Vendas

WhatsApp API: o que é, como funciona e quanto custa?

Vinícius Pereira
Escrito por Vinícius Pereira em 10 de agosto de 2021
WhatsApp API: o que é, como funciona e quanto custa?

Aprenda tudo sobre a WhatsApp API: saiba como ela funciona, quanto custa e entenda quais as melhores práticas de uso para sua empresa vender mais.


O WhatsApp está presente em 98% dos smartphones do Brasil. Através dele, diariamente, bilhões de mensagens são trocadas entre pessoas do mundo inteiro.

Devido a grande popularidade do aplicativo, empresas de todos os tamanhos usam o WhatsApp para Negócios, como uma alternativa bastante atrativa para diversas demandas da empresa, como atendimento e relacionamento com o cliente, e claro, vendas.

Atento as demandas dos seus usuários, o Facebook, proprietário da plataforma, desenvolveu o WhatsApp API.

Vamos conhecer essa solução e entender se ela pode ajudar a sua empresa a otimizar seu atendimento ao cliente e gerar mais vendas.

O que é WhatsApp API?

A API do WhatsApp Business foi desenvolvida para facilitar o atendimento pelo WhatsApp de médias e grandes empresas. 

Com a API, é possível conectar os atendentes da sua empresa e realizar os atendimentos utilizando a solução. Além disso, é possível integrar a API a diversas ferramentas complementares para o dia a dia da sua empresa, como plataformas de CRM e plataformas de marketing.

Como conseguir API WhatsApp?

Para usar a API, as empresas precisam cumprir uma série de requisitos que incluem, entre outros:

WhatsApp Business é pago?

Depende! Se você quiser apenas utilizá-lo para conversar com o cliente de forma comum, não é necessário realizar nenhum pagamento.

Para envio de mensagens de notificação, conversas iniciadas pela empresa, enviadas pela conta do WhatsApp Business serão cobradas de acordo com um modelo de preços.

O valor da cobrança é dividido em vários níveis conforme a quantidade de mensagens enviadas pela sua empresa. Os planos variam de 250 mil mensagens até 25 milhões, e a cobrança por mensagem inicia em US$0.0473 por mensagem.

Custo por mensagem do WhatsApp Business

Quantidade de mensagensCusto por envio (em US$)
Primeiras 250K mensagens$0.0473
Próximas 750K mensagens$0.0455
Próximas 2M mensagens$0.0438
Próximas 3M mensagens$0.0403
Próximas 4M mensagens$0.0368
Próximas 5M mensagens$0.0315
Próximas 10M mensagens$0.0263
> 25M mensagens$0.0263

Qual a diferença entre a versão padrão, WhatsApp Business e a WhatsApp API?

É importante esclarecer que as diferenças entre às três versões do WhatsApp: 

  • WhatsApp padrão: esta é a versão do aplicativo usada pela maioria das pessoas,   servindo como um canal de comunicação entre amigos, familiares, empresas e equipes.
  • WhatsApp Business: o WhatsApp Business foi desenvolvido para pequenas empresas e empreendedores, e busca facilitar a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens.
  • WhatsApp Business API: a API de negócios do WhatsApp é um serviço pago projetado para médias e grandes empresas com grande volume de atendimentos que permite automatizar o envio de respostas pelo WhatsApp.

A API de Links do WhatsApp possibilita que você crie links de WhatsApp que permite o seu cliente iniciar uma conversa com sua empresa sem ter o seu número salvo em sua lista de contatos.

Como ter mais de um usuário no WhatsApp Business?

Não é possível e também não é recomendável ter mais de um usuário no WhatsApp Business.

Existem alguns aplicativos que possibilitam esta opção, mas que não são recomendáveis, pois quem já estudou os termos de uso e a política comercial do WhatsApp, sabe que para ter uma espécie de multiusuários, é necessário contratar uma solução que seja parceira oficial da plataforma.

Acontece que muitas empresas não homologadas pelo WhatsApp usam uma plataforma própria que substitui as oficiais do mesmo e ficam com todos os dados de seus clientes e suas conversas salvas, podendo utilizar eles de maneira indevida e parar de funcionar a qualquer momento por bloqueio do WhatsApp.

Outra solução podem ser as empresas homologadas, autorizadas pelo próprio aplicativo para fazer esse tipo de serviço. Nestes casos, você ficará mais seguro e tranquilo, mas acabará gastando bastante, em torno de R $1.500 mensais mais o custo de implementação.

Como ter múltiplos usuários utilizando o mesmo WhatsApp?

Se você quiser saber como ter múltiplos usuários utilizando o mesmo WhatsApp sem gastar muito e de maneira segura, confira nosso texto: como distribuir clientes para vários atendentes no WhatsApp e organizar setores da empresa?

Qual a melhor plataforma para WhatsApp?

Agora que você entendeu como funciona o WhatsApp API, pode estar se perguntando qual a melhor plataforma de vendas pelo WhatsApp, certo?

Pensando nisso, na tabela abaixo comparamos os recursos da Suiteshare com as principais plataformas de atendimento do mercado.

Veja o comparativo e entenda como a Suiteshare é a solução completa para sua empresa vender mais pelo WhatsApp.

Suiteshare vs Plataformas de Atendimento