WhatsApp

WhatsApp em franquias: Por que utilizar para vendas e comunicação?

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 24 de setembro de 2020
WhatsApp em franquias: Por que utilizar para vendas e comunicação?
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O WhatsApp Business está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas como um canal de vendas e de comunicação com potenciais clientes e também para o suporte dos clientes.

Com a pandemia do covid-19, diversas franquias foram forçadas a passar pelo processo de digitalização de maneira rápida e muitas que já estavam utilizando o WhatsApp conseguiram resultados superiores aquelas que ainda iam começar a utilização deste aplicativo para o time de vendas.

Portanto, neste texto, vamos ensinar um passo a passo que vai fazer o WhatsApp Business se tornar um dos melhores canais de vendas da sua franquia.

Por que utilizar o WhatsApp como forma de comunicação da franquia?

O WhatsApp é um aplicativo que, de acordo com a pesquisa da Mobile Time/ Opinion Box mais de 90% dos brasileiros possuem instalados em seus smartphones. É comum que pessoas que possuem dificuldades no meio digital, por exemplo, idosos, já saibam utilizar esse aplicativo.

Portanto, mesmo se o público alvo da sua franquia envolver pessoas mais velhas, por conta do WhatsApp ser um aplicativo extremamente utilizado ele vai ser útil como canal de contato entre a franquia e seus stakeholders.

Além disso, atualmente, muitos preferem em vez de ligar para uma determinada empresa, entrar em contato através do WhatsApp para resolver seu problema ou tirar sua dúvida, portanto esse é outro fator que faz com que você considere utilizar esse app, caso ainda não faça isso. 

WhatsApp Business em franquias

O WhatsApp Business foi projetado para que negócios tenham mais facilidade no envio de mensagens automáticas e na segmentação de contatos. Para isso, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, como mensagem automática de saudação, mensagem automática de ausência, criar etiquetas, inserir produtos no catálogo, entre outras, que permitem com que você automatize e ganhe mais eficiência no contato com clientes e leads por essa plataforma.

Uma das grandes dúvidas que você pode estar se perguntando é se vai ter que comprar diversos chips e/ou celulares para o seu time de vendas e também outros setores, caso faça do Whatsapp o principal meio de contato entre a sua franquia e os clientes. Neste texto: WhatsApp dois chips no mesmo celular, esclarecemos tudo sobre isso.

Ao seguir as diretrizes abordadas no texto acima, você passou a entender que é essencial que cada vendedor possua um número de WhatsApp Business e, que no caso dos outros setores, exceto o de suporte/atendimento ao cliente, se a demanda de contato for baixa, você pode fazer essa centralização em um número para cada setor.

WhatsApp em franquias
Fonte: Freepik

Cuidados ao se utilizar o WhatsApp em franquias

O WhatsApp possui diversos benefícios para as franquias, porém existem alguns cuidados em diversos processos que você deve tomar cuidado e realizar boas práticas para que alguns erros não possam acontecer e eles são:

1) Demandas do atendimento se perdem em meio às conversas

Como o WhatsApp é um canal novo, o atendimento pode acabar se perdendo nas demandas entre as conversas. Para isso o ideal é que você possua:

  • Pessoas suficientes nesse setor para cumprir a demanda
  • Processos padronizados para que consiga otimizar o atendimento
  • Pessoas comprometidas o tempo inteiro somente em atender o cliente da sua franquia por aquele canal de vendas
  • Além de padronizar, que você tenha um fluxo de processos definido para cada demanda, dessa forma, mesmo o mais novo no setor de atendimento vai saber o que fazer de acordo com aquela solicitação do cliente.

2) Sentimento de imediatismo dos clientes

Ao utilizar o WhatsApp em franquias, os clientes e pessoas que entram em contato passam a ter um sentimento de imediatismo e pensam que você “sempre” está online e caso esteja online, que tem que responder na hora.

Para evitar isso, existem diversas funcionalidades como a mensagem de saudação, a mensagem de ausência e o horário de funcionamento, que o WhatsApp Business disponibiliza de maneira gratuita e isso faz com que você possa informar tudo isso de maneira automatizada para o cliente.

Dessa forma, você vai alinhar todas as expectativas, porém, ainda assim, é muito importante que você faça o atendimento do cliente pelo WhatsApp da maneira mais rápida e eficiente possível para que ele se mantenha sempre satisfeito durante o processo. Com isso, ele vai cada vez gostar mais da sua franquia.

3) Cuidado na forma de se comunicar e na escrita

É muito importante que os seus vendedores e todas as pessoas que entrarem em contato com clientes ou possíveis leads se comuniquem de maneira adequada com os mesmos. Mesmo se a comunicação da sua franquia for mais informal e utilizar gírias, o ideal é que você se comunique de uma maneira empresarial e evite erros de português ou uma comunicação extremamente informal e isso só é possível se você padronizar seu processo de vendas e de qualificação de leads.

Como vender mais usando o WhatsApp em franquias?

A Suiteshare utiliza o WhatsApp como principal canal de vendas e possui diversas funcionalidades que potencializam ele e fazem com que ele seja mais eficiente.Marcas como a Arezzo, Mary Kay, Reserva e outras grandes marcas de franquias utilizam a Suisteshare para potencializar o WhatsApp como canal de vendas. 

Através da nossa solução todas essas empresas passaram a aumentar suas vendas e utilizar várias ferramentas que possibilitaram ter uma utilização mais eficiente do app, gerando maiores conversões, diminuindo o custo de aquisição de leads e até reduzindo o tempo que os leads passam no funil de vendas.

Para fazer isso da maneira adequada, o primeiro passo é criar um link no WhatsApp e divulgar ele em todos os canais de comunicação e marketing da empresa, dessa forma, todos que entrarem em contato com a companhia vão ter a opção de falar por esse aplicativo.

Além disso, na Suiteshare permitimos a inclusão de um botão de chat de WhatsApp nas páginas do seu site, criação e mensuração de QR Code, fazemos com que você possa realizar o remarketing pelo WhatsApp e possa organizar e distribuir o atendimento por esse canal de vendas, afinal, não é todo mundo que vai querer entrar em contato com os vendedores da franquia. Podem existir casos para falar com o financeiro, suporte e outros setores.

Outra funcionalidade que vale a pena citar é o atendimento por geolocalização, dessa forma, caso sua franquia esteja espalhada em diversas lojas pela cidade, o cliente vai saber qual a distância daquela determinada loja e poderá entrar em contato ou com o setor de suporte ou com o setor de vendas da unidade mais próxima de onde ele está naquele momento. Esse é um benefício que gera muito resultado e traz eficiência no contato tanto para o cliente quanto para a franquia.

Com tudo isso, a nossa solução potencilizou o uso do Whatsapp em franquias e proporcionou o aumento das vendas, a diminuição do custo por aquisição de clientes e a criação de um processo escalável. Se você quer isso para a sua franquia, entre em contato conosco.

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade