Marketing

WhatsApp como ferramenta de marketing: Como utilizar?

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 15 de janeiro de 2021
WhatsApp como ferramenta de marketing: Como utilizar?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp vem cada vez mais sendo utilizado pelas empresas para entrar em contato com consumidores e possíveis clientes, um dado que implica por que ele passou a ser tão utilizado é que de acordo com a empresa de análise de mercado App Annie, esse app é a rede social que possui mais usuários ativos por mês.

Se você quer entender como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing e aprender a fazer um funil de vendas por esse aplicativo para a sua empresa, você deve primeiro conhecer quais são as regras e quais as principais estratégias. Neste texto, vamos te explicar qual a melhor forma de fazer marketing com esse aplicativo, para aprender ela, leia até o final!

O que é marketing?

Antes de falar sobre o WhatsApp como ferramenta de marketing, devemos relembrar primeiro o que é marketing. Esse termo pode ser definido basicamente nas diversas ações de comunicação que as empresas podem utilizar, principalmente através de diversos canais para divulgar e comercializar seus produtos e serviços.

Alguns dos principais canais utilizados são:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • E-mail Marketing;
  • Youtube;
  • Marketing de Conteúdo.

Além desses, existem diversos outros canais para usar o WhatsApp como ferramenta de marketing. A principal forma de fazer isso é utilizar o app de maneira integrada com todos esses canais, porém, para fazer isso da melhor maneira possível, você deve primeiro conhecer as “regras do jogo” para entender como ele funciona e não ser banido.

Qual a melhor forma de utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing?

Antes de responder essa pergunta, o ideal é que você entenda os diferentes tipos de estratégias de marketing que podem ser utilizadas com o WhatsApp. Elas são basicamente divididas em Inbound Marketing e Outbound Marketing. A diferença entre as duas é que para a primeira, a empresa atua como um canal receptivo, dessa forma, quem toma a iniciativa do primeiro contato é o potencial cliente.

Já para o outbound marketing, a empresa é quem toma a iniciativa e realiza o primeiro contato com o cliente, sendo essa estratégia entendida também como a prospecção ativa de potenciais clientes que correspondem ao perfil ideal da empresa.

Alguns exemplos do Inbound Marketing são:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Divulgação nas redes sociais, como Instagram e Facebook;
  • Estratégias de SEO;
  • Captação de leads através de Newsletter, Materiais Ricos e outros conteúdos;
  • Entre diversas outras;

Já para o outbound marketing, os principais exemplos são:

  • Social Selling, através principalmente do Linkedin;
  • Cold Calls;
  • E-mail Marketing;
  • Visitas presenciais a empresa;
  • Entre outras.

A partir desses exemplos, podemos responder a pergunta que foi feita anteriormente. Dessa forma, sem dúvidas, a melhor forma de fazer marketing no WhatsApp é através do Inbound Marketing.

Essa afirmação pode ser feita principalmente porque não é permitido o envio em massa pelo aplicativo e também não é permitida nenhuma forma de automação. Dessa forma, se você mandar várias mensagens para diversos contatos que nunca falaram com você ou contratar algum tipo de automação que faça esse processo, em pouco tempo seu número de WhatsApp será banido.

Portanto, essa não é a melhor forma de utilizar o WhatsApp como ferramenta de marketing. Caso o problema citado acima já tenha acontecido com você, confira nosso texto sobre como desbloquear o WhatsApp.

Além do aplicativo não permitir o uso de automações e envios de massa, uma pesquisa realizada pela Mobile Time e a Opinion Box indicou que 40% dos usuários do WhatsApp abandonaram o serviço em caso de recebimento de SPAM.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Inbound Marketing e Outbound Marketing, entenda um pouco sobre como utilizar essas duas estratégias aplicadas ao WhatsApp Marketing, apesar da segunda ser recomendada, existe uma forma de fazê-la de maneira adequada, ao longo do conteúdo, vamos explicá-la.

Como fazer Inbound Marketing no WhatsApp

Para fazer Inbound Marketing no WhatsApp, você primeiro criar um link de WhatsApp para a sua empresa e posteriormente utilizá-lo para divulgar nos diferentes canais que a empresa utiliza para se comunicar com seus leads e clientes.

Os principais canais onde esse link é utilizado são:

  • No Facebook;
  • Em botões;
  • Na bio do Instagram;
  • No Blog;
  • Na assinatura de e-mail;
  • No site;
  • Em Landing Pages;
  • Em Panfletos;
  • Em cartões e mídias físicas através de QR Codes.

Através de todos esses meios, o WhatsApp pode ser utilizado, principalmente como botões ao invés dos formulários de contato, na verdade, muitas vezes, em landing pages, os dois são utilizados em conjunto.

Isso acontece principalmente porque cada vez mais as pessoas fazem buscas pela internet, entram em contato com empresas e contratam serviços através do seu smartphone, dessa forma, fica bem mais fácil para elas ao invés de preencher um formulário, aperta em um botão e serem direcionadas para o WhatsApp da empresa.

Essa é uma estratégia que pode ser utilizada e testada para analisar se a taxa de conversão aumenta nas empresas, muitas que estão utilizando isso na própria home page do site estão conseguindo obter bons resultados.

Pelo mesmo motivo listado acima, isso pode ser utilizado nos anúncios do Facebook e na bio do Instagram, permitindo com que através de poucos cliques o cliente consiga falar pelo WhatsApp com a companhia.

Uma dica em relação a isso é você possuir uma ferramenta, como a Suiteshare, que permite que você realize o mapeamento dos canais onde você está recebendo cliques, dessa forma, você consegue saber quais são os anúncios que estão convertendo, por onde estão “chegando” estes contatos e pode otimizar sua estratégia de Inbound Marketing no WhatsApp.

Como fazer Outbound Marketing no WhatsApp?

Você deve estar estranhando já que anteriormente falamos que a melhor forma de fazer marketing no WhatsApp é através do Inbound. Contudo, é possível utilizar essa estratégia em conjunto com o Outbound Marketing no WhatsApp.

Para fazer isso, você deve entender que quando você chama alguém pela primeira vez pelo WhatsApp, caso envie algum link, eles não ficam clicáveis e a opção de denunciar fica muito visível para a pessoa que recebeu o conteúdo, conforme a imagem abaixo:

outboud marketing pelo WhatsApp

A partir disso, você deve entender que se você enviar esse tipo de mensagem de maneira constante, você provavelmente vai ser denunciado. Contudo, quando a pessoa responde a mensagem que você mandou, o link fica clicável e a opção de denunciar não aparece mais, conforme a imagem abaixo:

WhatsApp como ferramenta de marketing

A partir disso, o que você pode fazer é enviar uma mensagem simples de saudação no WhatsApp e uma pergunta. A partir do momento que o cliente responder, você pode realizar a prospecção comercial sem ter problemas e diminuindo a chance de ser denunciado, conforme a seguinte imagem:

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

No entanto, você deve sempre realizar boas práticas utilizando o Outbound Marketing no WhatsApp, as principais delas são:

  • Procure enviar mensagens para pessoas que possuem interesse no seu produto (tem perfil para ser cliente da companhia);
  • Use essa estratégia com moderação para pessoas que nunca ouviram falar de você ou da sua empresa;
  • Teste e crie diferentes scripts de vendas, analise qual deles possui mais aceitação dos clientes e utilize-o para obter mais resultados.

Agora que você já sabe como usar o WhatsApp como ferramenta de Marketing, conheça a Suiteshare, ferramenta que auxilia marcas como Arezzo, Reserva, Mary Kay e várias outras a gerar mais vendas e melhorar a conversão através do WhatsApp, para saber mais como funcionamos, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade