WhatsApp

Entenda porque o WhatsApp pode ser um dos principais canais de vendas para o comércio eletrônico.

Gabriel Aguiar
Escrito por Gabriel Aguiar em 18 de agosto de 2020
Entenda porque o WhatsApp pode ser um dos principais canais de vendas para o comércio eletrônico.
Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segundo a pesquisa realizada pela consultoria Accenture e obtida pela Exame, 83% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo para comprar produtos. Ainda segundo a matéria, embora grandes empresas utilizem o app, o alcance é maior entre os pequenos negócios: eles compõe 64% dos que usam o WhatsApp como canal de vendas para o comércio eletrônico.

O aplicativo é utilizado principalmente nas categorias de roupas, produtos de beleza e alimentos frescos ou perecíveis. A jornada de vendas desses clientes geralmente começam pelas redes sociais, como, Facebook ou Instagram, ou eles já tinham contato com a loja física anteriormente.

Nesse texto, vamos explicar como usar o WhatsApp para seu e-commerce e dar dicas das principais ações que você pode fazer.


Por que utilizar o WhatsApp no comércio eletrônico?

Como visto através dos dados citados acima, o consumidor está se adaptando e as empresas devem estar nos canais onde os clientes estão e o Whatsapp é um deles. Por isso, ele está sendo cada vez mais utilizado tanto no comércio eletrônico quanto para diversos outros segmentos.

Através deste aplicativo, você pode criar relacionamento duradouros, estabelecendo contatos e enviando diversos conteúdos que ajudem o seu lead. Aproveitando essa boa relação, a empresa vai ganhar confiança com aquele determinado consumidor e isso é um grande passo para fidelizar aquele cliente.

Além disso, você pode realizar o atendimento no WhatsApp dos clientes e tornar esse canal extremamente humanizado e personalizado. Este é mais um passo para a retenção de clientes, pois, você fará com que o cliente se sinta único.


WhatsApp para e-commerce

Utilizar o WhatsApp vai aproximar o cliente do comércio eletrônico que você possui e permite que você tenha um atendimento personalizado para cada pessoa que entra em contato com a empresa.

Porém, para isso, você deve estar preparado para realizar vendas pelo WhatsApp e também para utilizar esse canal para atender/tirar dúvidas de seus clientes.

Portanto, é importante definir como será utilizado esse canal pela empresa para poder comunicar aos clientes, pois, é muito comum cada empresa definir diferentes aplicativos para distintos fins de comunicação. Contudo, para que não haja muito trabalho redirecionando o cliente ou lead para o local certo, você deve deixar isso o mais claro possível.

Leia mais: Como colocar o link do WhatsApp no Instragram.

Whatsapp para o comércio eletrônico
Whatsapp para e-commerce

Principais vantagens do WhatsApp para o comércio eletrônico

As principais vantagens do Whatsapp para e-commerce são:

  • Contato personalizado com o cliente;
  • Ferramenta gratuita para atendimento e gestão de clientes;
  • Troca de mensagens instantâneas;
  • Possibilidade de categorizar clientes;
  • Adição de produtos ao catálogo no próprio aplicativo.

Apesar de todas essas vantagens, algumas delas podem se tornar problemas caso você não utilize o WhatsApp da melhor maneira para o seu e-commerce. Isso ocorre, por exemplo, com a troca de mensagens instantâneas, pois, caso demore a atender o cliente, ele pode acabar optando por falar com um concorrente.

Além das ferramentas já citadas, existe também a possibilidade de automatizar mensagens de ausência e mensagens de saudação para quando algum lead iniciar o contato com a empresa. Para entender melhor todas as funcionalidades possíveis, acesse nosso guia completo do Whatsapp Business.


Principais pontos de atenção do WhatsApp para e-commerce

Existem alguns pontos que você deve ter atenção em relação ao uso deste aplicativo para o comércio eletrônico. Por exemplo, um dos principais destes é em relação às métricas, pois, você terá que calcular elas de maneira manual caso utilize o app.

Além disso, cada vendedor vai ter que cadastrar os contatos no CRM e atualizar como está o contato com aquele determinado lead, isso pode trazer uma maior lentidão no processo de vendas e diminuir a eficiência operacional do mesmo.

Leia mais: como metrificar as vendas pelo WhatsApp.

Um último ponto está relacionado a metrificar qual o canal de origem daquele determinado lead, principalmente se você possuir apenas um link para todas as redes sociais.

Caso você tenha ficado desanimado após todos esses pontos “negativos”, não se preocupe, com a Suiteshare podemos te auxiliar em diversos dele.


Como vender mais pelo Whatsapp no comércio eletrônico?

Para vender mais pelo Whatsapp no comércio eletrônico, uma excelente opção é utilizar a Suiteshare, pois, através dessa solução, você poderá criar diferentes links para cada uma das redes sociais e ter um data analytics que inclui localidade, quantidade de cliques por dia, por rede social e outros dados.

Além disso, essa solução realiza a integração do WhatsApp com diversos CRMs, portanto, os vendedores não vão estar se preocupando nem perdendo tempo cadastrando cada um dos clientes que entraram em contato com a empresa.

Outra benefício é poder organizar de diferentes formas de ter vários atendentes no Whatsapp, isso vale tanto caso você utilize o app para vendas quanto para suporte com os seus clientes. Essas formas incluem:

  • Multi-atendimento seletivo: no qual você escolhe com que pessoa ou com que setor da empresa o lead/cliente vai entrar em contato.
  • Multi-atendimento sequencial: permite fazer um rodízio entre todos os atendentes/vendedores que estão cadastrados na plataforma.
  • Multi-atendimento geolocalizado: O cliente vai poder visualizar quais lojas estão presentes próximas a ele e pode ser encaminhado a qualquer uma de sua escolha.

Todas esses benefícios foram desenvolvidos para criar uma melhor experiência para o cliente e para a empresa que utiliza o WhatsApp e tornar ele um dos principais canais de venda e de suporte das companhias.

Por consequência, desenvolvemos uma metodologia que auxiliou a Suiteshare a crescer 22% ao mês no último ano vendendo apenas pelo WhatsApp, se você quiser ter acesso a ela, baixe grátis o nosso playbook de vendas aqui.

Caso queira saber mais sobre nossa solução, entre em contato conosco!

E aí,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Junte-se a mais de 10.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade