Vendas

O que é Social Selling e como aplicar na sua empresa

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 24 de setembro de 2020
O que é Social Selling e como aplicar na sua empresa
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Social Selling é basicamente utilizar as redes sociais para criar e engajar relacionamentos personalizados com o público alvo da sua empresa e a partir disso, gerar vendas. A base desse processo é basicamente o conteúdo de qualidade e a personalização do contato.

A tradução do termo social selling é venda social, e significa basicamente, utilizar as redes sociais da empresa como canais de venda, porém, você não vai fazer isso a partir de interações diretas e explícitas e sim através da geração de conteúdos de qualidade e personalizados com o intuito de solucionar problemas específicos dos potenciais clientes.

Por ser uma estratégia cada vez mais utilizada, esse texto tem o intuito de mostrar você o passo a passo de como adotar uma estratégia para começar a fazer isso na sua empresa. Confira!


Como adotar uma estratégia de social selling pelo Linkedin

O social selling pode ser feito através das mais diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras. Porém, pelo Linkedin ser uma rede social com o perfil mais profissional, ele é bem mais utilizado para fazer o processo de venda social de maneira ativa.

Portanto, o social selling é utilizado frequentemente como um dos pontos de contatos pelos times comerciais durante seus pontos de contato enquanto estão prospectando seus clientes. Para fazer isso da melhor forma possível é interessante que você adote algumas estratégias, algumas dicas são:

  1. Garanta que seus vendedores tenham um perfil completo e gerem conteúdo do Linkedin, uma maneira prática é que você compartilhe o conteúdo de qualidade gerado nas redes sociais no blog e que eles divulguem ele no perfil pessoal.
  2. Faça uma abordagem personalizada, portanto pesquise antes sobre a empresa do seu prospect e sobre os desafios que ela pode estar enfrentando
  3. Na primeira abordagem, você pode apenas enviar um conteúdo e dizer que ao ver o perfil do lead, acha que vai ser interessante para ele. Se ele gostar, ele deve dar algum retorno ou até conferir mais conteúdos e fazer perguntas para você.

Um exemplo prático, no caso da Suiteshare é que atualmente auxiliamos diversas empresas varejistas a estruturarem seu time comercial, vender mais pelo WhatsApp e a atrair mais clientes por esse app.

O ideal é pesquisar sobre a empresa e tentar identificar algum ponto em que ela talvez esteja com problema, portanto, vamos supor que um pré vendendor da Suiteshare, ao pesquisar sobre uma determinada franquia, identificou que ela tem dificuldade em distribuir o atendimento pelo WhatsApp

Uma forma de abordar o Lead través do social selling é criar uma mensagem personalizada, como o exemplo abaixo:

Olá XXX, tudo bem? Me chamo Gabriel, sou especialista de vendas na Suiteshare. Trabalhamos com franquias e um dos maiores desafios atualmente é na distribuição do atendimento pelo WhatsApp. 

Se fizer sentido para você, posso enviar um texto que explica como fazer isso da melhor forma. O que acha?

Lembre-se: Sua abordagem não deve exceder os 140 caracteres do Linkedin, a menos que você possua a versão premium para aquele determinado perfil ou para os perfis do seus vendedores.

Além disso, você deve ter uma abordagem personalizada e entender realmente se está prospectando uma companhia que é o público alvo da sua empresa. Além disso, saiba que a forma de comunicação com os influenciadores e os decisores da empresa será diferente, portanto, além de saber qual a empresa que você está abordando, você deve saber com quem você está conversando.

Cabe ressaltar que para a estratégia de social selling através do LinkedIn dar certo através do Outbound, você deve fazer uma excelente pesquisa antes, dessa forma, conseguirá personalizar o contato e vai saber qual a melhor forma de falar com aquele determinado prospect.

Social Selling pelas redes sociais

Já através das redes sociais, por serem canais diferentes do Linkedin, o ideal é adotar uma estratégia de social selling utilizando o inbound marketing e uma comunicação personalizada porém de maneira geral.

Dessa forma, o branding e a produção de conteúdo são os pilares nessa estratégia, pois, você deve estar no canal em que sua persona mais usa, fazer uma comunicação personalizada para ela, produzir conteúdo de qualidade e, além disso, realizar um bom trabalho de branding.

Atuando dessa forma, saiba que o social selling pode até ser um pouco demorado até ganhar tração, mas ele com certeza trará bastante resultado e fará isso da melhor forma, que é de maneira orgânica. Portanto, você não precisará gastar com anúncios para sua marca se tornar conhecida ou atrair clientes.

Porém, é claro que os anúncios de mídia paga são importantes na sua estratégia, principalmente para fazer remarketing com quem entra no seu site ou interage pelas redes sociais, afinal não é no primeiro contato que o lead vai comprar seu produto ou serviço.

Social Selling
Fonte da imagem: Freepik

Ferramentas para social selling

Existem diversas ferramentas para que você possa otimizar o processo de social selling, algumas delas são:

Snovio: Essa ferramenta permite que você encontre e-mails e outros detalhes sobre o lead, seja prospectando pelo LinkedIn ou através do site da empresa. Para pesquisar os e-mails, você pode usar uma extensão do google chrome. Além disso, você pode pesquisar e-mails no Linkedin, pesquisar empresas por perfil, entre outras funcionalidades.

Suiteshare: A Suiteshare é uma plataforma de vendas e atendimento pelo WhatsApp, ela vai atrair e capturar mais leads para o seu time de vendas, organizar e distribuir os contatos que chegam através das redes sociais e permitir com que você possua um analytics completo dos contatos que seu time de vendas conversa pelo WhatsApp na empresa. Além disso, vai permitir com que você faça remarketing com esses contatos.

Usando todas essas funcionalidades e fazendo do WhatsApp o principal canal de vendas, a empresa cresceu 22% ao mês no ano passado com uma metodologia própria desenvolvida.

Ramper: O ramper foi criado a partir da metodologia do livro Receita Previsível do Aroon Ross e permite com que seu time de vendas crie listas segmentadas, escalea prospecção através de processos de automação e otimize sua prospecção.

Agora que você já sabe o que é social selling e como adotar essa estratégias pelas diferentes redes sociais, aprenda a como vender pelo WhatsApp.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade