Vendas

WhatsApp API: o que é, como funciona e quanto custa?

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 10 de agosto de 2021
WhatsApp API: o que é, como funciona e quanto custa?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aprenda tudo sobre a WhatsApp API: saiba como ela funciona, quanto custa e entenda quais as melhores práticas de uso para sua empresa vender mais.


O WhatsApp está presente em 98% do smartphones do Brasil. Através dele, diariamente, bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas do mundo inteiro.

Devido a grande popularidade do aplicativo, empresas de todos os tamanhos tem usado o WhatsApp para Negócios, como uma alternativa bastante atrativa para diversas demandas da empresa, como atendimento e relacionamento com o cliente, e claro, vendas.

Atento as demandas dos seus usuários, o Facebook, proprietário da plataforma, desenvolveu o WhatsApp API.

Vamos conhecer essa solução e entender se ela pode ajudar a sua empresa a otimizar seu atendimento ao cliente e gerar mais vendas.

O que é WhatsApp API?

A API do WhatsApp Business foi desenvolvida para facilitar o atendimento pelo WhatsApp de médias e grandes empresas. 

Com a API, é possível conectar os atendentes da sua empresa e realizar os atendimentos utilizando a solução. Além disso, é possível integrar a API a diversas plataformas complementares para o dia a dia da sua empresa, como plataformas de CRM e plataformas de marketing.

Como conseguir API WhatsApp?

Para usar a API, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos que incluem, entre outros:

WhatsApp Business é pago?

Depende! Se você quiser apenas utilizá-lo para conversar com o cliente de forma comum, não é necessário realizar nenhum pagamento.

Mas para envio de mensagens de notificação, conversas que são iniciadas pela empresa,  enviadas pela conta do WhatsApp Business serão cobradas de acordo com um modelo de preços.

O valor da cobrança é dividido em vários níveis de acordo com a quantidade de mensagens enviadas pela sua empresa. Os planos variam de 250 mil mensagens até 25 milhões, e a cobrança por mensagem inicia em US$0.0473 por mensagem.

Como a Lupo continuou vendendo mesmo de portas fechadas durante a pandemia e ainda cresceu em geração de leads para vendas

Custo por mensagem do WhatsApp Business

Quantidade de mensagensCusto por envio (em US$)
Primeiras 250K mensagens$0.0473
Próximas 750K mensagens$0.0455
Próximas 2M mensagens$0.0438
Próximas 3M mensagens$0.0403
Próximas 4M mensagens$0.0368
Próximas 5M mensagens$0.0315
Próximas 10M mensagens$0.0263
> 25M mensagens$0.0263

Qual a diferença entre a versão padrão, WhatsApp Business e a WhatsApp API?

É importante esclarecer que as diferenças entre as três versões do WhatsApp: 

  • WhatsApp padrão: esta é a versão do aplicativo usada pela maioria das pessoas,   servindo como um canal de comunicação entre amigos, familiares, empresas e equipes.
  • WhatsApp Business: o WhatsApp Business foi desenvolvido para pequenas empresas e empreendedores, e busca facilitar a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens.
  • WhatsApp Business API: a API de negócios do WhatsApp é um serviço pago projetado para médias e grandes empresas com grande volume de atendimentos que permite automatizar o envio de respostas pelo WhatsApp.

A API de Links do WhatsApp possibilita que você crie links de WhatsApp que permite o seu cliente iniciar uma conversa com sua empresa sem ter o seu número salvo em sua lista de contatos.

Como ter mais de um usuário no WhatsApp Business?

Não é possível e também não é recomendável ter mais de um usuário no WhatsApp Business.

Existem alguns aplicativos que possibilitam esta opção, mas que não são recomendáveis, pois quem já estudou os termos de uso e a política comercial do WhatsApp,sabe que para ter uma espécie de multiusuários, é necessário contratar uma solução que seja parceira oficial da plataforma.

Acontece que muitas empresas não homologadas pelo WhatsApp usam uma plataforma própria que substitui as oficiais do mesmo e ficam com todos os dados de seus clientes e suas conversas salvas, podendo utilizar eles de maneira indevida e parar de funcionar a qualquer momento por bloqueio do WhatsApp.

Outra solução podem ser as empresas homologadas, que são autorizadas pelo próprio aplicativo para fazer esse tipo de serviço. Nestes casos, você vai ficar mais seguro e tranquilo, mas vai acabar gastando bastante, em torno de R $1.500 mensais mais o custo de implementação.

Como ter múltiplos usuários utilizando o mesmo WhatsApp?

Se você quiser saber como ter múltiplos usuários utilizando o mesmo WhatsApp sem gastar muito e de maneira segura, confira nosso texto

Como distribuir clientes para vários atendentes no WhatsApp e organizar setores da empresa?

Qual a melhor plataforma para WhatsApp?

Agora que você entendeu como funciona o WhatsApp API, pode estar se perguntando qual a melhor plataforma de vendas pelo WhatsApp, certo?

Pensando nisso, na tabela abaixo comparamos os recursos da Suiteshare com as principais plataformas de atendimento do mercado.

Veja o comparativo e entenda como a Suiteshare é a solução completa para sua empresa vender mais pelo WhatsApp.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade