WhatsApp

Passo a passo para usar o QR code para WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 23 de julho de 2020
5 min de leitura
Passo a passo para usar o QR code para WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Os QR codes são uma forma prática de compartilhar diversas informações através de uma imagem, que pode ser escaneada com a câmera de um celular. 

Atualmente, o QR code para WhatsApp está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, principalmente nas campanhas de marketing que elas fazem de maneira offline.


Como gerar o QR Code para o WhatsApp

O WhatsApp anunciou no dia 09/07 de julho de 2020 um novo recurso para o WhatsApp Business, que é a geração de um código QR, para baixar esse app, basta acessar a Google play store ou a Apple store. 

A partir de agora, caso a empresa queria é possível iniciar uma conversa no aplicativo utilizando apenas um QR code.A nova medida tem o intuito de facilitar o alcance das empresas em meio a pandemia.

Se você quer gerar ele no perfil empresarial, basta acessar as ferramentas dentro das configurações do app, e habilitar a opção do código. Atualmente, os usuários comuns também podem compartilhar seu código.

Para gerar o QR Code e usar para o WhatsApp, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Abra seu WhatsApp, vá em configurações
Configurações do Whatsapp
Acessando as configurações do WhatsApp

2. Em configurações, clique no código QR.

QR Code no Whatsapp
Demonstrativo do local onde está o QR Code

3. Vá em meu código e clique no botão compartilhar, depois escolha onde enviar esse código que é gerado como um arquivo png.

Compartilhando o QR do Whatsapp
Compartilhando o QR do Whatsapp

Como criar um QR Code para o Whatsapp com a Suiteshare

Na Suiteshare você conseguirá unir a tecnologia dos QRCODES com o Link de WhatsApp e fazer com que os clientes abram uma conversa com você no WhatsApp com apenas um escaneamento.

Se na sua empresa, você utiliza materiais impressos, esses códigos são a melhor opção para levar os clientes do offline para o online.

IMPORTANTE:  Antes de começar, você já deverá ter criado um link para cada número de telefone. Se ainda não fez isso, acesso nosso texto: como criar um link no WhatsApp.

  1. No painel da Suiteshare, acesse a opção “Atrair > Links”.
Atraindo leads pela Suiteshare

Clique no ícone do QRCODE, localizado no lado direito do link que você deseja criar um código.

Gerando o QR Code pela Suiteshare

Escolha um logotipo (Opcional):

Logo de Whatsapp na Suiteshare

Pronto! Agora você precisa escolher o formato do arquivo que deseja fazer o download (PNG, SVG, EPS) e adiciona-lo a sua arte do seu material no Corel Drawn, Ilustrator, Photoshop e etc.

Formatos disponíveis para baixar o QR Code na Suiteshare


Onde usar o QR code para Whatsapp?

Após você criar o QR code, como já explicitado no texto, você pode utilizar ele nas suas campanhas offline alguns exemplos delas são:

  • panfletos;
  • revistas;
  • impressos;
  • outdoors;
  • cartões de visita;
  • veículos

Além disso, você pode utilizar ele para fazer marketing no WhatsApp.


QR code do WhatsApp x QR Code com a Suiteshare

As grandes vantagens em relação do QR code da Suiteshare em relação ao QR code do WhatsApp, são as estatísticas. Com a SuiteShare você pode saber quantas pessoas escanearam por dia, por semana ou por mês, qual a cidade e o país da pessoa que escaneou aquele determinado código QR.

Além disso, você pode mudar o número de telefone a qualquer momento do QR Code, dessa forma ele vai direcionar para outro telefone. 

Portanto, você pode criar um formulário e utilizar diversas outras funcionalidades da Suiteshare no código QR, logo ele é apenas uma “porta de entrada” para diversas opções que você vai ter com a Suiteshare e não será possível ter ela com o WhatsApp.

Em uma análise geral, o código QR ou QR code é bastante útil para mídia online ou offline e é uma excelente forma de facilitar o contato do cliente com a sua empresa.

Com essa nova funcionalidade do WhatsApp, você pode utilizar ele para os mais diversos fins, mas caso você queira utilizar ele de maneira mais inteligente, coletando estatísticas, analisando os dados e tendo uma gama de possibilidades, recomendamos que você gere ele pela Suiteshare.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade