Vendas

WhatsApp como canal de vendas: Aprenda como vender mais

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 3 de novembro de 2020
WhatsApp como canal de vendas: Aprenda como vender mais
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Alguns dos dados que comprovam esse fato é que ele possui mais de 120 milhões de usuários no país e, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, está presente em cerca de 99% dos celulares no Brasil.

Dessa forma, podemos afirmar que o WhatsApp está inserido no dia a dia das pessoas e na comunicação com familiares, amigos, colegas, e atualmente cada vez mais com empresas.

Segundo a pesquisa da consultoria Kantar, o uso do aplicativo cresceu cerca de 76% na pandemia e essa tende a ser uma realidade cada vez mais presente na relação entre empresas e consumidores.

Outro dado relevante é que de acordo com a pesquisa da NeoAssit, 40% dos negócios expandiram seus canais de suporte para garantir um bom atendimento ao cliente no período, sendo o WhatsApp o principal meio utilizado. Esses negócios incluem os mais variados setores, como, prefeituras, grandes bancos, startups, e-commerces, lojas virtuais, varejistas e até funerárias. 

Com todos esses dados e informações, fica claro que usar o WhatsApp como canal de venda e de atendimento é uma realidade cada vez mais comum para as empresas e que muitas delas estão fazendo isso pela demanda de seus consumidores e leads, por isso, criamos este conteúdo para que você aprenda a como implantar esse aplicativo como canal de vendas na sua empresa, apresentando dicas práticas e diversos cases, para saber tudo isso, leia até o final!


Como implementar o WhatsApp como canal de vendas na minha empresa?

O primeiro passo que deve ser dado para implementar o uso do aplicativo na sua empresa é estruturar o time de vendas no WhatsApp, treiná-lo, organizá-lo e fazer isso também para as pessoas da empresa responsáveis pelo suporte e todos os outros setores que podem ter contato com os clientes pelo WhatsApp para que eles estejam cientes e alinhados a como a empresa vai realizar a comunicação através desse canal e de que forma ela será feita.

Após realizar esse alinhamento e definir os responsáveis por cada um dos setores, você deve unir os times de marketing e vendas para pensar em diversos tópicos, como:

  1. como será feita a divulgação do WhatsApp da sua empresa;
  2. em quais canais de vendas ele será divulgado; 
  3. quais serão os possíveis call to actions;
  4. quais são os KPIs para essa nova operação;
  5. qual vai ser a mensagem de ausência e qual a mensagem de saudação que a empresa vai utilizar. 

Além de tudo que foi citado acima, existem diversos outros pontos, que após serem definidos devem ter prazos de entregas e responsáveis para que todas essas ações sejam realizadas.

Quando esse escopo estiver finalizado, você vai poder divulgar os links de WhatsApp nos meios de comunicação definidos e vai ter dado início a possibilidade dos clientes realizarem contato pelo WhatsApp.

Neste momento, é muito importante definir como esse contato será distribuído, para isso, recomendamos a leitura do texto: “Como distribuir clientes para vários atendentes no WhatsApp e organizar setores da empresa?”

Com tudo que foi citado acima finalizado, você vai poder agora pensar em como tornar esse aplicativo o melhor canal de vendas possível para a sua empresa.

teste 1.gif

Como inserir o WhatsApp na estratégia de vendas da empresa?

Antes de pensar em como vender pelo WhatsApp, você deve entender que o ideal é inserir ele na sua estratégia de inbound marketing a partir das próprias diretrizes e termo de uso do aplicativo.

Um dado que colabora com o uso dele nesse tipo de estratégia é que uma pesquisa encomendada pela Mobile Time e Opinion Box, identificou que 40% dos usuários do WhatsApp abandonariam o aplicativo em caso de recebimento de SPAM.

Dessa forma, o que nós recomendamos e fazemos na Suiteshare é utilizar ele como um canal de recepção de clientes. Isso pode ser feito através de diversas maneiras, como:

  • Utilizando o botão de chat de WhatsApp nas páginas do site;
  • Usando o QR Code nas mídias impressas;
  • Permitindo que o cliente possa preencher um formulário e após isso fale com você pelo WhatsApp ao invés desse formulário chegar no seu e-mail;
  • Colocando um link de WhatsApp na assinatura do e-mail da sua Newsletter e da campanha de e-mail marketing;
  • Inserindo o link de WhatsApp no call to action (CTA) do Google e do Facebook Ads;
  • Utilizando o link de WhatsApp na bio do Instagram, Facebook e diversas outras redes sociais.

Todos esses pontos permitem que o cliente entre em contato de diversas formas pelo WhatsApp e, ao ter um time de vendas com foco no contato com esses leads, eles podem ser atendidos de maneira rápida e escalável.

Ao finalizar todo esse processo de divulgação, definição de processos e organização do time de vendas e dos setores que ficaram responsáveis por receber contatos através do WhatsApp, você estará pronto para converter os leads em clientes e iniciar o processo de vendas pelo aplicativo.


Como vender pelo WhatsApp?

Agora que você já fez tudo que foi citado acima, vamos dar seis dicas sobre como vender pelo WhatsApp, confira:

Formate suas mensagens

Evite o uso de gírias, escreva de maneira amigável e seja breve, pois os clientes costumam não gostar de mensagens grandes, portanto, crie mensagens curtas e diretas.

Sempre que possível, envie suas frases separadas. Além disso, utilize emojis em alguns momentos e sempre responda a pergunta ou dúvida do cliente antes de fazer outra para ele. 

Foque em entender o cliente

Entenda o real motivo do cliente está falando com você e qual o problema que a empresa dele está passando para poder identificar de fato se a sua solução consegue ajudar ele e poder explicar como sua empresa pode fazer isso. 

Utilize uma metodologia de vendas para qualificar os leads pelo WhatsApp

Existem diversas metodologias de vendas que você pode utilizar para realizar a qualificação de leads pelo WhatsApp, alguns delas são o SPIN Selling, BANT, GPCT, entre diversas outras.

O ideal é que você adote uma delas ou adapte uma delas para qualificar os leads pelo aplicativo, pois, dessa forma, você garante um processo padronizado de vendas e faz com que os vendedores saibam o exato momento de fazer certas perguntas e de avançar o lead para uma reunião de vendas ou desqualificar eles.

Ter uma metodologia é essencial, pois, se o processo não for padronizado, você perderá tempo com leads desqualificados que você não deveria estar falando, pois, não estão no momento de compras e devem ser nutridos de outras formas, para posteriormente chegarem nesta etapa do funil de vendas.

Utilize as diversas funcionalidades do WhatsApp Business

Explore todas as funcionalidades do WhatsApp Business e identifique quais delas fazem mais sentido para sua empresa, algumas das suas principais são a mensagem de saudação, o horário de funcionamento, o catálogo de produtos e às etiquetas. 

Cabe ressaltar que as etiquetas podem ser utilizadas pelos vendedores para definir em que etapa do funil de vendas aquele lead se encontra e posteriormente enviar aquele contato para um determinado fluxo de nutrição de acordo com o estágio que ele está.

Integre os contatos do WhatsApp com o seu CRM

A integração dos contatos do WhatsApp com o CRM é crucial para que você consiga escalar o processo de atendimento e os vendedores da empresa não percam tempo realizando tarefas que não estejam relacionadas a prospecção e ao atendimento de leads.

Para isso, você pode utilizar a Suiteshare, que integra com diversos CRMs, além de várias soluções de gestão de leads, como o RD Station Marketing, o WooCommerce, o Shopify, entre outras.

Metrifique suas ações pelo WhatsApp

Se você não souber qual canal gerou mais oportunidades, quantos leads chegaram naquele determinado período de tempo, quais deles eram qualificados, quanto se tornaram realmente clientes, entre diversas outras métricas do WhatsApp como canal de vendas, você não poderá tornar esse canal mais eficiente e vender mais pelo WhatsApp.


Cases de empresas que usam o WhatsApp como canal de vendas

Por fim, vamos trazer alguns cases que estão seguindo essas dicas, implementaram e otimizaram o WhatsApp como canal de vendas e estão tendo bastante sucesso.

Reserva 

A marca de vendas Reserva depois que passou a utilizar a Suiteshare e implementar o WhatsApp como canal de vendas, já está com 35% das vendas provenientes através do aplicativo.

Um dos principais diferenciais é o atendimento humanizado, na contramão de chatbots e da possibilidade do cliente ser atendido por um vendedor da loja mais próxima a ele, pelo chamado atendimento geolocalizado, que é uma funcionalidade da Suiteshare.

Arezzo

Com a função da distribuição de clientes e organização dos mesmos por diferentes setores em conjunto com o atendimento geolocalizado, a Arezzo tem obtido bastante sucesso e resultados expressivos nas vendas pelo WhatsApp.

To be comunicação

Apesar de parecer uma funcionalidade simples, o botão de chat para WhatsApp no site, por utilizado de maneira integrada com as estratégias de mídia paga e de marketing de conteúdo se torna uma ferramenta muito poderosa.

Um exemplo é que a To Be Comunicação reduziu o custo por lead (cpl) de R$44 para R$4, apenas adicionando o botão de WhatsApp no site e integrando ele com outras estratégias, pois teve como resultado o aumento nas conversões e redução no CPL. Com isso, a empresa entendeu como atrair clientes pelo Whatsapp e conseguiu melhorar muito suas vendas.

Além desses, existem diversos outros cases de sucesso relacionado a varejo, e-commerce, e vários outros segmentos que obtiveram bastante sucesso ao aderir a Suiteshare e, a partir disso, implementar o WhatsApp como canal de vendas, se você também quer ter o mesmo sucesso das marcas citadas anteriormente, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade