WhatsApp

Como usar o WhatsApp com múltiplos usuários: Passo a Passo.

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 27 de janeiro de 2021
Como usar o WhatsApp com múltiplos usuários: Passo a Passo.
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você já vende ou realiza atendimento pelo WhatsApp, provavelmente, este canal ao longo do tempo vai se tornar um dos mais importantes da sua empresa, dessa forma, para não precisar comprar um celular ou chip para cada setor ou colaborador, você pode usar o WhatsApp com múltiplos usuários.

Se você não sabe ainda, é possível instalar 2 WhatsApp no mesmo aparelho e também é possível ter distintos números de WhatsApp sem necessariamente precisar comprar um chip, se quiser entender quais são as possibilidades para fazer isso, leia este conteúdo até o final!


Como usar o WhatsApp com vários usuários?

Por conta do lançamento do WhatsApp Business, se tornou possível instalar mais de 2 WhatsApp no mesmo aparelho, além disso, se você utilizar o aplicativo chamado DualSpace, você pode duplicar todos os aplicativos que já possui instalado no celular, com isso, você terá 2 WhatsApps “normais” e 2 WhatsApps Business.

Para realizar a ativação de todas essas quatro contas, os números de telefones devem estar aptos a receber ligações ou SMS, para que você possa realizar a ativação por meio do app. Além disso, existem diferentes formas de ter o WhatsApp com múltiplos usuários sem precisar de chip, entre elas estão:

  • Cadastro de um telefone fixo no WhatsApp Business;
  • Utilização de ramais da sua empresa no WhatsApp Business;
  • Número do Skype no WhatsApp.

Se você quiser saber mais detalhes sobre cada uma delas, basta conferir nosso texto que fala sobre como ter dois whatsapp no mesmo celular sem precisar de chip.


Quais os benefícios do WhatsApp com vários usuários?

Os principais benefícios de utilizar o WhatsApp com vários usuários sem necessariamente precisar de chip são:

  • Conseguir coletar as métricas referente a cada um dos números e ter um maior controle em relação às pessoas do suporte e do comercial da sua empresa, pois se várias pessoas utilizarem o mesmo número, isso pode gerar inúmeras confusões e problemas internos;
  • Reduzir custos, já que você não precisa comprar diferentes aparelhos para cada uma das pessoas do time do suporte e da equipe de vendas, além disso, se você seguir as dicas no texto que recomendamos sobre como ter dois WhatsApp no mesmo celular, você não precisa comprar chip e não terá que gastar com recargas.

Agora você pode estar pensando sobre como vai conseguir realizar a distribuição de atendimento para cada um dos números de WhatsApp ou até mesmo como fazer para criar vários links de WhatsApp.


Como distribuir o atendimento utilizando o WhatsApp com múltiplos usuários?

Para distribuir o atendimento utilizando o WhatsApp com múltiplos usuários, tanto para o time de atendimento tanto para leads que chegam através das suas estratégias de inbound marketing, basta seguir o passo a passo abaixo:

passo a passo whatsapp com vários usuários
  • Terceiro passo: Clique no botão Novo e, na próxima tela, crie um link de WhatsApp para a sua empresa, preenchendo o seu telefone, personalize o link (ex: setordevendas) e salve. Você deverá ser direcionado para uma tela assim:
como ter whatsapp com múltiplos usuários
  • Quarto passo: Repita o processo do terceiro passo, criando um novo link para cada atendente seu. Entenda que você acabou de criar o link principal do setor de vendas (/setordevendas), agora você deverá criar o dos seus vendedores. Ficará assim:
links de whatsapp para vários usuários
  • Quinto passo: Pronto! Você já tem o link de WhatsApp individual da sua empresa e de cada um de seus vendedores. Falta apenas criar a sua central de atendimento no WhatsApp. Para isso, no menu, clique em Organizar e Sequencial.
  • Sexto passo: Clique no botão Novo. Na próxima tela, em Link Âncora, selecione o primeiro link que você criou (/setordevendas) e clique em Avançar.
  • Sétimo passo: Clique no botão Adicionar e selecione os links dos seus vendedores. Clique em Salvar.

Pronto! Você acabou de criar um sistema de atendimento no WhatsApp que vai distribuir proporcionalmente os clientes para o número de links que você criou.

Não é só isso! Além dessas possibilidades citadas acima você pode ainda escolher com que o atendimento ao cliente possa ser distribuído de forma geolocalizada, ou seja, ele pode escolher com qual das suas lojas ele vai falar, de acordo com a distância da loja que ele está.

Por fim, outra forma de separar esse atendimento é criar uma distribuição de forma seletiva, permitindo com que o cliente selecione qual setor ou com quem ele deve falar. 

Utilizando a forma seletiva juntamente com o chat de WhatsApp no site, você pode disponibilizar o número de um pré-vendedor, de uma pessoa do time do atendimento e de uma pessoa do financeiro, dessa forma, o cliente poderá escolher com qual dos setores ele vai falar.

Sabe aquele problema que pode estar acontecendo com sua empresa, em que ocorrem diversos redirecionamentos de ligações dentro da companhia? Então, com essa funcionalidade, você não vai precisar mais se preocupar com isso. 

Agora que você já sabe como utilizar múltiplos usuários no WhatsApp sem precisar de chip e como distribuir o atendimento de diferentes maneiras para conseguir criar um sistema de atendimento pelo WhatsApp, você pode conferir também alguns temas como:

Afinal, se você quer ter sucesso ao realizar vendas e fazer atendimento pelo WhatsApp, é muito importante que você saiba integrar ele com outras ferramentas que vão automatizar processos que podem estar fazendo com que o seu time perca a produtividade.

Conclusão

Se você estava procurando uma forma de utilizar o WhatsApp com múltiplos usuários, nós mostramos que existem quatro possibilidades, sendo algumas delas gratuitas, para poder fazer isso. 

Contudo, entenda que não necessariamente ter vários usuários no WhatsApp vai fazer com que você consiga vender e atender os seus clientes através desse app de maneira efetiva, por isso, é importante que você aprenda a melhor forma de realizar a distribuição dos contatos que falam com você por ele. 

Com a junção de múltiplos usuários no WhatsApp e da distribuição de clientes, você cria um sistema poderoso que tem plena capacidade de automatizar diversos processos, tornando seu time mais eficiente, fazer com que você fale com seus leads de maneira mais rápida, aumentando a taxa de conversão e garantir um melhor atendimento, aumentando a satisfação do cliente e o Net Promoter Score da sua empresa.

Com todos esses benefícios, fica claro que usar o WhatsApp com vários usuários é o primeiro passo que você pode dar para torná-lo um dos principais canais de contato com o cliente na sua empresa, se quiser saber mais formas de fazer isso, entre em contato conosco e conheça como funciona a Suiteshare!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade