Vendas

Script de Vendas para WhatsApp

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 9 de outubro de 2020
Script de Vendas para WhatsApp
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A maioria das pessoas que já trabalharam na área comercial ou tiveram algum contato com ela, sabem que ter um script de vendas efetivo é essencial para melhorar a taxa de conversão e aumentar as vendas do setor.

Dessa forma, ele deve ser montado a partir da metodologia de vendas que a empresa utiliza e pode ser utilizado de diferentes maneiras de acordo com o canal de comunicação para que se torne ainda mais personalizado e traga melhores resultados.

Neste texto, vamos te ensinar a montar um script de vendas pelo WhatsApp e dar exemplos de alguns scripts que você pode utilizar através desse aplicativo, que é um dos canais de comunicação, que está sendo bastante utilizado para que haja o contato entre empresas e clientes de diversos segmentos.

Principais pontos de atenção no WhatsApp

De acordo com os termos de uso e a política de privacidade do WhatsApp, você não deve enviar mensagens em massa, nem mensagens automáticas, pois, se fizer isso de maneira constante, pode ser banido.

Além disso, as taxas de conversão para esse tipo de ação costumam ser extremamente baixas, afinal ninguém gosta de receber várias mensagens genéricas por qualquer meio de comunicação. Portanto, você deve utilizar o WhatsApp principalmente como um canal de inbound marketing.

Para quem não sabe, o inbound marketing é uma metodologia que está crescendo bastante nos últimos anos e foca na atração de clientes através de diversos canais de vendas. A partir dele, ao invés da empresa entrar em contato com o cliente, o contrário acontece e se torna muito mais fácil vender e conversar com aquele lead, pois ele já deu permissão para isso e já mostrou interesse em falar com a sua empresa.

Se você ainda não faz isso, pode estar “deixando dinheiro na mesa”, para que isso deixe de acontecer, confira o texto que elaboramos exclusivamente para aprender o passo a passo de como montar uma estratégia de inbound marketing.

O primeiro passo para utilizar essa estratégia é criando um link de WhatsApp, para saber como fazer isso, confira nosso texto sobre como criar um link de WhatsApp e utilizar no Instagram, Facebook e site.

Tipos de script de vendas pelo WhatsApp

De uma maneira geral, podemos dividir os tipos de script de vendas pelo WhatsApp em dois. O primeiro é quando a empresa está utilizando uma abordagem ativa e a segunda é quando ela está recebendo um contato com o cliente através do WhatsApp (abordagem passiva).

Estes dois scripts são extremamente diferentes e o ideal é que, para os dois tipos de script de vendas, você esteja sempre fazendo mudanças e otimizações, no intuito de testar novas técnicas, aprimorar frases que já geram conversões e tentar aumentar as vendas pelo WhatsApp.

Script de vendas ativo pelo WhatsApp

O principal fator que você deve ter em mente neste script de vendas para o WhatsApp é o contexto, pois, é ele quem vai ditar se essa será uma conversa que resultará em alguma conversão ou não.

Portanto, você deve tentar não ser invasivo e personalizar ao máximo a sua mensagem para aquele determinado lead. Dessa forma, existe uma grande chance dele ser receptivo ao seu contato e você conseguir agendar uma reunião com ele.

Primeiramente, você deve se apresentar para o cliente de maneira bem sucinta. Além disso, se alguém de confiança ou próximo ao lead passou o contato dele para você, é muito importante que você utilize essa pessoa como referência desde o primeiro momento.

Após se apresentar e referenciar quem passou o contato para você, o ideal é dizer de cara qual o objetivo da ligação, tudo isso de maneira sucinta e objetiva. Após isso, você deve esperar uma resposta do cliente e, a partir disso, iniciar o processo de qualificação de leads pelo WhatsApp ou não.

Exemplos de script de vendas ativo pelo WhatsApp

Abaixo, vamos mostrar dois modelos que você pode utilizar como script de vendas ativo pelo WhatsApp:

1.       Bom dia João, tudo bem? Aqui é o Gabriel, especialista em WhatsApp da Suiteshare. Estou entrando em contato com você, pois, o Ricardo me disse que sua empresa estava precisando vender mais pelo WhatsApp, qual o melhor horário para conversarmos sobre isso? Prometo que será rápido.

2.       Bom dia José, tudo bem? Sou o Gabriel, da Suiteshare, empresa que atua no aumento das vendas e conversões de leads pelo WhatsApp. Liguei para a (NOME DA EMPRESA) e falei com a Joana (Atendente), ela me passou seu contato para que pudéssemos conversar, qual o melhor horário para você?

Perceba que os dois scripts de vendas pelo WhatsApp apesar de serem scripts de vendas ativos, possuem contextos diferentes, mas estão referenciados e explicam de maneira sucinta quem você é, o que sua empresa faz, como você conseguiu o contato daquela pessoa e têm como objetivo agendar uma conversa para que você possa qualificar o lead.

Nos dois casos acima, o ideal é agendar uma ligação, pois, diversas pesquisas (QUAIS?) mostram que este é o meio que gera mais conversões e mais vendas no setor comercial. Porém, dependendo do lead e de sua resposta, ele pode querer continuar a conversa pelo WhatsApp. Caso isso aconteça, você deve estar preparado para tentar atrair toda a atenção dele através desse canal e realizar o processo de qualificação de leads e de vendas pelo WhatsApp.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-PLAYBOOK.png

Script de vendas receptivo para WhatsApp

O script de vendas receptivo para WhatsApp é totalmente diferente do ativo, pois, neste caso, o cliente está falando com a sua empresa e ele costuma já vir com uma dúvida específica ou dizer que possui interesse em conhecer mais sobre a solução.

Esses clientes geralmente entram em contato com a sua empresa através de diferentes canais de vendas em que você utiliza o WhatsApp como meio de atração de leads, alguns deles podem ser:

·         O blog da sua empresa;

·         O link de WhatsApp na bio do Instagram ou Facebook;

·         O WhatsApp no call to action (CTA) de anúncios do Google ou Facebook;

·         O chat de WhatsApp na home do seu site.

Além desses, existem diversos outros canais que você pode utilizar o WhatsApp para atrair clientes, portanto, é importante possuir uma ferramenta que possa indicar qual foi o canal de conversão, pois, a partir disso, você vai saber em qual canal deve investir mais esforços.

Portanto, neste caso, você deve novamente primeiro se apresentar e tentar responder diretamente a pergunta que o cliente enviou, após isso o ideal é entender qual a situação dele e qual problema ou desafio ele está passando que sua empresa consegue ajudar. 

Abaixo, vamos mostrar um exemplo de uma conversa que utilizou o script de vendas receptivo pelo WhatsApp:

Cliente: Olá, me chamo Rogério e gostaria de saber mais informações sobre a Suiteshare.

Vendedor: Olá Rogério, tudo bem? Me chamo Gabriel e atuo como especialista em WhatsApp na Suiteshare. Você poderia me informar se existe alguma funcionalidade específica a mais que você está buscando entender?

Rogério: Olá Gabriel, tudo certo. Fiquei interessado principalmente na ferramenta do botão de chat do WhatsApp que vocês possuem, pois, estou querendo instalar um chat na home do meu site para entender se mais leads fariam a conversão através dela ou não.

Gabriel: Entendi João. Que tal marcarmos um horário para que eu possa conversar com você e entender mais sobre a sua empresa e seus desafios, pois entendendo como está a sua situação, posso além de te explicar como funciona essa ferramenta, sugerir outras soluções que podem te ajudar. Prometo que vai ser rápido.

Rogério: Pode ser, Gabriel. Você pode me ligar hoje às 15h30?

Gabriel: Posso sim, Rogério. Marcado então, te ligarei nesse horário.

No script de vendas receptivo para WhatsApp, apesar de converter mais do que o script de vendas ativo, você deve tomar mais cuidado e primeiro entender toda a situação do cliente, pois, nem sempre o que ele está procurando vai satisfazer a necessidade dele.

Além disso, quando você está realizando o script de vendas ativo, você já fez o processo de qualificação e já sabe que aquela empresa é uma potencial compradora da sua solução. Para o script de vendas receptivo, você ainda não conhece aquela empresa e não sabe se ela possui o seu perfil de cliente ou não.

Portanto, você deve fazer o máximo de perguntas possíveis, seja durante a conversa pelo WhatsApp, seja durante uma ligação telefônica, para validar se aquele lead realmente é um potencial comprador seu.

Além disso, na ligação, você deve tentar entender melhor todas as dificuldades e desafios que a empresa dele está passando, fazendo isso através das perguntas que você deve fazer de acordo com a metodologia de vendas utilizada na empresa. 

Dessa forma, você vai saber se realmente aquele é o maior problema dele ou não e poderá entender se existem outras funcionalidades que a sua plataforma/aplicativo pode auxiliar ele.

Esse tipo de qualificação e entender realmente a situação do cliente é muito importante para que o pré vendedor da empresa possa passar todas as informações possíveis para uma futura apresentação da plataforma e entender se faz sentido agendar uma apresentação para esse cliente ou não.

Pois, se o lead não for qualificado, o vendedor vai apenas “perder tempo” tendo uma reunião com ele e seu time de vendas vai perder eficiência operacional. Por isso, é muito importante fazer a maior quantidade de perguntas possíveis, desde que elas agreguem valor à conversa para que você possa realmente “chegar na dor do cliente”.

Dicas para vender mais utilizando o script de vendas

Agora que você já sabe quais são os dois tipos de script de vendas pelo WhatsApp, como utilizar eles e viu alguns exemplos práticos dos mesmos, vamos dar algumas dicas para que você possa utilizá-los da melhor maneira possível.

1.       Pesquise sobre o lead

Apesar da maioria das pessoas fazer isso apenas para a abordagem outbound, quando é utilizado o script de vendas ativo, é essencial que você também pesquise sobre o lead quando vai utilizar o script de vendas receptivo, pois, a partir disso, você pode fazer perguntas mais eficientes, seja por WhatsApp ou por ligação e pode chegar realmente na “raiz do problema” daquele potencial cliente.

Para isso, é muito importante que você faça essa pesquisa através do Facebook, Linkedin, Instagram, site da empresa e outros canais. A partir deles, você pode levantar possíveis hipóteses de como o seu aplicativo ou plataforma poderia auxiliar o cliente em potenciais problemas que ele estiver passando e pode tentar validar ela durante a conversa.

A dica aqui é fazer uma pesquisa rápida e eficiente, pois, o ideal é que você não demore a realizar o atendimento daquele determinado cliente, afinal, se ele chegou até você, pode também ter falado com o concorrente e, geralmente, quem entra em contato com o cliente primeiro, ganha sua atenção.

2.       Entenda e atenda da melhor forma o cliente

Você deve primeiro garantir que está entendendo tudo que está sendo falado com o cliente e ter certeza que compreendeu a situação dele. pois. isso é essencial para estabelecer uma boa comunicação. Além disso, para garantir um bom atendimento, é ideal que você sempre responda primeiro a pergunta que o lead está fazendo e, somente posteriormente, faça outra pergunta ou mude de assunto para tentar extrair uma informação relevante dele.

3.       Escreva e formate bem suas mensagens

Tente ser sempre sucinto e objetivo, além disso, use a escrita da maneira correta para garantir que está sendo compreendido pelo cliente. Evite utilizar gírias ou quaisquer abreviações neste momento para ter uma boa comunicação.

Além disso, não escreva longos textos sem antes formatar a mensagem da melhor maneira possível, afinal ninguém gosta de ler uma redação no WhatsApp, portanto, a dica é ou utilizar parágrafos na sua mensagem que vai ser muito grande ou dividir a mesma em várias mensagens curtas.

Ao invés de escrever assim:

Escreva assim:

4.       Utilize cases de sucesso

Uma das principais validações que você pode dar ao lead que sua empresa vai realmente resolver aquele problema dele é utilizar cases de sucesso de companhias parecidas com a dele que obtiveram um excelente resultado utilizando a sua solução.

Para isso, você pode fazer e-books e materiais ricos, caso algum dos seus clientes autorize utilizando o exemplo de uma empresa daquele determinado segmento e coletando depoimentos dos gerentes ou do dono daquela companhia para poder passar ainda mais credibilidade ao lead.

5.       Metrifique os scripts utilizados pelo WhatsApp

A única maneira de saber se aquela determinada estratégia está sendo bem utilizada ou não é metrificando os scripts de vendas utilizados pelo WhatsApp, para isso, você deve saber quais aqueles que estão convertendo mais e tentar entender porque eles têm uma melhor performance que os outros.

A partir disso, você poderá adaptar e criar mais variações para serem utilizadas, dessa forma, pode ir sempre testando novos scripts a partir do que deu certo anteriormente e validando se eles vão funcionar melhor ou não.

6.       Utilize os scripts, mas não se prenda a eles

É muito importante que você não se prenda totalmente aos scripts pré definidos pelo time comercial, pois, cada um dos leads vai ter um caso e uma demanda específica. Portanto, você deve sempre personalizar aquele script para a necessidade do cliente e, em alguns momentos, quando você entender que pode ser uma melhor opção, “fugir” do script que está sendo utilizado.

Apesar dessa dica para ser contraditória, ela pode ser a que vai fazer você converter mais ou não, pois, ao sair do padrão estabelecido, você pode encontrar um novo script ou novas perguntas que podem ser utilizadas e adaptadas se elas conseguirem gerar um maior engajamento ou uma maior conversão com o lead.

Como metrificar e otimizar tudo isso?

Com a Suiteshare, você pode saber qual link de WhatsApp teve o maior número de cliques, qual a localização (cidade, Estado e País) que clicou mais nele, qual a quantidade de atendimentos realizados naquele determinado período de tempo e quais os dispositivos e navegadores mais comuns em que os clientes fazem acesso aos seus links de WhatsApp.

A partir de todas essas métricas, você pode entender qual campanha está convertendo mais e direcionar o foco das suas ações de marketing. Dessa forma, você vai gerar mais leads para que o seu time de vendas possa qualificar e testar os diferentes scripts de vendas receptivos pelo WhatsApp.

Já para os scripts de vendas ativos, o ideal é que você utilize um software de CRM e/ou um software de prospecção de clientes, onde você possa deixar registrado todas as interações que teve com o cliente pelo WhatsApp para entender quais são as potenciais melhorias que devem ser feitas.

Vale ressaltar que, neste caso, é muito importante que você faça essa integração de maneira automática e não precise registrar cada conversa de WhatsApp no CRM, pois, caso você tenha que fazer isso, o seu time de vendas vai perder muita eficiência operacional.

Dessa forma, a Suiteshare pode te ajudar, pois, nossa plataforma faz a integração do WhatsApp com diversos outros CRMs e softwares de prospecção de clientes, a partir disso, seu time não terá nenhum trabalho a não ser analisar as conversas e os scripts utilizados e tentar criar processos para otimizar eles. 

Portanto, se você quiser ter uma solução completa que vai te ajudar a gerar mais leads, vendas e melhorar a conversão através do WhatsApp, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade