem todos os visitantes daquela página vão ler ela até o final, por tanto, é interessante que você deixe o formulário acessível no inicio da landing page para que a pessoa possa clicar nele.

  • Erros de usuabilidade

Por vezes, apesar de básico em tablets e em celulares o formulário aparece desformatado naquela determinada página de acesso.

Com certeza, ao ver ele dessa forma, o cliente vai desistir de entrar em contato e não vai ter uma boa impressão do seu produto ou serviço.

  • Demora ao entrar em contato

Esse erro não é do formulário, mas está relacionado a ele.

Muitas vezes, há uma demora de alguns minutos e, por vezes, até horas para que o responsável entre em contato com a pessoa que preencheu o formulário.

Esse com certeza é um dos principais fatores que fazem com que sua empresa acabe perdendo vendas, então sempre monitore o tempo médio que seu time de vendas realiza contato com o lead que acabou de preencher o formulário.

Esse método é muito útil em alguns casos, mas com esses erros deve ser sempre avaliado para saber quais as principais formas dos leads entrarem em contato com a sua empresa.


Chats no site

Muitas empresas utilizam ferramentas que possuem um chat de atendimento no site, para que no momento em que aquele lead esteja visitando uma página ele tenha a opção de entrar em contato com uma pessoa da sua empresa.

Os chats são muito importantes, pois, eles podem ser utilizados para tirar possíveis dúvidas dos conteúdos que está sendo lido e são um meio mais fácil do cliente entrar em contato com você.

Porém, caso sua empresa adote esse tipo de método, ela tem que estar ciente que é necessário que uma equipe esteja sempre disponível para trabalhar somente com as demandas oriundas do chat.

Portanto, para testar é interessante deixar algumas pessoas disponíveis para cumprir a função de receber os clientes por chat.

Isso ocorre, pois, se sua demanda for muito alta e você demorar a responder ou acabar não respondendo, existe uma grande chance do cliente não falar mais com sua empresa.

Dessa forma, existe um grande paradoxo, pois, ao mesmo tempo em que o cliente pode entrar em contato com a sua empresa de maneira extremamente rápida, se ela não estiver preparada ele pode desistir do contato com a mesma velocidade.

Lembre-se: Nesse primeiro contato é o momento de passar uma boa impressão para a pessoa do outro lado, pois seja o contato por telefone, chat ou formulário, a primeira impressão é a que fica.

Principais formas de realizar o primeiro contato com o lead.
Principais Formas de realizar o primeiro contato com o lead.
Problemas das principais formas de realizar o primeiro contato com o lead.
Problemas das principais formas de realizar o primeiro contato com o lead.

Neste exato momento você pode estar se perguntando qual a melhor forma de fazer isso, a partir do próximo passo, vamos te explicar ela.


Chat via Whatsapp

Essa forma de primeiro contato com o lead é bastante similar ao chat no site, porém, ao invés de “abrir uma conversa” dentro do próprio site através de um clique, o cliente é direcionado para o Whatsapp da sua empresa.

O chat via Whatsapp está se tornando cada vez mais comum, pois, existem grandes chances da pessoa que está fazendo aquela busca estar procurando via celular. Portanto, para falar com sua empresa, ela vai apenas abrir o Whatsapp que já possui instalado em seu smartphone.

Portanto, é bem prático conversar com seus clientes e realizar o atendimento no Whatsapp e por isso, muitas empresas vêm adotando essa estratégia.

Porém, uma das principais dúvidas que surgem nas empresas é que elas usam geralmente apenas um número de atendimento para o Whatsapp e este pode acabar sendo sobrecarregado com contatos.

Portanto, a pergunta que é feita geralmente é: “Como distribuir o atendimentos de clientes através do Whatsapp”?

Você pode conferir nosso texto abaixo que fala sobre esse tópico e te ensina a como distribuir clientes para vários atendentes no Whatsapp para que ele seja um excelente canal de Inbound Marketing.


Troca de formulário por botão do Whatsapp

Em estudos recentes, 98% das pessoas possuem Whatsapp no celular, então existe uma grande probabilidade da pessoa que está fazendo a pesquisa para entrar no seu site fazer ela via celular e ter o Whatsapp instalado no seu smartphone.

Para as empresas que possuem formulário como contato, uma das pesquisas feitas pela SuiteShare apontou que existe uma demora de pelo menos 24h para que ela entre em contato com o cliente e muitas vezes durante esse contato, o cliente demora mais de 1 dia para receber o e-mail e responder ele.

Quando a resposta acontece, muitas vezes o vendedor e o cliente acabam pedindo o Whatsapp um do outro para conversarem por esse canal, pois é mais prático para os dois.

Em um dos marketplaces para revenda de carro que é cliente da Suiteshare, identificamos o processo citado anteriormente e sugerimos a troca do formulário por um botão de Whatsapp.

Essa pequena alteração aumentou 30% o número de propostas pelo Whatsapp sem fazer nenhum tipo de investimento em mídia.

Esse é apenas um dos mais diversos exemplos que possuímos na empresa hoje de cases quanto a efetividade do botão de Whatsapp para primeiro contato com o cliente.


A melhor ferramenta para realizar o primeiro contato com o lead

Ao analisar as diversas formas que você pode realizar o primeiro contato com o lead, nota-se que o Chat via Whatsapp está entre as melhores.

Porém, cabe ressaltar que você deve ter uma equipe e um sistema padronizado de distribuição de clientes, pois, sem isso esse canal pode se tornar um verdadeiro caos para sua empresa.

Além disso, é necessário que todos os seus sistemas de contato com o cliente estejam integrados e as informações estejam disponíveis para todas as pessoas que trabalham prestando suporte ou até realizando inbound marketing.

Dessa forma, elas conseguem entender o histórico do lead com a sua empresa e elas podem ter formas de recepção do cliente mais personalizadas e assertivas.

Para saber como utilizar o Whatsapp Business para realizar todos esses procedimentos, acesse nosso post:

Guia completo do Whatsapp Business

Se você gostou desse, texto, compartilhe ele com seus amigos e colaboradores!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade